Buscar

Qual o motivo do Código Penal preceder a Constituição na República da Espada?

história do direito brasileiro

💡 6 Respostas

User badge image

Dayse Ramos

Uma vez proclamada a República, foi estabelecido um Governo Provisório. Deodoro da Fonseca foi o escolhido para ser o presidente provisório do Brasil. No entanto, enquanto esteve no poder provisoriamente, Deodoro deu demonstrações de autoritarismo, o que desagradou parte dos políticos, que logo agiram para que uma nova Constituição fosse redigida.

Uma Assembleia Constituinte nomeou cinco pessoas para redigir a nova Constituição brasileira. A nova Constituição foi revisada por Rui Barbosa e, após apreciação da Constituinte, foi aprovada e promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

0
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Chamamos de República da Espada a primeira fase da República Brasileira, governada pelos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Entendemos que a proclamação da República no Brasil foi consequência da grande insatisfação com o governo monárquico nas questões de âmbito religioso, militar e escravocrata. Os conspiradores apoiaram Deodoro Fonseca a derrubar D Pedro II, dando início assim ao Governo Provisório.

Logo foi observado um grande autoritarismo do novo governo, e a formação de alianças coronelistas, uma vez que o Código Penal, correspondente ao Decreto nº 847, permitia aos juízes dos Tribunais Federais a competência para processar e julgar os crimes políticos. Resultando numa influência dos magistrados na elaboração da primeira Constituição do Brasil de 1891, onde buscou-se institucionalizar instrumentos formais para tipificação penal dos crimes políticos passíveis de punição,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais