Buscar

AVI BOT. NOVA

Prévia do material em texto

REVISÃO AVI FARMACOBOTÂNICA
Quais as principais diferenças entre medicamento registrado como PTF e um medicamento registrado como Medicamento fitoterápico?
	Diferenças
	Medicamento Fitoterápico
	Produto Tradicional Fitoterápico
	Comprovação de Segurança e Eficácia/Efetividade (SE)
	Por estudos clínicos
	Por demonstração de tempo de uso, ou pela farmacopeia.
	Boas Práticas de Fabricação (BPF)
	Segue a RDC nº 17/2010
	Segue a RDC nº 13/2013
	Informações do fitoterápico para o consumidor final
	Disponibilizadas na Bula
	Disponibilizadas no Folheto informativo
	Formas de obter a autorização de comercialização junto à Anvisa
	Registro ou Registro simplificado
	Registro, Registro simplificado ou Notificação
Caracterize os seguintes termos:
- Extrato Seco: No processo de obtenção de um extrato seco padronizado extraem-se da planta os principais princípios ativos com auxílio de um solvente adequado deixando de lado as substâncias inativas e por vezes tóxicas. Dependendo de muitas variáveis, uma planta pode ou não produzir princípios ativos numa quantidade suficiente para atuar como medicamento.Ou seja, Extrai da planta o princípio ativo, prepara-se o extrato e este é seco.
-Droga Vegetal pulverizada: planta medicinal ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processo da coleta, estabilização, secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada (ANVISA, RDC nº 10, de 09 de março de 2010).
- Medicamento Fitoterápico: *Produtos obtidos exclusivamente de matérias primas vegetais*É caracterizado pelo conhecimento de sua eficácia e segurança * Não deve possuir substâncias isoladas* Alopatia.
Como são divididas as plantas fanerógamas? Diferencie-as
As plantas fanerógamas são caracterizadas por terem seus gametas expostos.
Gimnospermas: Semente nua, não possui fruto nem flor. Ex: Pinheiros e Araucárias
Angiospermas: Possui fruto com semente e flores. Ex: Flores 
As Angiospermas podem ser subdividas em:
Monocotiledôneas: Cotíledones:1 ,Raiz: curta e fasciculada(cabeleira), folhas com nervuras paralelas, Flores: Trímeras(nº de pétalas são múltiplos de 3), semente simples, ciclo de vida curto e crescimento primário, exemplos: gramíneas, arroz, milho, cana, capim-limão)
Dicotiledôneas: Raiz: longa e pivotante, folhas:com nervuras geralmente reticuladas, tetrâmeras ou pentâmeras ex:5 pétalas, sementes com 2 cotilédones, ciclo de vida longo, crescimento secundário e podem apresentar tronco lenhoso, exemplos: amendoim, feijão, soja,cenoura, roseira).
Os cloroplastos são responsáveis pelo processo de fotossíntese, entretanto tal reação não acontece na ausência de luz. Neste caso oque pode acontecer com este plastideo?
Ele pode ser convertido em leucoplasto ou cromoplastos.
Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. Eles são classificados de acordo com o pigmento que possuem, sendo chamados de cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos
Oque são estômatos e como ser classificados?
Estômatos são aberturas no tecido epidérmico, relacionadas com troca de gases e agua entre as folhas e o meio, e com a fotossíntese. São envoltos pelas células guarda e essas células por sua vez, podem possuir células subsidiárias. A disposição, forma e presença destas células permite sua classificação em: 
Anomocíticos: Ausência de célula subsidiária.
Diacítico: 2 células subsidiarias perpendiculares.
Paracítico: 2 células subsidiarias paralelas.
Anisocítico: 3 ou mais células subsidiarias, sendo 1 menor.
Quais as principais funções dos tricomas?
De maneira geral este outro anexo epidérmico é visto como “pelos”, tem como funções além de proteção contra predadores(dificultando o acesso depequenos ácaros e insetos aos tecidos macios das folhas ou causando sensação desagradável ao tato nos lábios e na língua de herbívoros de maior porte) e produção de óleos para atrair polinizadores , regular umidade e calor (ex:diminuir perca de agua). 
Eles podem ser: Tectores ou Glanulares e Unicelular ou Multicelular.
Uma folha, de acordo com a farmacopeia, possui a epiderme uniestratificada, recoberto por cutícula expessa, e ornamentada com estômatos anomociticos apenas na face adaxial e tricomas glanulares pluricelulares. Na analise de uma amostra desta espécie foram encontrados: epiderme uniestratificada, folha hipoestomática*, estômatos anomociticos, cutícula ornamentada, e tricomas tectores unicelulares. A amostra pertence a descrição na monografia?
Não, pois as características encontradas não são as mesmas da monografia. Ex: Tricomas e folhas hipoestomáticas não são adaxiais.
Células Hipoestomáticas: Estômatos apenas na face abaxial (inferior).
Células Epiestomáticas: Estômatos na face adaxial (superior).
 Células Anfiestomáticas: Estômatos localizados nas duas extremidades da epiderme da folha. 
Diferenças: 
Parede celular primária: Presente nas células vegetais jovens e flexíveis, é elástica de modo a permitir o crescimento celular,não possuem lignina, 65% água, polissacarídeos : celulose, hemicelulose, pectina. Cutina, suberina, ceras.
Parede Celular Secundária: Mais expessa e rígida, s1 s2 e s3 (camadas secundárias), 15% água, polissacarídeos: celulose e hemicelulose, possui lignina.
Funções: Rigidez, previne ruptura da membrana celular, contem enzimas relacionadas a processos metabólicos, defesa contra bactérias e fungos.
Vacúolo: acumulo de compostos orgânicos e inorgânicos, alongamento celular, manutenção de pH, autofagia, armazenamento de metabolitos secundários e cristais. 
Clorosplastos: verificar questão 8 revisaoAV1.
Cite as funções dos seguintes tecidos vegetais:
*Epiderme: Originária da protoderme.Proteção e revestimento, aclorofilada( não fazem fotossíntese), justapostas(pouco espaço intercelular), pode ser uni estratificada(uma camada de células) ou pluriestratificada .
*Colênquima: Tecidos de sustentação(vivo),pode conter cloroplastos e realizar fotossíntese.
* Esclerênquima: Tecido de sustentação(morto), formam parede celular secundária lignificada, função de proteção, na medida que oferece resistência mecânica e dificulta a predação por animais e insetos, já que a lignina não é conferida.
* Traqueídes: Condução de seiva bruta (células condutoras no xilema, são os únicos elementos de condução das gimnospermas e das plantas vasculares sem sementes, encontrado em algumas angiospermas). No xilema tbm são encontrados os elementos de vaso (principal elemento condutor de água), células parenquimáticas e fibras. 
* Felogênio: Tecido meristemático. Localiza-se na parte mais externa do caule e da raiz, quando ocorre o crescimento interno é chamado de feloderme, que são células de preenchimento e reserva, já o crescimento externo resulta no súber que são as células de proteção.
Qual a composição dos feixes vasculares?
O floema, também conhecido como líber, é responsável pelo transporte da seiva elaborada (substância aquosa rica em substâncias orgânicas) nos vegetais. Formado por células vivas, suas principais células são os elementos de tubo crivado e a célula companheira.
O xilema e o floema possuem a função de transportar a seiva das plantas. Nos vegetais com crescimento secundário, o xilema também atua na sustentação, pois apresenta grande quantidade de células longas com paredes ricas em lignina (macromoléculas tridimensionais).
O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de transportar a seiva bruta dos vegetais, ou seja, os sais minerais e a água, em relação ao floema é um tecido mais interno. Formado por células mortas.
 
Quais células estão presentes no floema? 
Elementos de tubo crivado e célula companheira, células parenquimáticas associadas. Vários elementos de tubo clivado formam um tubo clivado entre, situadas nos elementos de tubo crivado as placas crivadas.
Quaiscélulas estão presentes no xilema?
Suas principais células são os elementos de vaso e Traqueídes.
Quais as diferenças entre caules de monocotiledônea com crescimento primário, dicotiledônea com crescimento primário e secundário?
Monocotiledônea: feixes dispersos e epiderme
Dicotiledônea Primário: feixes em anel e presença da epiderme
Dicotiledônea Secundário: feixes unidos formando sistema vascular e periderme substitui epiderme.

Continue navegando