Buscar

Efeitos Civis da Lava Jata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Efeitos Civis da Lava Jato
A operação realizada pela Polícia Federal denominada Operação Lava Jato é considerada como marco no combate ao crime de corrupção no cenário político brasileiro, no entanto, para os especialistas da área penal as condutas realizadas pela polícia tiveram excesso principalmente nas conduções coercitivas, prisões e divulgação de conversas telefônicas. Todos esses atos foram bastante criticados pelas personagens jurídicas de grande relevância em seu meio.
A responsabilização dessa mega operação não se restringe somente na esfera penal, mas também seus efeitos afetam a área civil, pois na situação do ilícito existe o dever de reparação do dano, principalmente no tocante ao erário público. Porém esse dever de reparação do dano depende inteiramente do resultado do processo penal. Ademais, é importante ressaltar que há possibilidade de cobrança por danos morais, principalmente por parte de entidades lesadas pelos atos de corrupção.
Dessa forma, é notório que existe a possibilidade de ingresso na esfera civil de ações indenizatórias, proposta por vítimas dos danos, que atuam tanto na esfera públicas ou privadas, além da resolução através de reuniões das partes prejudicadas com os réus, a fim de haver ressarcido economicamente os prejuízos. 
Há também a opção dos participantes dos atos de corrupção requerer os benefícios da delação premiada, com intuito de salvar, o seu patrimônio, ou pelo menos parte dele, visando preservar seu próprio futuro e de seus familiares. Nesse momento em que todas as atenções estão voltadas para o noticiário criminal, a boa e velha Responsabilidade Civil pode oferecer soluções interessantes no movimento de combate à corrupção e na profunda mudança de paradigmas por que passa a sociedade brasileira.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes