Buscar

AV1, AV2 3 AV3Virologia Basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 786022)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação às propriedades gerais dos vírus, observe as afirmativas a seguir: I. Os vírus são caracterizados por sempre possuírem mais de um ácido nucleico (RNA e DNA) e não necessitarem das células vivas para sua propagação. II. Os vírus são caracterizados por possuírem um único ácido nucleico (RNA ou DNA) e somente serem capazes de se reproduzir no interior de células vivas. III. O termo vírion reserva-se às partículas virais infecciosas, ou seja, que são capazes de penetrar nas células e nelas se replicarem. IV. A função básica do vírion é carrear o genoma viral para dentro da célula a fim de ser replicado e amplificado. V. Todos os vírus possuem um envelope lipoproteico e uma estrutura mais interna formada pelo ácido nucleico e pro - teínas envoltórias denominada de nucleocapsideo. Das afirmativas acima estão corretas apenas:
		
	 
	II, III e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 786196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta a respeito dos vírus.
	 
	Possuem um único tipo de ácido nucléico que, dependendo do vírus, pode ser o DNA ou o RNA.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 785979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São tipos de materiais indicados para propagação viral, exceto:
	 
	Urina de 24 horas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 90606)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos vírus disseminam-se do sítio primário da infecção entram pelas terminações nervosas locais. Para certos vírus a disseminação neural é a característica definitiva de sua patogenia. Para outros vírus a invasão do sistema nervoso é o sítio de replicação menos freqüente. Alguns vírus podem replicar no cérebro, mas disseminam-se pela via hematogênica. Qual dos seguintes grupos de vírus é capaz de disseminação neural?
	 
	vírus da raiva e alphaherpesvírus.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 91329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A replicação do vírus dentro de uma célula hospedeira depende da capacidade do genoma viral para entrar na célula hospedeira, permanecer funcional e direcionar a célula hospedeira a produzir as macromoléculas virais. Para um vírus específico replicar dentro de uma célula hospedeira: ( ) a célula hospedeira deverá ser permissiva, e o vírus deverá ser compatível com a célula hospedeira; ( ) a célula hospedeira deverá degradar o vírus. ( ) o genoma viral deverá possuir as informações para modificar o metabolismo normal da célula hospedeira. ( ) o vírus deverá ser hábil para usar a capacidade metabólica da célula hospedeira para produzir novas partículas virais contendo cópias replicadas do genoma viral. Analise estas afirmativas com relação a serem verdadeiras (V) e falsas (F), e marque a seqüência CORRETA.
		
	
	
	 
	V, F, V, V.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 90604)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a replicação no sítio de entrada, as partículas virais podem permanecer no local de entrada ou podem se espalhar para outros tecidos. Vírus que escapam das defesas locais para produzir infecção disseminada freqüentemente muitas vezes o fazem pela entrada na corrente sanguínea. O termo viremia descreve a presença de partículas virais infecciosas no sangue. Quando progenie viral liberada dentro do sangue depois da replicação inicial no sítio de entrada constitui na viremia __________. Neste tipo de viremia, a concentração de partículas virais é normalmente baixa. No entanto, a subsequente disseminação da infecção frequentemente resulta muitas vezes extensa, liberando consideravelmente mais virions. O aparecimento subsequente de uma alta concentração de vírus infeccioso no sangue é denominado viremia __________. A alternativa que melhor completa esta sentença, respectivamente, é:
		
	 
	primária e secundária.
	
	
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 90547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A virologia é uma área de intensas pesquisas em virtude de serem numerosos os tipos virais que produzem doenças no homem, nos animais, em diversas plantas e bactérias. Com relação aos vírus, marque a alternativa correta:
	 
	Bacteriófagos ou fagos são vírus parasitas de bactérias, inofensivos ao homem e aos outros animais.
	
	 8a Questão (Ref.: 90589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os vírus são capazes de estabelecer diferentes padrões de infecções, entre eles a infecções consideradas agudas. Qual dos seguintes grupos de vírus é capaz de estabelecer só infecções agudas?
		
	 
	Dengue, Rotavírus e HVA.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 78043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que o vírus é um parasita intracelular obrigatório, portanto a sequencia do mecanismo de replicação dos vírus no interior da célula é:
		
	 
	adsorção, penetração, desnudamento, replicação, maturação e liberação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 90541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os vírus são capazes de causar diversas doenças nos seres humanos. Os vírus que causam doenças em seres humanos são capazes de se replicar:
	 
	tanto no núcleo como no citoplasma das células.

Outros materiais