Buscar

Falhas de Mercado

Prévia do material em texto

Falhas de Mercado – Passei Direto
As falhas de mercado são situações em que o mercado falha, por si só, ao alocar os recursos de forma eficiente. Se os mercados falham para promover o uso eficiente de recursos, pode haver intervenção do Estado. Os mercado falham devido a:
1. Poder de mercado: poder de determinação do preço dos produtos, comum em estruturas e mercado imperfeitas ou condutas não competitivas. Decorrem da existência de economias de escala, barreiras à entrada, diferenciação de produtos etc.
Intervenção Estatal: adotam-se os instrumentos de regulação como leis anti-truste, agências reguladoras, defesa da concorrência e direitos do consumidor.
2. Assimetria das informações: quando algumas partes possuem mais informações do que outras. pode ser das formas:
 a) seleção adversa - produtos de diferentes qualidades são vendidos a preços iguais.
 b) risco moral - uma das partes apresenta ações que não podem ser observados pela outra parte, e podem afetar a probabilidade de um pagamento associado a um evento.
Intervenção Estatal:
3. Externalidades: alguma atividade de produção ou consumo exerce efeito sobre outras atividades, e que não se reflete diretamente nos preços de mercado. Assim, as decisões de um agente influenciam outros agentes que não participam da tomada de decisão. Tende a gerar ineficiência alocativa. Pode ser dos tipos:
 a) negativa - as ações de um agente afetam de forma negativa a utilidade para outro agente.
 b) positiva - as ações de um agente afetam de forma positiva a utilidade para outro agente.
Intervenção Estatal: adotam-se políticas tradicionais como incentivos, subsídios, política de crédito, renúncia fiscal, criação de impostos e proteção tarifária.
4. Bens públicos: são aqueles não exclusivos, as pessoas não podem ser impedidas de consumi-lós já que não há direito de propriedade, e não rivais, o acesso de uma pessoa não diminui a utilidade/satisfação da outra.
Intervenção Estatal: Nos casos de bens públicos ou aqueles de infraestrutura que não são ofertados como deveriam pela iniciativa privada, há a oferta direta pelo Estado.

Continue navegando