Buscar

Reportagem Inovação Tecnologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VEJA BEM...
	Com certeza você já teve ou tem pelo menos um par de óculos. Há quem não consiga andar sem eles.
Maxwelle Tavares Frade – RU 780418
Polo João Monlevade - MG
Atualmente, quem sofre com alguma espécie de problema visual precisa simplesmente ir a um oftalmologista para fazer um par de óculos capaz de ajudá-lo a ver o mundo corretamente. No entanto, até o final do século 13, quem nascia com alguma deficiência do tipo tinha que se contentar em viver a vida sem ter como compensar essa condição. Embora restritos à nobreza em seu início, os óculos atualmente são um item essencial que pelo menos alguns de seus conhecidos ou amigos próximos precisa usar em algum momento.
As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas. Muitos séculos mais tarde, depois de muitas pesquisas, se chegou ao desenvolvimento de acessórios mais leves, seguros e confortáveis. No século XVII, foram inventados os óculos com suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto. 
A produção de óculos modernos começou em 1850. Em 1864 Donders, um oftalmologista holandês, estabeleceu o tratamento dos defeitos da visão com óculos de grau.
O uso das lentes para correção da visão foi possível graças às leis da refração de Snellius, formuladas entre 1600 e 1620. 
No Brasil, os óculos surgiram no século XVI, trazidos pelos portugueses. 
Museo Dell'Occhiale, Itália.
Museo Dell'Occhiale, Itália.
De lá pra cá os óculos adquiriram sua forma atual e seu desenho anatomicamente perfeito. Hoje existem óculos de todos os formatos e materiais – e as opções são ilimitadas. Os óculos se estabeleceram como o auxílio visual mais importante em todo o mundo e se tornaram acessórios populares de moda para muitos. 
Diante de tantos benefícios que os óculos trouxeram para a população em geral, independente da idade, tornou-se uma das melhores invenções de todos os tempos, uma vez que melhorou a qualidade de vida das pessoas e trouxe clareza aos olhos de quem via um mundo embaçado e distorcido.
A MAIOR COLEÇÃO DE ÓCULOS DE GRAU DO MUNDO
Sem sombra de dúvidas, a pessoa que tem a maior coleção de óculos de grau do mundo inteiro é o cantor pop Elton John, que, segundo estimativas próprias, tem uma coleção que conta com nada menos do que 250 mil modelos diferentes!
Elton possui tantos óculos de grau, com formatos dos mais variados, sendo que alguns são tão excêntricos que o cantor já decidiu aposentá-los, e a sua coleção é tão bem cuidada que ele já chegou a pedir um quarto de hotel exclusivamente para abrigá-la cuidadosamente.

Outros materiais