Buscar

psicologia da memória e aprendizagem resumo av1

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
=>Debate MENTE x CORPO
*Dualismo – mente e corpo são dois sistemas distintos. De acordo com essa perspectiva, a mente deve ser estudada pela Psicologia e suas alterações da mente devem ser tratadas pela Psicoterapia. Já o cérebro, deve ser estudado pela Biologia e suas alterações devem ser tratadas pela Psicofarmacologia. O cérebro e toda matéria corporal é compartilhada entre seres humanos e animais, porém, somente seres humanos possuem atividades mentais. 
-“Penso logo existo.” é a frase célebre de Descartes que confere aos humanos a especificidade da sua atividade mental. Descartes foi o 1° filósofo moderno a sistematizar o dualismo.
*Monismo – toda e qualquer atividade mental deriva da atividade cerebral. Psicoterapia e Psicofarmacologia possuem o mesmo mecanismo de ação. A diferença entre humanos e animais depende da quantidade de tecido neural. 
-Hipócrates foi o 1° filosofo a sistematizar a perspectiva monista. Tal perspectiva ficou conhecida como monista materialista pelo fato de que Hipócrates atribuiu um processo material a atividade mental. 
TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL
*Lamarck – Teoria dos caracteres adquiridos – todos os indivíduos de uma mesma espécie apresentem uma série de mudanças ao longo da vida cujo principal objetivo é adaptar-se ao meio em que vive. Essas características adquiridas podem ser passadas para os descendentes, ou seja, a nova geração estaria mais adaptada que a anterior. Ex: pescoço das girafas.
*Darwin – Seleção natural – os indivíduos de uma espécie apresentam uma variedade de genótipos. Limitações impostas pelo meio vão selecionar genótipos que vão superar essas limitações e com o tempo esses genótipos serão mais frequentes. O mais adaptado sobrevive. Ex: baratas e remédios.
Obs: ontogenético: tempo de vida de um único indivíduo.
Obs²: filogenético: tempo de duração de uma espécie. 
Obs³: genótipo: todas as características genéticas de um indivíduo herdadas pelos ancestrais. 
Obs⁴: fenótipo: expressão de um determinado genótipo no meio em que o indivíduo vive. 
ESTUDO DA APRENDIZAGEM
=>Contextualização histórica: 
- Perspectivas científicas:
*Estruturalismo – busca compreender a estrutura do fenômeno que está sendo estudado. A principal função da teoria é descrever a menor unidade estrutural que represente o todo do fenômeno. Ex: Neuroanatomia: todo = sistema nervoso || menor estrutura = neurônio. 
*Funcionalismo – enfatiza a função do fenômeno que está sendo estudado, independentemente da estrutura. Ex: Neurofisiologia busca compreender o sistema nervoso com um todo. 
- Sistemas psicológicos:
*Estruturalismo – estudar a estrutura da consciência, onde consciência = tomada de conhecimento. De acordo com o Estruturalismo, a sensação representa a menor unidade estrutural da consciência, onde sensação = capacidade do indivíduo em detectar estímulos externos. A soma de várias sensações produz a percepção, ou seja, percepção = capacidade de interpretar um conjunto de sensações. O método de estudo empregado pelo estruturalismo para estudar as sensações foi a introspecção, que tem como objetivo estudar a presença psicológica de um estímulo físico. 
*Gestalt – também é um sistema que adota a perspectiva estruturalista, porém, a percepção é a menor unidade estrutural da consciência. De acordo com Gestalt, o todo é maior que a soma das partes, ou seja, a percepção é maior que a soma de várias sensações. A Gestalt estudou fenômenos ilusórios por meio da metodologia introspectiva e fenomenológica.
*Funcionalismo - propôs estudar a função da consciência independentemente de sua estrutura. De acordo com o Funcionalismo, a função da consciência é a de adaptar o indivíduo ao meio onde ele vive. O método utilizado pelo funcionalismo foi relativamente solto. Adotou-se uma postura pragmática. 
+Estruturalismo, Gestalt e Funcionalismo marcam o início da Psicologia+
Após a origem desses três sistemas, surgem duas grandes revoluções que alteram completamente o objetivo do estudo da psicologia...
*Revolução Psicanalítica – parte do princípio de que o grande objetivo da psicologia é estudar fenômenos inconscientes. Vários métodos foram usados para investigar o inconsciente, a hipnose foi a primeira a ser abandonada. Atualmente, a associação livre é um dos principais métodos usados pela psicanálise. 
*Revolução Behaviorista – parte do princípio de que o grande objetivo da psicologia é estudar o comportamento. Impôs uma crítica metodológica aos sistemas psicológicos que buscavam estudar a consciência humana. A proposta behaviorista é a de que o comportamento que pode ser observado publicamente deve ser a metodologia adequada para psicologia. Eles adotam uma perspectiva funcionalista, ou seja, a função do comportamento é adaptar o indivíduo ao meio. 
A Revolução Behaviorista foi promovida por funcionalistas que decidiram adotar uma metodologia mais rigorosa. Os primeiros estudos behavioristas começaram a estudar a Inteligência animal que mais tarde representou o início do estudo da aprendizagem. 
APRENDIZAGEM
O estudo objetivo e sistemático dos fenômenos relacionados à aprendizagem começou com o Behaviorismo, que adotou o princípio da parcimônia (explicação simples para explicar um fato complexo no qual desconheço). Neste caso, o início do estudo da aprendizagem deve ocorrer com animais. 
*Definição de aprendizagem de acordo com o princípio de parcimônia – aprendizagem é a mudança de comportamento de um ser vivo ou de um organismo frente a um estímulo de forma a torná-lo mais adaptado ao meio onde ele vive. 
*Definição simples – aprendizagem sempre envolve uma mudança de comportamento frente a um estímulo. 
 Comportamento inato é selecionado através do processo filogenético. Ex: gato usar a caixa de areia.
*O paradigma básico para o estudo da aprendizagem –S -> R, onde S = estímulo e R = resposta. 
Usando esse paradigma básico, pode-se dar início ao estudo experimental da aprendizagem.
 A forma mais simples de estudar a aprendizagem é apresentar um estímulo pelo menos duas vezes. Observam-se duas respostas para o mesmo estímulo, e devem-se comparar as duas respostas e verificar se exista mudança entre essas duas respostas (Δ). 
Existem duas possibilidades de resposta:
Δ = 0, onde as duas respostas são iguais.
Δ ≠ 0, onde as respostas são diferentes, e neste caso, houve aprendizagem. 
A primeira descoberta foi que o Δ sempre será ≠ 0. 
O segundo passo consiste em apresentar o mesmo estímulo várias vezes para descobrir a função que o estímulo e a resposta possuem. Ao apresentar o mesmo estímulo várias vezes, pode-se comparar as diferentes respostas que o indivíduo produz em relação ao estímulo. Quando isso acontece, observa-se uma função logarítmica, ou seja, a resposta tende a cair rapidamente no início da aprendizagem e depois estabiliza indicando o máximo de aprendizagem do indivíduo (aprendizagem estabilizada = assíntota). 
Como a aprendizagem sempre consiste no valor do Δ, as várias apresentações dos estímulos resultam em vários Δ.
Δ¹ = R1 – R2, Δ² = R2 – R3, Δ³ = R3 – R4... E assim por diante. Observa-se que Δ¹ > Δ²> Δ³, neste caso, Δ tende a 0. 
Portanto, habituação é a forma mais simples de aprendizagem. Consiste na rápida redução da resposta ao mesmo estímulo, atingindo rapidamente a assíntota. 
OS DOIS TIPOS DE HABITUAÇÃO
*Habituação de curto prazo – redução de uma resposta a um mesmo estímulo inofensivo quando apresentado de forma repetitiva dentro de um curto período de tempo. 
*Habituação de longo prazo – a mudança da resposta de um organismo a apresentações contínuas de um mesmo estímulo por um longo período de tempo. 
O que dá para observar é que esta forma mais simples de aprendizagem, tanto no curto como o de longo prazo, apresenta uma função logarítmica, ou seja, grandes variações no início da aprendizagem e tendem a reduzir a assíntota. 
+Habituação de curto prazo:
+Habituação de longo prazo:
SENSIBILIZAÇÃO
O fenômeno de sensibilização representa um processo de aprendizagem mais complexo.Isto porque um segundo estímulo com alto valor para o indivíduo está presente na situação. A esse segundo estímulo deu o nome de estímulo sensibilizador. Ex: choque na patinha do animal.
Existem dois estímulos no processo de sensibilização: um neutro, que é aquele que produz uma resposta que caracteriza o fenômeno da aprendizagem, e um sensibilizador. 
Nesse caso, há também uma função logarítmica, porém oposta a habituação. Na sensibilização ocorre um rápido aumento da resposta que eventualmente se estabiliza na assíntota. 
+Sensibilização de curto prazo:
+Sensibilização de longo prazo:
Quando ocorre a interação entre habituação e sensibilização, podem surgir dois tipos distintos de aprendizagem: Desabituação e Dessensibilização.
*Desabituação – ocorre quando um estímulo sensibilizador está presente e um estímulo previamente habituado é apresentado. Nesse caso, ocorre um aumento rápido da resposta até uma linha de base que representa a resposta inata. Apresenta uma função logarítmica.
*Dessensibilização – observa-se uma redução rápida na resposta ao estímulo neutro. Nesse caso a resposta demora a cair, isso porque o indivíduo é conservador. Embora o estímulo sensibilizador não seja mais apresentado, o indivíduo ainda encontra-se em um estado de sensibilização. Portando a resposta permanece alta. A função presente na dessensibilização é exponencial, ou seja, aceleração positiva. 
A TEORIA DO PROCESSO DUPLO

Continue navegando