Buscar

A ORQUESTRA E A EMPRESA

Prévia do material em texto

A ORQUESTRA E A EMPRESA 
A engrenagem de uma orquestra sinfônica pode funcionar como o cotidiano de uma empresa, uma vez que ambas liderança e flexibilidade, uma equipe que trabalha em conjunto, sem anular o valor de cada integrante, e uma estrutura sólida, porém aberta para as novidades. Foi pensando desta forma que o maestro e filosofo Walter Lourenção idealizou o projeto de capacitação profissional Sinfonia Empresarial. O projeto aborda pontos de formação e regência orquestrais que contribuem para o desenvolvimento organizacional.
As empresas do século 21 tem muitos desafios em suas gestões, sendo que um deles implica em como obter a sintonia desejada entre todos os setores, para com isso alcançar os melhores resultados. Da mesma forma que em uma orquestra, é preciso que todos os setores trabalhem no mesmo ritmo e afinados. Líderes são como os maestros, já os músicos são como colaboradores e a plateia, o cliente. A seguir alguns passos de uma orquestra para alcançar uma excelente apresentação onde seus conceitos se encaixam também para melhorar o rendimento de uma organização:
Ritmo – Em uma orquestra, a batida, a pulsação, sua energia, a respiração e o andamento correto do início ao fim marcam o ritmo, assim seu desejo para produzir algo, aumentar suas vendas, da satisfação de seus clientes a valorização da sua marca, determina o seu ritmo profissional e organizacional para alcançar seus objetivos.
Melodia – Durante uma apresentação, cada musico usa sua energia junto com o seu conhecimento no instrumento para dar a melodia. É essa união que determina o sucesso individual. Da mesma forma profissionalmente o seu conhecimento aliado a vontade de fazer acontecer darão a sua melodia pessoal e profissional.
Harmonia – A troca de informações e de energia, quer sonora ou nas organizações, leva uma obra a ter emoção. Em uma organização, a harmonia com a equipe (setor/departamento) gera sintonia para atingir a eficácia e eficiência e entregar ao cliente um resultado excelente.
Sintonia –  Sintonia em uma orquestra é a responsabilidade de cada integrante em sincronismo com os demais, para produzira obra musical. Em uma organização, isso se traduz no encaixe perfeito das pessoas em sua equipe de trabalho, primeiramente, e o mercado como um todo, buscando informação e conhecimento para fazer o certo da maneira correta e trazendo resultados para o cliente (ou aplausos para a orquestra).
Maestro – O maestro perante uma orquestra é o líder, o gestor. É ele quem vai transmitir suas ideias, dentro de um contexto emocional (tristeza, alegria, raiva, calma) e que organiza todas essas ideias para que a obra seja executada. É ele quem conduz.
Como podemos ver a orquestra e uma empresa tem pontos em comum e podemos fazer ligações entre os cotidianos de uma empresa e uma orquestra, podemos identificar que realmente trabalhamos como uma orquestra no nosso ambiente de trabalho. A sintonia, união e harmonia empresarial tem que ser a mesma de uma orquestra musical, assim como uma orquestra uma empresa é feita de grandes talentos que precisam executar em sintonia e, ao mesmo tempo, com motivação interna e inspiração, trabalhando para esse objetivo os resultados das organizações serão surpreendentes.

Continue navegando