Buscar

Resumo IED AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IED AV2
Norma Permanente: É aquela norma que nasce e não tem um tempo especifico para vigorar.
Norma temporária: Trata-se de uma situação excepcional do direito, que ela já nasce com uma data especifica para sua vigência, e nesse tipo de norma o seu próprio texto já informara o seu tempo de vigência.
Norma de Direito Internacional: São as normas que regulam relações entre os Estados e estabelecem as convenções e os tratados entre os Estados.
Norma de Direito Interno: Aquelas normas que tem vigência dentro do território nacional. 
As normas possuem espaço delimitado de atuação conforme a pessoa de Direito jurídico privado que a sancionou. Ex: Leis Municipais: Abrangência dentro do Município, Leis Estaduais: Abrangência dentro do Estado, Leis Federais: Abrangência em todo o território nacional.
 EFEITOS DA NORMA
1ª Norma de Efeito Prospectivo: A base do nosso ordenamento jurídico é o principio da irretroatividade da lei. A norma via de regra tem efeito “Ex Nunc” isto, significa dizer que ela não retroagi, e só vai atingir as situações a partir do momento que ela tornar-se vigente, isto ocorre para garantir a segurança das relações jurídicas.
2ª Norma de Efeito Retroativo: Significa criar uma norma respeitando os requisitos fundamentais que são: 1ª. Toda norma valida é emanada do poder competente. 2ª. Não colidir com os princípios constitucionais. Desde que seja para beneficiar o seu destinatário.
Validade da Norma: Significa criar uma norma respeitando os requisitos fundamentais que são: 1ª toda norma valida é emanada do poder competente. 2ª não colidir com os princípios constitucionais. 
Vigência da Norma: Significa que está norma já pode operar seu poder de mando sobre os destinatários, para isto o próprio texto legal estabelecerá o inicio e o fim da sua vigência.
Eficácia da Norma: É a produção dos efeitos práticos da lei da norma. Ex: Utilização do cinto de segurança. Tem validade e tem eficácia na nossa vida.
Lei do Desuso: É aquela lei que já nasce “derrotada” sua elaboração sofreu deficiências em que a transformariam numa lei sem aplicabilidade pratica, dizemos que é um tipo de lei que não é razoável frente a realidade. Ex: Proibido fumar perto de criança. Tem validade, mas não consegue ter mando sobre nós.
Lei Anacrônica ou ultrapassada: Uma lei que vai deixado de lado. Obs: O fim dessa é a sua revogação. 
Jurídico: Estado, Município ou Empresa. Físico: Pessoas Elemento Material
 Relação Jurídica 
 Sujeito Ativo: CREDOR. Sujeito Passivo: DEVEDOR Sujeição: Estado e povo
1)Compra e venda Objeto Casa. 2) Guarda Compartilhada Menor. 3) Contrato Prestação de serviço. 4) Alugue Casa.
Direito Objetivo: Norma AGENDI. Direito Subjetivo: Faculdade de agir( Faculta Agendi) direito de escolha. 
Direito potestativo: É o direito sobre o qual não recaí qualquer discussão, ou seja, ele é incontroverso, cabendo a outra parte apenas aceitá-lo, sujeitando-se ao seu exercício. Desta forma, a ele não se contrapõe um dever, mas uma sujeição. Ex. A mulher que separar, o outro só tem que aceita e vai impactar sua vida.
 Fontes do Direito (FORMAIS)
Lei: Norma Coercível ; Sansão 
Jurisprudência: Repetidas decisões dos tribunais sobre determinada matéria do direito. É a Aplicação de leis semelhantes à matéria do direito, que não possui uma lei especifica. 
Analogia: É a aplicação de leis semelhantes à matéria de direito, que não possui uma lei especifica.
Costumes: É a produção realizada por pensadores, juristas e filósofos do direito, concentrados nos mais diversos temas relacionados às ciências jurídicas. Ex: Livros, obras e trabalhos científicos, que tem a função de interpretar leis.
P.G.D. (Princípios Gerais do Direito): Princípios do direito são postulados que se encontram implícita ou explicitamente no sistema jurídico, contendo um conjunto de regras.
 LINDB ( Lei de introdução às Normas do Direito Brasileiro)
Art. 1º) Vacatio Legis: É o intervalo entre a data da publicação da lei e a da sua entrada em vigor.(45 DIAS). Fica vigente até ser modificada ou revogada.
Art. 2º) Tempo de vigência: Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.  Quando houver antinomia( conflito entre as leis) a nova lei terá o poder de revogar a anterior. Pode ter Repristinação: Quando a lei revogada volta a ter vigência novamente.
Art. 3º) Cumprimento de lei: Aplica-se a todos mesmo à quem não possui conhecimento( tem poder a todos). Ex: Pego em flagrante por um crime, o mesmo fala que desconhece a lei, isto não é motivo para ser liberado do delito o mesmo terá a que responder e ter à aplicação da lei igual aqueles que tem o conhecimento da lei.
Art. 4º) Omissão da Lei: O juiz utiliza outras fontes de direito, se não houver uma lei especifica. 
Art. 5) Aplicação da Lei: Inibir o juiz e fazer com que ele aplique a lei com exigências do bem comum, para atingir uma finalidade social.
Art. 6) Efeito Prospectivo das Leis: Regra Geral: A lei nova tem efeito imediato após entrar em vigor, só que tem que respeitar o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e direito adquirido.
Ato Jurídico Perfeito: O já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Ex: Não pode haver alteração em um contrato sem o consentimento de ambas as partes e a lei antiga que vai prevalecer se no contrato foi efetuado antes da lei nova.
Coisa Julgada ou Caso julgado: A decisão judicial de que já não caiba recurso.
Direito Adquirido: Se tenho direito de algo quando era a lei antiga e entre outra em vigor, a antiga que prevalece.

Outros materiais