Buscar

EJA e Inserção no Mercado de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho.
A educação de jovens e adultos e o mercado de trabalho formam um elo de complementação. Diante do cenário atual, fica claro a importância que a Educação de Jovens e Adultos vem ganhando no Brasil. Mais do que apenas alfabetizar àqueles que não puderam ser alfabetizado sem tempo considerado correto, a EJA vem se tornando um importante instrumento de inclusão social e de inserção ao mercado de trabalho.
 	Apesar da importância dessa modalidade de ensino, o olhar das políticas pública para ela é ainda muito recente e bastante fragmentado. É preciso que seja investido muito mais, e que a qualificação de profissionais exclusivos para aturarem com EJA seja intensificada e incentivada pelos governos, e também pela iniciativa privada. O EJA ainda é alvo de críticas de alguns estudiosos da educação quanto a sua efetividade no letramento, quanto a capacidade de formar cidadãos aptos para ser novo profissional do mercado de trabalho. Mas, é quase unanimidade a sua importância e capacidade de ser um ‘’ empurrão ‘’ para a transformação do cidadão. 
Muito ainda precisa ser feito e as ações implementadas pela EJA ainda precisam ser avaliadas e discutidas. Fato é que a erradicação do analfabetismo e o combate ao chamado analfabetismo funcional é um fator determinante para uma sociedade mais justa e para a criação de oportunidades que diminuam a exclusão social e facilite a entrada destes, até então marginalizados, ao mercado de trabalho formal.

Outros materiais