Buscar

Resumo AV1 e AV2

Prévia do material em texto

Fenomenologia 
É td aquilo que ocorre a CS, Buscando compreender a vdd e a intencionalidade entre o sujeito e o objeto e esta vdd é compreendida de forma particular e única por cada indivíduo, sendo característica da CS a intencionalidade, pois o objeto precisa se reconhecido pela CS p existir.
Intencionalidade da consciência - não existe uma consciência a priori, pois toda 
consciência é intencional e nenhum objeto é pensável sem referência a um ato da 
consciência que consiga alcançá-lo.
Husserl – criador do método fenomenológico e do método da intencionalidade fenomenológica. 
1º momento-intuição
2º momento - integração significativa – como estou vivenciando, sentindo isso.
3º momento - descrição do objeto – pessoa informar o que aquela situação vivenciada significou p ela, percebendo e entendo sua dor, a fim de tratar o material e a intencionalidade da CS. (Método de investigação, forma como ouvir a leitura e td a abordagem).
Resumo do método da intencionalidade de Husserl: A consciência funda sentido como compreensão de algo que é (sentido do ser), através da intencionalidade, ou seja, através de sua orientação intencional para encher o vazio. A intencionalidade constitui síntese ou unidade, uma constituição ativa e passiva, criando sentido como compreensão de algo que vc é visando alguma coisa.
Resumo da CS intencional de Husserl: A intencionalidade distingue a propriedade do fenômeno mental que pode ser dirigido para um objeto, seja real ou imaginário.
A intencionalidade, segundo Brentano, um precursor da moderna  psicologia da ação ou intencionalismo, Brentano defendeu a existência real do objeto de conhecimento independentemente do sujeito pensante constitui uma característica do psíquico, a relação com um objeto. Tal relacionar-se ou orientar-se pertence ao sentido do psíquico: eu vejo, eu amo, valorizo algo. Isso não decorre do simples encontro de um corpo com outro, pois os atos psíquicos permanecem mesmo quando o objeto visado é irreal ou ideal / engano da percepção ou ocupação com “coisas” abstratas. 
Psicologia do Ato, (Atividade mental), segundo Brentano: Psicologia empirística, de observação. O Ato mental é mais importante do que o objeto em si, mais importante estudar o ato mental do porque do conteúdo mental.
Rollo May ressalta é a compreensão de que sua experiência diz respeito à sua existência como um todo. 
Redução Fenomenológica 
Para eu fazer uma interação com outra pessoa, eu preciso abrir mão dos meus conceitos, anular a mim mesmo e entender aquilo que o individuo descreve. 
Noema - É aquilo que é percebido- vivencia imediata do objeto. A coisa como fenômeno de consciência é a coisa que importa, e refere-se a ela a conclamação "às coisas em si mesmas" que fizera Husserl. Através desse método, para Husserl, a pessoa pode perfazer uma "redução eidética", ou seja, os noema podem ser reduzidos à sua forma essencial ou "essência”, que será sua garantia de verdade. Capitação intuitiva, vivencia imediata do objeto.
Noesis - é o ato de perceber, intencionalidade.
Fenomenologia hermenêutica – Abordagem compreensiva na investigação sobre o sentido de ser. Permite acesso ao sentido de existir em sua particularidade, valorizando o modo de sentir desta pessoa, para que se veja nela possibilidades. Pretende ampliar a intervenção clínica do psicólogo, permitindo o acesso do sentido do existir em sua particularidade.
Existencialismo 
Onde o homem é visto como ser no mundo como unidade e como indivíduo, tendo responsabilidade por suas escolhas, se construindo no mundo, tendo liberdade por sua existência onde td é construído e NADA é instintivo, de natureza humana. - França e Alemanha 
Soren Kierkegaard – Não existe qualquer predeterminação em relação ao homem. o ato do desespero é o ápice da angústia, entrar na angustia é a possibilidade de transformação, de cura, é no desespero que o homem passa p o estágio seguinte. Compreendesse que não existe vdd absoluta, que td está sempre em constante movimento, podendo ser alterado/modificado.
Estágio estético – vive o sabor dos desejos e impulsos, satisfação dos seus interesses.
Estágio ético – onde o individuo tem seus desejos, porém, é necessário senso de responsabilidade que existem normas, leis e que existem limites impostos pela sociedade.
Estágio espiritual – qd o indivíduo se sente totalmente realizado, porém, falta algo, então apega-se a religião - fé.
Martin Heidegger (Discípulo de Husserl) - Ser-com – a existência do Ser implica em sua autenticidade . O ser humano constrói-se à partir do mundo natural e ao ser afetado por condições socioculturais, ele pode reposicionar-se diante daquele que se chega até ele. Ao considerar o desemparo e a angústia como condições do modo de ser do homem (Dasein: Ser aí), compreende-se que o ser humano está lançado no mundo. Essa perspectiva pode constituir uma abertura do olhar clínico, pois compreende o ser humano em suas possibilidades de ser-no-mundo. Apesar do individuo constituir-se a partir do mundo natural e ser influenciado pelas condições sócio culturais, ele pode se reposicionar diante daquilo que chega até ele.
Dasein – Compreender o ser humano em suas possibilidades de existir e ser no mundo, tendo possibilidades e aberto a novas escolhas – Ser no mundo ou Ser aí.
Sartre – filósofo existencialista definia a forma de como o homem tem que ser e fazer, tendo que se aceitar a universalidade do homem e sua essência, pois isso é o que o constrói. Essa essência é precedida da existência de que o homem pode ser criado, pois o homem é dotado de natureza, se construindo dentro da minha condição de ser humano, da minha realidade e dessa relação com a liberdade de realidade, pois existe uma universalidade única dentro de cada cognição.
Universalidade natureza – aquele que tds somos iguais.
Universalidade condição – cada um constrói sua prória natureza, pois antes de se construir não é nada, ainda não existe um ser. Nesta condição o indivíduo tem que se auto afirmar, afirmando sua existência através de suas escolhas, me lançando em projetos. Essas autoafirmações podem ser cansativas e pode correr o risco de não existir, não fazer a diferença. 
Gestalt
Perls criou a teoria Gestaltista influenciado pela psicanálise de Fred. Ele considerava o organismo como um todo, unificado e não em partes com o funcionamento independente, não havendo divisão entre mente e corpo, sendo os pensamentos e ações feitas da mesma matéria.
Na sua concepção o meio não influencia o indivíduo e vice versa, mas ambos se completam, formando uma relação se reciprocidade. 
Entende-se Gestalt como o objeto de desejo desse indivíduo que se encontra no topo da sua hierarquia de necessidades, e quando essa Gestalt não é satisfeita, esse ciclo não é fechado, permanecendo inacabada, gerando uma não satisfação dessas necessidades. Já quando existe satisfação dessas necessidades, o ser humano buscará outras a serem supridas, pois o indivíduo está aberto e as necessidades de mudanças e crescimento evoluem constantemente.
Sobre sua forma de trabalho, Perls trabalha com o aqui e agora, não importando o que aconteceu no passado, o material recalcado, sendo relevante do como este esta se comportando e não o porque. 
Humanismo
O psicoterapeuta tem a função de promover a auto realização, ajudando as pessoas a crescer sua percepção e auto aceitação, trazendo para o paciente o sentimento de crescimento e da realização, fazendo com que o indivíduo assuma imediata responsabilidade pelos próprios sentimentos e ações, em vez de descobrir determinantes ocultos. 
Atitude positiva incondicional => atitude de aceitação e respeito por parte de um observador, independente do que a pessoa diga ou faça. Essa aceitação dá as pessoas a oportunidade de evoluir e crescer cognitiva e emocionalmente, assim como desenvolver autoconceitos mais realistas. O terapeuta escuta, sem julgamento ou interpretação, e se abstém de orientar o cliente para determinadas percepções. 
Tendência atualizante: Trata-se de uma capacidade inerenteem todo ser vivo de buscar o que é melhor para si. Todo ser vivo, inclusive o homem, busca naturalmente a sobrevivência, seja de que forma for, buscando a homeostase do corpo e o fará mediante ao seu contexto de vida. A atualização é algo natural da vida, como o envelhecer, é inevitável, vai ocorrendo gradativamente e será bom ou ruim de acordo com a vida que se leva, com as crenças de cada um, o contexto familiar e social e etc.
Abordagem do Humanista?
Humanismo sugere que as pessoas estão motivadas para o livre arbítrio para seguir as coisas que irão ajudá-las a alcançar todo o seu potencial como seres humanos. Esta necessidade de realização e crescimento pessoal é um motivador chave de todo o comportamento. As pessoas estão sempre à procura de novas formas de crescer, tornarem-se melhores, para aprender coisas novas, e experimentar um crescimento psicológico e auto realização.
Pq a psicologia humana é considerada como terceira forca?
A psicanálise estava focada em compreender as motivações inconscientes que orientam o comportamento, enquanto o behaviorismo estudava os processos de condicionamento que produzem comportamento. Psicologia humanista foi focar no potencial de cada indivíduo e salientou a importância do crescimento e auto-realização. A crença fundamental da psicologia humanista é que as pessoas são naturalmente boas e que os problemas mentais e sociais resultam de desvios desta tendência natural.

Continue navegando