Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO CASO (2)

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Título:												 Introdução à disciplina História do Direito No Brasil
Plano de Aula 2
Descrição
No Brasil, era o próprio estado português o fomentador, distribuidor e fiscalizador do processo colonizador. Portugal não possuía condições financeiras e humanas para empreender a posse de todas as terras que compunham a América portuguesa. O colono era o elo de ligação entre a terra e o Estado. O colonizador era um escolhido do próprio Estado que beneficiava a si próprio e, em troca, beneficiava a esse Estado.
Portugal, para tal empreitada, tinha a necessidade de uma legislação que desse suporte a essa ocupação territorial.
Cite quais os documentos jurídicos davam suporte ao processo colonizador promovido por Portugal na América Portuguesa?
R: A Carta de Doação, O foral.
b) Descreva as características e conteúdo desses documentos jurídicos.
R: A Carta de Doação, pelo qual o soberano concedia as terras aos capitães-mores, com direito de juro e herdade. O foral, fixando os direitos, foros e tributos respectivamente ao Rei e ao capitão-mor. A Carta de Doação era o documento que comprovava a doação de uma Capitania Hereditária a um donatário pela Coroa Portuguesa. A Carta Foral era o documento que regulamentava os direitos e deveres dos donatários sobre a Capitania que recebiam. Dentre eles, a proibição de revendê-la, a de explorar nela o pau-brasil. Caso fosse encontrado metal precioso, a maior parte deles ficaria com a Coroa. Entre os direitos, ao donatário ficaria o de administrar, o de cuidar da justiça e de doar sesmarias. Povoar, fundar vilas eram obrigações dos donatários sobre as Capitanias Hereditárias.
Resolva as questões objetivas 2,3,4 do capítulo 1 de seu Livro Didático.
2) (d) Reconheceu no Estado autonomia no trato de seus assuntos domésticos rejeitando a ideia de uma autoridade política suprema.
3) (b) Incumbiu o ouvidor-mor de organizar a justiça, deixando as instâncias finais para Lisboa, onde funcionava a Casa de Suplicação.
4) (c) Trouxe para as regiões litorâneas do Nordeste uma alternativa barata para substituir a mão de obra indígena, mais especializada, porém rebelde.

Continue navegando