Buscar

AULA 6 processo civil 1

Prévia do material em texto

AULA 6 1ª Questão.
 Um grupo de 50 pessoas resolve demandar em face da administração de um shopping Center onde ocorreu assalto, tiroteio, correria e saque generalizado a clientes e alguns lojistas. Todos se reuniram e ouviram de um advogado que a demanda poderia ser proposta em conjunto para dar m maior celeridade ao processo. Proposta aceita, a petição inicial listou os 50 autores e indicou com o parte ré o shopping Center. O magistrado ao receber a petição inicial determinou a citação do réu, que imediatamente requereu a limitação do litisconsórcio, pois poderia haver dificuldade na condução do processo e, principalmente, na defesa da ré, diante d e fatos e danos distintos a serem analisados. Indaga -se: a) O requerimento da ré encontra guarida n o ordenamento jurídico brasileiro ? 
R: O requerimento da ré encontra previsão legal n o art. 113, § 1 º do C PC, podendo o juiz limitar o número de litigantes no litisconsórcio facultativo afim de que não comprometa a solução do litígio ou dificulte a defesa ou o cumprimento da sentença. 
art. 113. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente,
 quando: I – entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; II – entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir; III – ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito. § 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença. 
b) O caso trata de litisconsórcio facultativo ou obrigatório, considerando que todos os demandantes optaram por demandar em um único processo? Justifique e fundamente a sua resposta. 
RESPOSTA: O caso trata de litisconsórcio facultativo, uma vez que a lei não obriga a formação e dando as partes a faculdade de optar ou não pelo litisconsórcio, podendo cada um entrar comum a ação individual. No caso concreto como todos os demandantes optaram por demandar em um único processo por haver conexão pelo pedido e pela causa de pedir, bem como pela afinidade das questões em comum de fato e de direito. Essa regra encontra previsão no art. 113, II e III do CPC que dispõe: 
 2 ª . Q u e s t ã o C o m r e l a ç ã o a o litisconsórcio, é correto afirmar que: 
 Correta ⇒ B) o litisconsórcio formado entre os réus de uma ação anulatória de um mesmo negócio jurídico é unitário. Art. 116. O litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.
 
 3ª. Questão. São três as formas de se classificar o litisconsórcio, quanto a posição são eles divididos em : Correta ⇒ d) Litisconsórcio ativo, passivo e misto. “Haverá litisconsórcio ativo quando houver no processo mais de um demandante. O litisconsórcio será passivo quando houver mais de um demandado. E será misto (também chamado recíproco ) quando houver, simultaneamente, pluralidade de demandantes e de 
demandados” .

Continue navegando