Buscar

balanço de pagamentos + câmbio - slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contas Nacionais
Aula 16 – Balanço de Pagamentos + Câmbio
Prof. Fernando Pozzobon
fernando.esag@gmail.com
1
Sabemos que...
No balanço de pagamentos, são registradas todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relação à economia mundial.
Lá são registradas todas as transações entre residentes e não-residentes de um país num período. Os residentes são pessoas físicas ou jurídicas que tenham esse país como seu principal centro de interesse.
Os registros são feitos em dólares norte americanos.
Serviços Fatores e Não-Fatores
Serviços de fatores dizem respeito ao pagamento ou recebimento em função da utilização de fatores de produção, como uma remessa de lucros ou pagamento de juros.
Serviços não-fatores não envolvem qualquer transação relacionada com fatores de produção como viagens internacionais e fretes.
Quando ocorre ENTRADA de divisas, a conta é CREDITADA (+), quando ocorre SAIDA de divisas, a conta é DEBITADA (-).
Ex: exportações é crédito (+), pois entra divisas.
 a contrapartida é o débito (-) das reservas.
Câmbio
Taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.
No Brasil, a taxa de câmbio representa o preço em moeda nacional de uma unidade de moeda estrangeira (dólar). Uma elevação na taxa de câmbio representa uma depreciação. Do contrário uma apreciação.
Uma depreciação cambial tende a desestimular as importações e estimular as exportações, pois, no mercado interno, encarece os bens importados e aumenta a renda dos exportadores e, no mercado externo, barateia os bens que o país exporta. 
Taxas Nominais de Câmbio 
Quando países operam com taxas fixas de câmbio, isto é, mantêm uma taxa de câmbio constante entre suas moedas, utiliza-se dois outros termos:
Valorizações, em vez de apreciações, que são reduções da taxa de câmbio.
Desvalorizações, em vez de depreciações, que são aumentos na taxa de câmbio . 
5
Taxa de Câmbio Real
Onde E = taxa de câmbio real
e = taxa de câmbio nominal
P* = índice de preço do país estrangeiro (inflação)
P = índice de preço do mercado nacional.
Contudo, o conceito de taxa de câmbio real apresentado enfrenta alguns problemas de ordem teórica e prática:
 1º - Existe uma série de outros fatores importantes no cálculo da taxa de câmbio real, tais como o grau de abertura da economia, a preferência dos consumidores e os ganhos de produtividade no setor exportador.
 2º - A inflação é um cálculo médio que inclui uma série de bens e serviços, muitos dos quais não são comercializados no mercado internacional. 
Regimes Cambiais
O nível da taxa de câmbio pode ser determinado ou pelas forças de mercado (pelo confronto entre oferta de divisas e demanda por elas) ou a partir da interferência do governo no mercado cambial (fixando a taxa).
Regime de Câmbio Flutuante: a taxa oscila livremente para garantir o equilíbrio de mercado.
A oferta é determinada pelos exportadores e pelos demais residentes que recebem renda e outros recursos de não residentes.
 A demanda é exercida pelos importadores e pelos residentes que transferem renda e demais recursos para o resto do mundo. 
Regime de Cambio Fixo: o nível é determinado pelo BACEN. Ele é quem fixa um valor e faz a compra e venda de moeda estrangeira. É preciso grandes reservas.
Regime de Câmbio Misto: é o mais usado, estipulam-se “bandas” de variação e, sempre que essas bandas são ultrapassadas, o BACEN intervém comprando e/ou vendendo moeda.
Regimes Cambiais
Regime de Cambio Fixo: o nível é determinado pelo BACEN. Ele é quem fixa um valor e faz a compra e venda de moeda estrangeira. É preciso grandes reservas.
Regime de Câmbio Misto: é o mais usado, estipulam-se “bandas” de variação e, sempre que essas bandas são ultrapassadas, o BACEN intervém comprando e/ou vendendo moeda.
Ajustes no Balanço de Pagamentos
Existem inúmeros instrumentos para o ajuste do balanço de pagamentos de um país, dentre os quais os mais importantes são:
Desvalorização cambial
Elevação das tarifas de importação
Estabelecimento de cotas de importação
Concessão de subsídios às exportações
Imposição de restrições à saída de capitais e à remessa de recursos ao exterior
Redução no nível de atividade da economia
Elevação da taxa interna de juros
Exercícios:
Comente a seguinte afirmação :
“Suponha que as transações comerciais com os EUA correspondam a mais da metade do comércio exterior da Argentina. Logo, se ao longo de certo período de tempo a inflação na Argentina foi superior à inflação nos EUA e a taxa de câmbio nominal do peso argentino em relação ao dólar norte-americano se manteve constante, então podemos concluir que, em termos de taxa de câmbio efetiva real, o peso argentino se depreciou.” Falso!!
Dado sua resposta na questão anterior, mantendo tudo o mais constante, explique qual a consequência sobre as exportações e importações: Argentina - USA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais