Buscar

Avaliando o aprendizado 9.0

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA - 9a aula
		
	 1a Questão (Ref.: 201505066825)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A categoria princípio educativo do trabalho, compreendida dentro do capitalismo, determinada pelas bases materiais de produção, remete-nos a pensar na sua dupla face:
		
	
	A primeira fase contribui para a educação do trabalhador se tornar um futuro empreendedor, e a segunda se propõe a prepará-los com as competências e habilidades para melhorar o seu desempenho profissional.
	
	A primeira contribui para a educação do trabalhador, tornando-o mais profissional e a segunda face está relacionada com aumento do seu nível de consciência crítica, conforme preconizava Marx.
	
	A primeira contribui para a educação que pretende transformar cada trabalhador em um futuro empresário, e a segunda, se dedica a aumentar o nível de participação política dos trabalhadores, exigindo participação nos lucros.
	 
	A primeira contribui para a educação do trabalhador, tornando-se mais produtivo para o sistema e a segunda, o trabalho na formação social do capitalismo, como elemento de alienação do próprio trabalhador.
	
	A primeira contribui para a educação que transforma o trabalhador em alguém mais que um assalariado e a segunda, busca torná-lo mais crítico nas relações de trabalho ao trabalhar para fortalecer os sindicatos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504978145)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	"O ato de agir sobre a natureza, transformando-a em função das necessidades humanas, é o que conhecemos com o nome de trabalho. É possível afirmar que a essência do homem é o trabalho. Isso significa que a essência humana não é, então, dada ao homem; não é uma dádiva divina ou natural; não é algo que precede a existência do homem. Ao contrário, a essência humana é produzida pelos próprios homens. O que o homem é, o é pelo trabalho. Se a existência humana não é garantida pela natureza, não é uma dádiva natural, mas tem de ser produzida pelos próprios homens, sendo, pois, um produto do trabalho, isso significa que o homem não nasce homem. Ele forma-se homem. Ele não nasce sabendo produzir-se como homem. Ele necessita aprender a ser homem. Precisa aprender a produzir sua própria existência". O texto acima chama atenção para o fato de que, na sua origem, quando os homens viviem em sociedades comunais e igualitárias : I) Existe uma relação de identidade entre trabalho e educação. II) A produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. III) Trabalho e educação correspondem a dimensões que devem permanecer desarticuladas na formação humana Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	se somente a afirmativas I estiver correta
	
	se todas as alternativas estiverem corretas
	 
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504978136)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A categoria princípio educativo do trabalho nos remete a pensar sobre a dupla face do trabalho sob o capitalismo: seu caráter humanizador e alienador. A primeira delas contribui para a realização de uma educação emancipadora e crítica, pois é pelo trabalho que o homem pode: I) reconhecer-se no produto de sua obra II) reivindicar seus direitos III) desmistificar ideologias IV) compreender as relações sociais e a função que elas desempenham na sociedade de classes Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504944714)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Aplicação
1. Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico.
Com base nessa afirmação de Hunt é possível concluir que:
 
I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil
II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista
III) A força de trabalho é uma mercadoria
IV) A propriedade dos meios de produção é comunal
Assinale a opção correta:
		
	
	   apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	         apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	  apenas as alternativas III e II são verdadeiras
	
	         apenas as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	        apenas as alternativas  I, II e III são verdadeiras  
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505049031)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O trabalho não possui somente uma face alienante. O sistema ou modo de produção, que o utiliza e como o utiliza, é que pode tornar sua prática alienante. Entretanto, ao mesmo tempo em que o trabalho é exercido de forma alienada, ele também é fundamental na produção da vida humana e dos homens, já que é pelo trabalho que os homens produzem bens (materiais e imateriais), imprimem valor a estes bens e se constituem enquanto homens. Assim, é possível afirmar que, além da dimensão alienada, o trabalho constitui um processo do seguinte tipo:
		
	
	Opressor
	 
	Humanizador
	
	Laboral
	
	Comunal
	
	Explorador
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504978040)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No processo histórico de socialização, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo, com o trabalho assalariado. No sistema de acumulação capitalista em que vivemos, o trabalhador não tem a posse dos meios de produção que um dia lhe pertenceram. Assim, estes recursos estão apartados dos trabalhadores. Na sociedade capitalista, onde a forma mercantil exerce uma influência decisiva sobre todas as manifestações da vida, os homens perdem o domínio sobre suas atividades. Esta realidade acima descrita é que explica a seguinte dimensão do trabalho humano:
		
	 
	Alienação
	
	Psicológica
	
	Libertação
	
	Emancipação
	
	Ontológica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504928082)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Na sociedade moderna e capitalista fica evidente que a prática educativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras. Portanto, não podemos deixar de considerar que os espaços de convivência e formação humana são espaços de conflitos e contradições, ou seja, de relações de poder que ora se assemelham e ora se diferenciam em sua dinâmica. Assim, podemos compreender que o ensino como prática pedagógica intencional e sistemática necessita de:
I - uma organização específica, ou seja, de um rigoroso planejamento.
II - uma participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
III - um planejamento individualizado por parte do professor, tendo em vista que sua prática decorre exclusivamente de sua formação.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente o enunciado II está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado III estácorreto
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504978039)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Da mundialização à crise do sistema capitalista atual, do emprego ao desemprego, o trabalho está no centro das nossas vidas. Em uma perspectiva crítica é possível afirmar que o trabalho tem uma dimensão ontológica, o que significa dizer que o trabalho:
		
	
	É central na vida das elites e classes dominantes
	 
	Tem uma dimensão fundamental na constituição de nossa humanidade.
	
	Está em crise na atual sociedade capitalista
	
	Tem uma dimensão central na produção da tecnologia
	
	Joga um papel importante na formação escolar da atualidade
	
	 Gabarito Comentado

Continue navegando