Buscar

Circuito elétrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Circuito elétrico 
Circuito elétrico é um circuito fechado. Ele começa e termina no mesmo ponto e é formado por vários elementos que se ligam e, assim, tornam possível a passagem da corrente elétrica.
Elementos de um Circuito Elétrico
Resistores
Os resistores, ou resistências, podem ser considerados como receptores elétricos, uma vez que transformam a energia elétrica em energia térmica. Eles são utilizados com duas finalidades: limitar a passagem da corrente elétrica no circuito ou para aquecimento. São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo.
Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.
Capacitores
Os capacitores, ou condensadores, são componentes elétricos que armazenam as cargas elétricas. Essas cargas elétricas são utilizadas sempre que haja resistência, ou seja, sempre que a passagem da corrente elétrica seja dificultada.
Geradores
Os geradores são dispositivos que prolongam a diferença de potencial entre dois corpos. É dessa forma que eles são capazes de transformar diferentes tipos de energia.
Condutores
Os condutores são os elementos que permitem que as cargas circulem facilmente num circuito elétrico.
Indutores
Os indutores são os dispositivos que armazenam a energia elétrica.
Circuito Elétrico Simples
Circuito Elétrico Simples é aquele que percorre apenas um caminho. O exemplo mais comum é uma bateria.
Nas baterias, são sempre os mesmos elétrons que estão circulando. Se não fosse assim, elas não conseguiam receber energia logo depois de a ter fornecido.
Circuito Elétrico em Série
Circuito Elétrico em série é aquele em que existe uma associação. A partir dessa associação, os componentes ligam-se entre si na mesma sequência e na mesma direção.
Em um circuito elétrico com uma pilha como gerador, por exemplo, as cargas elétricas saem do polo negativo (onde há excesso de elétrons) em direção ao polo positivo (onde há a falta de elétrons). Este é o chamado sentido real da corrente elétrica.
Logo no início, quando se começou a estudar a eletricidade, acreditava-se que as cargas elétricas saiam do polo positivo em direção ao polo negativo. Este é o chamado sentido convencional. Encontramos ainda hoje a abordagem com relação aos dois sentidos, pois perceberam que não faria diferença (no estudo da eletricidade) o sentido da corrente elétrica.

Continue navegando