Buscar

Esquema

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Esquema da Disciplina Recursos Terapêuticos Manuais II
Aluna: Natália dos Santos de Figueiredo
Turma: 4FiM
Toque
O toque faz parte do cotidiano transmitindo muitas mensagens como alegria, felicidade, dor, raiva, hostilidade.
O toque pode ser classificado em instrumental que seria a necessidade de tocar por um motivo especifico e expressivo por modo espontâneo de afetividade.
O ato de tocar tem 5 características como: duração, localização, ação, intensidade e sensação. 
O toque terapêutico seria o toque sem toque que consiste na padronização dos campos energéticos.
Esse toque possui 4 fases: Concentração, Diagnostico, Modulação e Avaliação.
Na massagem clássica há varias manobras como: deslizamento, amassamento, percussão, compressão, fricção. 
Manipulação
Terapia manual passiva que exige habilidades podendo ser aplicado nas articulações e aos tecidos moles.
Existe vários tipos de movimentos como: Rolamento, Deslizamento, Giro, Compressão e Tração. 
Contraindicaçãoes: Hipermobilidade, derrame articular, inflamação. 
Existe um sistema de gradução para mobilização: Grau I mobilização de pequena amplitude que não chega na barreira restritiva. Grau II: grande amplitude que não chega na barreira restritiva. Grau III: grande amplitude que chega na barreira restritiva. Grau IV: pequena amplitude que chega na barreira restritiva. Grua V: pequena amplitude feita em alta intensidade velocidade após a barreira restritiva (manipulação). 
Mobilização
As técnicas são utilizadas para melhorar a mobilidade articular ou para diminuir a dor articular por meio da restauração dos movimentos acessórios á articulação. 
Objetivos: redução da dor, alongamento ou aumento do comprimento do tecido conjuntivo da articulação. Efeitos reflexogênicos que inibem ou facilitam o tônus muscular, reflexo de alongamento e efeitos proprioceptivos para melhorar a consciência postural e cinética. 
Escapulotorácia: Aumentar os movimentos escapulares de elevação, pressão, pronação, refração e rotação. 
Patelar: Aumentar a mobilidade
Amplitude de Movimento
Técnica utilizada para exame e inicio de tratamento
ADM Passiva: Força externa pela terapeuta ou aparelho. Sem nenhuma ou pouca contração muscular do paciente
ADM Ativa: É quando o paciente consegue realizar a atividade com contração muscular. 
ADM Ativo Assistido: força externa fornece assistência onde o paciente não consegue complementar o movimento.
Contraindicações: Lacerações agudas, fraturas e cirurgias, risco de morte.
Goniometria: Capaz de medir de forma objetiva as amplitudes articulares. 
Tração Espinhal, Cervical e Lombar
É o ato de esticar ou puxar, ou de uma força de distensão. Geralmente para alongar uma determinada parte do separar duas ou mais partes.
Ligado ao alivio da dor, pela redução de déficits neurológicos ou pelo aumento da mobilização vertebral.
Trata síndromes cervicais e hérnias de disco lombares. 
Tração cervical: A região cervical apresenta intensa mobilidade o que condiciona a fadiga e degeneração de estruturas ricamente inervadas. Qualquer condição que se deseje a abertura do forame neural, mobilização e alongamento dos tecidos moles. 
Tração lombar: é amplamente utilizado no tratamento e alivio de certas condições clinicas da coluna vertebral. Alivia o espasmo muscular e melhora a circulação sobre os tecidos. Contraindicada em pacientes com doença estrutural secundaria a tumor, ou vasculares de qualquer condição ecardiopatas.
Desativação de Pontos de Gatilho 
Também chamada de dor miofascial crônica, condição dolorosa que afeta os músculos esqueléticos, suas fáscias associadas, tendões e ligamentos. A dor pode acometer um músculo ou um grupo de músculos e piora com atividade ou esforço. Além de sofrer com as dores locais ou irradiadas da síndrome, os acometidos também podem sofrer de depressão, fadiga e distúrbios comportamentais.
Deve-se aplicar pressão firme, mas não ser muito agressivo. A palpação é essencial e leva tempo e treinamento para aprender a apalpar o tecido corretamente.
O exame físico é fundamental para o diagnóstico e a termografia pode ser um excelente auxílio na localização dos pontos.
Liberação Fascial 
Consiste em uma manobra de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas fasciais nele contidas, até as mais profundas. O tratamento realiza-se em três tempos: tensionamento, manutenção da tensão e retorno à posição inicial. Tal seqüência possibilita relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular. 
As pompages podem ter diferentes objetivos dependendo da forma de sua utilização. Com objetivo circulatório as pompages buscam liberar os bloqueios e as estases líquidas, são realizadas sobre todo o segmento, mobilizando a fáscia amplamente. Objetivando o relaxamento muscular, são realizadas seguindo o sentido das fibras musculares.
Grande parte das lesões cervicais é secundária e muitas se corrigem com simples pompages. Todos os problemas descendentes da cintura escapular originam-se da retração da musculatura tônica cervical.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais