Buscar

Caso concreto 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 08
Aplicação Prática Teórica
Questão discursiva:
Leia atentamente os fragmentos de textos expostos abaixo e responda as questões propostas, com basena teoria sociológica de Émile Durkheim.Irã mantém no código penal pena de morte por apedrejamento (WWW.ebc.com.br)30/05/2013)OIrãmanteve no código penal a pena de morte por apedrejamento para os casos de adultério, umcastigo denunciado pelos países ocidentais, mas garantiu ao juiz a possibilidade de escolher outraforma de execução.De acordo com o artigo 225 do código penal revisto, um juiz pode modificar a forma de execução deum condenado "se não existir a possibilidade de lapidação" (apedrejamento).Esta decisão tem de ser aprovada pelo chefe da autoridade judiciária iraniana, noticiou a agênciafrancesa AFP. A revisão deste artigo, em discussão durante vários anos, foi criticada por peritosdos direitos humanos da ONU. Em outubro de 2012, o relator especial para o Irã, Ahmed Shaheed,considerou não existir qualquer impedimento para a aplicação da sentença.O código penal iraniano foi alterado depois da Revolução Islâmica de 1979 para introduzirnomeadamente as penas de apedrejamento, chicotadas ou amputação. O apedrejamento, penacontroversa entre as diferentes correntes do regime dos "ayatollahs", foi pouco aplicada. Entre 1980 e 2010, apesar de não existirem dados oficiais, a Comissão Internacional contra a Lapidaçãocontabilizou 150 casos de aplicação desta sentença.O último caso data de março de 2009, quando um homem foi apedrejado até a morte por adultério,na localidade de Rasht, localizada ao norte do país.Os condenados, cujo corpo fica parcialmenteenterrado até à cintura para os homens e até aos ombros para as mulheres, são perdoados seconseguirem libertar-se.O caso Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte em 2006 por cumplicidade no hom icídio do marido e à apedrejamento por adultério, foi denunciado pelos países ocidentais e organizaçõesde defesa dos direitos humanos. Em julho de 2010, a justiça iraniana suspendeu a execução parareexaminar o caso.Em 2012, vários religiosos disseram à agência noticiosa iraniana Fars que a pena deapedrejamento podia ser substituída "se o guia religioso considerar que a aplicação pode serprejudicial" para o Islã e valores religiosos.
(i) Que tipo de sociedade e de solidariedade social correspondente se encontra no caso em questão? Justifique.
Resposta: Sociedade simples ou tradicional, em que predomina a solidariedade mecânica. Nesse tipo de sociedade a consciencia coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre os indivíduos, que se identificam pelas tradições e costumes.
(ii) Que tipo direito é predominante nesta sociedade? Justifique.
Resposta:Direito repressivo, cuja principal preocupação é punir aquele que agride uma regra importante para a coletividade e merece um castigo de grande intensidade, que possa servir de exemplo para os outros
Questão de múltipla escolha:
Ao analisar fenômenos sociais, Durkheim percebeu que alguns deles revelavam situações em que umindivíduo ou grupos perdiam suas referências normativas, e, com isso, enfraqueciam a solidariedadesocial e eram levados a cometer atos normalmente reprováveis. Com base na teoria desseautor identifique o conceito corresponde ao tema tratado no texto abaixo.Segundo o Ministério da Saúde da Ucrânia, o balanço de mortos desde a última terça-feira (18) nosviolentos confrontos entre manifestantes e as forças de segurança é de 75 pessoas. Ainda de acordo coma pasta, outras 76 permanecem feridas em estado grave por conta dos conflitos. No entanto, grupos deoposição garantem que os embates já custaram a vida de ao menos 100 ucranianos.O próprio Parlamento do país, cuja maioria está nas mãos do governo, condenou os excessos da políciapara coibir os protestos e proibiu as operações antiterrorismo anunciadas pelos serviços secretos e o usodo Exército. (...) Ontem (19), o presidente Viktor Yanukovich se reuniu com os três principais líderes daoposição e anunciou uma trégua, mas o que se viu nesta quinta-feira (20) foi um novo banho de sangueem Kiev. O Ministério do Interior chegou a pedir aos moradores da capital que não saíssem de suascasas e limitassem os deslocamentos de carros para evitar "pessoas armadas e com intençõesagressivas".Fonte:http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/mundo/noticias/2014/02/20/Governo-relata-75-mortes-emconflito-na-Ucrania_7599252.html.
A) Normalidade
B) Neutralidade científica
C) Ordem social
D) Solidariedade orgânica
E) Anomia
Resposta E

Outros materiais