Buscar

RESUMO PARA A PROVA DE HISTÓRIA DO DIREITO DO BRASIL completo (2)

Prévia do material em texto

RESUMO PARA A PROVA DE HISTÓRIA DO DIREITO DO BRASIL – AV1
Civil law – Baseado na lei previamente existente, o juiz aplica o que a lei determina previamente. Lei criada pelos legisladores.
Commom law – Baseado na circunstâncias e especificidades de cada caso, na jurisprudência, o juiz aplica a lei baseado no caso concreto. Não numa lei previamente definida.
Sistema jurídico Romano/ Germânico - A formação do direito civil law se deu com a mistura dos dois direitos o Romano e Germânico. A origem inicial foi em Roma e com as invasões dos bárbaros trazendo assim o seu direito (suas leis) houve essa mistura na forma do direito, um não sobrepõem o outro, se complementaram e unificaram formando o sistema jurídico mencionado.
O SISTEMA JURÍDICO PORTUGUÊS ESTÁ FILIADO AO SISTEMA DA CIVIL LAW OU ROMANO-GERMÂNICO, O MESMO SISTEMA QUE PORTUGAL ADOTAVA.
Fonte de consulta do governo de Portugal para o direito
Direito Canônico
Direito Romano
Direito Germânico 
QUAL FOI O PRIMEIRO DOCUMENTO LEGAL INTERNACIONAL PRODUZIDO SEM A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA
A PRIMEIRA DIVISÃO FOI PELA BULA INTERCOETERA1493 (Bula papal) o papa dividiu as terras para Espanha e Portugal, porém Portugal não gostou dessa divisão pq algumas ilhas ficaram de fora da divisão estabelecida. EM 1494 FOI FIRMADO na cidade de Tordesilhas, O TRATADO DE TORDESILHAS (ATO INAUGURAL DA DIPLOMACIA MODERNA, JÁ QUE FOI O PRIMEIRO ACORDO ENTRE ESTADOS, SEM A INTERFERÊNCIA DO PAPA) POR ESTE TRATADO, A LINHA IMAGINÁRIO DO NOVO MUNDO DE DEMARCAÇÃO ENTRE AS ÁREAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS PASSARIA A 370 LÉGUAS A OESTE DOS ARQUIPÉLAGOS DE AÇORES E CABO VERDE. 
No segundo momento que invadisse era dono das terras. 
Os Portugueses acharam o Brasil em 1500 a caminho das Índias (acharam em nossa terra os índios). Em primeiro momento não se interessaram pelo Brasil. Mas, com medo das invasões e em busca de especiarias como canela, pimenta etc. para conservar os alimentos, enviam uma expedição em 1530nessa ida encontraram o pau brasil que serviu para tingir os tecidos. 
Criaram o sistema Capitanias Hereditárias para extrair através da mão de obra escrava dos índios o pau Brasil.
Portugal não tinham recursos financeiros próprios para investir no processo de colonização brasileira. Por isso, resolveu implantar um sistema em que essa tarefa fosse transferida para as mãos da iniciativa particular os donatários.
Assim, em 1534, o rei de Portugal dividiu o Brasil em 15 grandes lotes (As capitanias hereditárias) e os entregou a pessoas de razoáveis condições financeiras, os donatários.
O donatário (administradores, não donos da terra) era a autoridade máxima dentro da sua capitania, tendo a responsabilidade de desenvolvê-la com seus próprios recursos. Com a morte do donatário a administração da capitania passava para seus descendentes. Por esse motivo as capitanias eram chamadas de Capitanias Hereditárias.
O Vínculo entre o rei de Portugal e o donatário era estabelecido em dois documentos básicos importantes com força de lei
CARTA DE DOAÇÃO
 AS CARTAS DE DOAÇÃO – dava concessão da capitania, direito de posse aos donatários para exploração da terra, dentro desta carta havia a lei de sesmarias que normatizava e que demarcava a divisão de terras de produção. Chamado de pacto colonial. 
• OS FORAIS OU CARTAS FORAIS - REGULAMENTAVAM OS DIREITOS E DEVERES FISCAIS E OS PRIVILÉGIOS DOS DONATÁRIOS, ALÉM DE ESTABELECER OS TRIBUTOS RÉGIOS.
Direitos e Deveres dos Donatários
•	Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las.
•	Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte.
•	Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura. Também podiam enviar índios como escravos para Portugal, até o limite de 30 por ano.
•	Receber a vigésima parte dos lucros sobre o comércio do Pau-Brasil.
•	O donatário era obrigado a entregar 10% de todo o lucro sobre os produtos da terra ao rei de Portugal.
•	1/5 dos metais preciosos encontrados nas terras do donatário deveria ser entregue a coroa portuguesa.
•	O monopólio do Pau-brasil.
ORDENAÇÕES DO REINO
1. ORDENAÇÕES AFONSINAS (1446/ratificado 1448);Afonso cria as ordenações afonsinas- são livros divididos em 5 volumes (direito adm, direito penal, processo penal, direito civil, direito eclesiásticos) técnica de COMPILAÇÕES DE UM IMENSO CONJUNTO DE TIPOS NORMATIVOS QUE SE ENCONTRAVAM EM VIGÊNCIA EM PORTUGAL (Não eram livros novos, pegaram o que existia na época sobre o assunto e juntaram) 
2. ORDENAÇÕES MANUELINAS (1510 -1513);
3. ORDENAÇÕES FILIPINAS (1603- 1917) – Mais utilizada até a criação das nossas leis quando criamos o nosso código criminal 1890 e assim a cada documento jurídico criado foi revogando os documentos das ordenaçõesFilipinas.
As capitanias não dão certo restando somente as capitanias de Pernambuco e São Vicente(Bahia)
1548 – Criação Governo Geral – Vinda de Tomé de Souza (Governador Gera) para o Brasil, veio para administrar o restante das capitanias que ficaram que passaram a se chama de províncias.
E implantar uma justiça itinerante – surge duas figuras das ordenações do rei (Ordenações Manuelinas).
Juiz de fora – é o juiz indicado pelo rei, vindo de Portugal, precisava ser bacharel em direito (Juiz de 1ª instância)
Juiz ordinário – Era um homem bom, homem bom naquela época era um homem de posses, eleito pela população local. Conhecido!!!(Juiz de 1ª instância)
A partir de que as vilas vão se concretizando esse judiciário vai ser itinerante. (Forma de levar a justiça a todo mundo)
O pau brasil perde seu valor e os portugueses lembram da produção muito boa de açúcar na África através dos engenhos. E trazem os engenhos para o Brasil, mas não tinha mão de obra pra a produção canavieira. Os índios ou em contato com homem branco morreram, muitos foram catequisados e protegidos pela igreja católica. A partir 1550, Portugal começou trazer os negros da África para o Brasil.(Tráfico de escravos). 
Os negros moviam a economia do Brasil, através do trabalho escravo para produção e do próprio escravo como produto.
1630 – Ordenações Filipinas
1720 – Intendência (Casa de judição) Para controlar o ouro de Minas Gerais, onde o ouro tem uma numeração. 
Tiradentes – trabalhava para coroa portuguesa, era militar, sabia da rota de contrabando do ouro.
O ouro era levado dentro do santinho do pau oco.
CONJURAÇÃO MINEIRA DE 1789 QUE TIPO DE PENAS ESTAVAM PREVISTAS NAS ORDENAÇÕESFILIPINAS, E QUAL FOI APLICADA A TIRADENTES 
A deleção acusava Tiradentes
A sentença dele foi construída através do LIVRO V DAS ORDENAÇÕES FILIPINAS PREVIA UMASÉRIE DE PENAS: PERDA E CONFISCO DOS BENS E MULTAS, PRISÃO SIMPLES E PRISÃO COM TRABALHOS FORÇADOS, GALÉS TEMPORÁRIAS OU PERPÉTUAS, DESTERRO (CONDENAÇÃO DE DEIXAR O LOCAL DO CRIME) E O DEGREDO (CONDENAÇÃO DE RESIDÊNCIA OBRIGATÓRIA EM CERTO LUGAR), BANIMENTO OU EXÍLIO (DEGREDO PERPÉTUO), OS AÇOITES, A DECEPAÇÃO DO
MEMBRO E AS VÁRIAS FORMAS DE PENA DE MORTE – MORTE NATURAL (FORCA), MORTE NATURAL COM CRUELDADE (COM TORTURA PRÉVIA) E MORTE NATURAL
PARA SEMPRE (COM EXPOSIÇÃO DO CADÁVER NA FORCA até dia 1 de novembro), ALÉM DA MORTE ATROZ (COM CADÁVER ESQUARTEJADO)
Tiradentes passou pelo processo inquisitivo, através da confissão a rainha das provas sobre a tortura. Sendo condenado pelo crime de lesa majestade com aplicação de pena de MORTE NATURAL PARA SEMPRE (COM EXPOSIÇÃO DO CADÁVER NA FORCA até dia 1 de novembro), além de ter o corpo esquartejado e colocado em todas as cidades em que ele fez a suas infâmias, a pena não se restringia ao autor ela passava para suas gerações. Processo também chamado de devassa.
Plebeu tinha um tipo de pena
Fidalgo outro tipo de pena
Mulher honesta – tinha diferença
Mulher não honesta – penas diferentes
Tudo que o papa considera-se pecado era tido com errado/crime.
No Brasil colonial – processo inquisitorial
No Brasil império –processo adversarial (a um duelo entre os advogados,aquele que convence o juiz vence o caso), que dá direito de resposta, direito de defensa, todas as garantias (em 1832 – cria-se o código de processo penal ). 
Mudança do processo inquisitorial em 1832 para processos adversarial, a mudança acontece em virtude da constituição de 1824.
1789. A revolução Francesa ocasionou o fim da monarquia, com assunção de Napoleão Bonaparte que quer conquistar o mundo. A coroa Francesa e a Coroa Inglaterra brigam (Inimigos mortais), porque Inglaterra está num processo de industrialização e o Franceses ficam muito interessado em disputar esse mercado. Acontece o bloqueio continental em 1807
INGLATERRRA AJUDA A FAMÍLIA REAL A VIR PARA O BRASIL
1808 - D. João traz família real para o Brasil, traz toda estrutura vem o poder judiciário, executivo, legislativo, banco do brasil. Faz a carta regia que abre os portos as nações amigas, nossa amiga Inglaterra que nos pressiona para acabar com a escravidão, comercializar os produtos ingleses, acaba o pacto colonial.
1815 – O Brasil - Deixa de ser colônia e passa a ser Reino Unido de Portugal.
Em Portugal fica só os vices
Após revolução do porto quer q a coroa portuguesa volte ao país para construção de uma nova constituição.
1821- D João retorna para Portugal diz que vai ficar. Ele organiza o processo de compra da nossa independência. 
D. Pedro fica no Brasil NO LUGAR DO PAI
O BRASIL NASCEU MONARQUIA, CONTINUOU A ESCRAVIDÃO, A MONOCULTURA, o latifúndio.
1823- é formado uma assembleia constituinte, tem o papel primordial de construção da constituição.
D. Pedro! Não aceita o documento porque limitava seu poder e dava autonomia a assembleia geral. Esse documento chamava-se da constituição da mandioca (estava ligada a produção de farinha). 
D Pedro chamou 10 pessoas da sua confiança para redigir a constituição.
CONSTITUIÇÃO DE 1824 – Veio para humanizar os futuros documentos
- SEU TEXTO FOI OUTORGADO; Imposta
Semiabsolutista
- ADOÇÃO DE UM REGIME POLÍTICO MONÁRQUICO;
Hereditária – passada de pai pra filho
Representativa- porque tem uma assembleia geral que representa a voz do povo
- DIVISÃO EM QUATRO PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E MODERADOR (poder exclusivo e pessoalíssimo da pessoa do imperador), SENDO ESTE ÚLTIMO DETERMINANTE PARA A INSTAURAÇÃO DEUM REGIME SEMI ABSOLUTISTA;
- VOTO indireto e aberto (não secreto) CENSITÁRIO BASEADO NA RENDA; Somente homens maiores de 21 anos. Analfabeto votava bastava ser maior de 21 e ter renda.
Sistema eleitoral – eleitores da província(senadores (cargo vitalício) e Deputados(4anos)) e eleitores da paróquia (Somente homens maiores de 21 anos. Analfabeto votava bastava ser maior de 21 e ter renda)
Voto Indireto porque os eleitores da paróquia escolhiam os eleitores da província 
A votação acontecia na paróquia, os eleitores eram da paróquia, era lá na paróquia que os documentos eram feitos (certidão de nascimento, óbito, os contratos eram celebrados lá dentro, o pedação de chão para enterro era na paróquia)
Padroado –as pessoas do clero recebiam salários, essa relação de entre a igreja e o estado do império, é a utilização essa mão de obra do clero como funcionários públicos do império. Todas as documentações eram emitidas pela paróquia(o cartório da época) e o clero recebia por essa mão de obra.
Beneplácito – acatamos as ordens que vinham do Papa(o que o Papa considerava-se errado (pecado) era automaticamente considerado errado/crime no Brasil).
A assembleia geral unicameral – Era única casa formada pelos os dois poderes.
Estado confessional- Tem uma religião definida pelo estado. O estado define qual religião deve ser seguida.
No império brasileiro o estado era confessional, porque tinha a religião católica como oficial. Poderia ser qualquer outra mas, foi colocada a católica herdada de Portugal.
(Podia praticar as outras religiões somente dentro de casa, não poderiam ser professadas abertamente)
Laico – Quando não tem religião definida pelo estado, não é liberdade religiosa. Na época da Republica se dizia laico mais perseguiam qualquer pessoa que professasse outra fé (curandeira, ciganas, religião africana, rezadeiras)
- ESTABELECIMENTO DO CATOLICISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL DO BRASIL, SENDO A IGREJA SUBORDINADA AO ESTADO
EXECUTIVO, chefe do poder executivo era o imperador
LEGISLATIVO, seus ministros
JUDICIÁRIO, STJ – magistrados indicados pelo imperador
MODERADOR – Organização política do estado, com objetivo de manter os poderes equilibrados entre si (poder exclusivo e pessoalíssimo da pessoa do imperador), SENDO ESTE ÚLTIMO DETERMINANTE PARA A INSTAURAÇÃO DE UM REGIME SEMI ABSOLUTISTA;
1932 - CÓDIGO CRIMINAL (CARACTERÍSTICAS) – processo adversarial 
A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE ENTRE O CRIME E APENA;
• A IMPOSSIBILIDADE DA PENA ULTRAPASSAR A PESSOADO INFRATOR; não passa para suas gerações
• A HUMANIZAÇÃO DA PENA DE MORTE, SEM A TORTURA; (menos aos negros q não eram considerados pessoas)
• A PROIBIÇÃO DAS PENAS CRUÉIS, SEM ENFORCAMENTOS E DECAPITAÇÕES, EMBORA AINDA TENHA PERSISTIDOALGUMAS PENAS PREVISTAS PELAS ORDENAÇÕESFILIPINAS.
Relação entre a constituição de 1824 e o código criminal de 1930 e código processual criminal de 1832
Pq o art. 179 da constituição que fala de direitos civis fala da humanização das leis e abole a tortura e o processo inquisitorial, dando direito de resposta, direito de defensa, todas as garantias.
Mudança do processo inquisitorial em 1832 código processual criminal para processos adversarial
Revisão AV2
O movimento cara pintada (92), logo após a denúncia de corrupção, em decorrência de uma CPI, os estudantes foi pra rua pedir a saída do presidente, impeachment do Presidente Collor. Ele renúncia antes para não perder os direitos políticos.
Tradição que se renova – Comparação do Collor e João Goulart
Na saída do Collor houve um processo e ele conseguiu sair e manter seus direitos políticos. Já João Goulart foi retirado do poder, sem procedimento, sem direito a defesa, sem nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensalão – Não é um caso isolado da nossa História e sim muito antigo na raiz da nossa história. Essa compra de partido é bem antiga desde a época de D. João.
A união estável de pessoas do mesmo sexo é uma ruptura, uma mudança que o direito começou a fazer. Começou através de jurisprudência, hoje é uma súmula vinculante.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sistema Civil Law, baseado na letra da lei, uma lei prévia nesse sistema feita pelo legislador. Tem raiz católica. Romano germânico 
Common Law – baseado em caso concreto, costumes e jurisprudência. Tem raiz protestante. Anglo-saxão.
Nosso sistema é civil law, Romano Germânico porque somos colônia de Portugal e herdamos esse sistema. É Romano Germânico, porque teve a invasão em Roma dos Bárbaros e deixaram um pouco do seu direito e assim junto o direito romano ao germânico.
Portugal fez um documento muito importante, resolveu organizar o seu direito através da técnica de compilação e criou a ordenações do Rei. A Ordenação que mais marcou a nossa história foi a Ordenações Filipinas. Foi a união Ibérica onde o mesmo Rei era Rei de Portugal e Espanha (Filipe).
Ordenações do Rei - Esse documento fazia diferenciação na aplicação das suas penas. Para Fidalgo era um tipo de pena e para plebeu outro tipo de pena. De acordo com a condição financeira.
O direito penal naquela época não era aplicado apenas na figura do indivíduo, as penas aplicadas passavam até 3 gerações.
Tiradentes – Foi enforcado, crime de lesa majestade com pena de morte natural para sempre.
Era utilizado a tortura por nosso processo era inquisitorial.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Portugal se deparou com esse montante deterras aqui e não tinha recurso para investir. Separou em grandes lotes e criou-se então a capitanias hereditárias.
Nas capitanias hereditárias os documentos utilizados eram: 
Carta de doação – (Posse) dava concessão da capitania, direito de posse aos donatários para exploração da terra, dentro desta carta havia a lei de sesmarias que normatizava e que demarcava a divisão de terras de produção(cultiva pode ficar na terra, parou de cultivar saí da terra). Chamado de pacto colonial. 
Carta Floral - REGULAMENTAVAM OS DIREITOS E DEVERES FISCAIS E OS PRIVILÉGIOS DOS DONATÁRIOS, ALÉM DE ESTABELECER OS TRIBUTOS RÉGIOS.
Os direitos e deveres dos donatários
Mandar 10% de tudo que arrecadado para Portugal
Monopólio do Pau – Brasil
Mandar índios para Portugal
É aqui que começa o pacto colonial!!!
Lei abolicionistas
1850 - Lei Eusébio de Queiroz – Acabou com o tráfico de escravos
Lei áurea- acabou com a escravidão
Lei de ventre livre – a princípio a criança (filho de escravo) com 8 anos e depois mudado para 12 anos, que deveria ficar com o dono da terra ou estado, se ficasse com estado o dono da terra recebia uma indenização. O teoricamente essa criança só seria liberta quando fosse maior de idade.
Lei sexagenária – Escravos maiores de 65 anos fossem libertos.
Os ingleses aprovaram a Lei Bill Aberdeen. Tal lei autorizava as embarcações britânicas a confiscarem todo e qualquer navio que transportasse escravos. 
Lei Feijó (1827) - Assinamos um documento com a Inglaterra que ratificamos em 1831, lei só para Inglês Ver -  que declarava livres os africanos desembarcados em portos brasileiros desde aquele ano.
Lei de terras - Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra. Essa nova leisurgiu em um “momento oportuno”, quando o tráfico negreiro passou a ser proibido em terras brasileiras.
Características de todas as constituições
Direito de voto – sistema de direito de voto
Divisão dos poderes
Constituição 1824 - Outorgada
(Executivo, legislativo e Judiciário e Moderador) Sistema era unicameral (Senadores e deputados juntos)
Monarquia, constitucional, hereditária e representativa
Voto: Somente homens maiores de 21 anos. Analfabeto votava bastava ser maior de 21 e ter renda. Censitário, aberto e indireto
Direitos civis: Voto e propriedade (1ª geração)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As republicas todas tiveram os poderes Executivo, legislativo e Judiciário. A partir da república o sistema é bicameral (2 casas).
Chefe do poder executivo – presidente da república
Os militares chegam ao poder 1889, governo provisório, tomam conta da administração, não participam o povo. Pensamento de nova república.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Constituição Republicana 1891 - Promulgada – Tem presidente e vice presidente. Promulgada – Nasce inspirada na Constituição Americana. Estados Unidos do Brasil
Voto é universal, homens maiores de 21 anos que fossem alfabetizados. Eleição direta
Mulheres não votam, praças de pré e religiosos que tivessem voto obediência.
Criação do Harbes corpus 
Código eleitoral de 1932
Cria-se a Justiça eleitoral/ voto secreto/ voto feminino/ maiores de 21 anos.
Constituição 1834 – Promulgada – Democrática 
 Entretanto, na carta de 1834 tinha 2 casas porém o senado só tinha função de consulta. Mesmo sendo Bicameral. Tem presidente, não tem vice presidente.
Voto: secreto, universal, ambos sexos (18 anos), mulheres que tenham cargo público obrigatório, homens obrigatórios e o restante das mulheres facultativo (PatrioPoder).
Patriopoder – a mulher sobre a tutela do marido, o representante masculino da família (irmão, tio, cunhado)
Essa constituição foi inspirada na revolução constitucionalista de 1932 e externamente a constituição de Weimar (carta alemã) - Direitos sociais (direitos do trabalho), 2ª geração
Jornada de trabalho, carteira de trabalho, salário capaz de satisfazer a necessidade do trabalhador
Carta democrática - ampliou direitos civis e traz os direitos sociais
Direitos de 1ª e 2ª geração
Tinha harbes corpus e mandato de segurança
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Artº 179 – abolia a tortura e maus tratos, mas não alcançavam os negros porque não era considerado gente, eram ser sem alma.
Pq o art. 179 da constituição que fala de direitos civis fala da humanização das leis e abole a tortura e o processo inquisitorial, dando direito de resposta, direito de defensa, todas as garantias.
Mudança do processo inquisitorial em 183 2código processual criminal para processos adversarial
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Constituição 1937- Outorgada – Imposta – Não é democrática 
Por que Vargas, instaura o ESTADO NOVO e suprime as nossas garantias, direitos fundamentais de 1ª geração (direitos civis).
Revolução Francesa – Liberdade -Direitos fundamentais de 1ª geração (direitos civis) – Surgem par humanidade pós revolução francesa
A 1º coisa que um governo ditatorial faz é retirar os direitos de 1ª geração (direitos civis)
A liberdade foi cerceada. Tirou o harbes corpus, tinha toque de recolher.
Vargas, governou por decreto lei e ele criava lei que ninguém sabia. As leis tinham que passar pelo parlamento segundo a constituição, porém esse estava fechado. 
______________________________________________________________________________
Direitos Fundamentais 
1ª Geração – liberdade - Revolução Francesa – Liberdade -Direitos fundamentais de 1ª geração (direitos civis) – Surgem par humanidade pós revolução francesa
2ª Geração – direitos sociais - constituição de Weimar(1919) (carta alemã) - Direitos sociais (direitos do trabalho), 2ª geração
3ª Geração – Fraternidade – os direitos difusos - Nasceu pós 2ª guerra mundial com a criação da ONU ( só existiu no Brasil na carta de 1988). Meio ambiente, patrimônio cultural etc
Constituição de 1946 - Tem presidente e vice presidente.
Constituição 1988 - Tem presidente e vice presidente. (Possui as 3 gerações de direitos fundamentais).
 
Durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país.
República do café com leite - Intercalavam o poder, depois da republica das espadas entre São Paulo e Minas.
Elite – São Paulo (café), grandes latifundiários
Minas –- Curral eleitoral - Maiores números de eleitores (leite)
Revolução de 30
O Revolução de 1930 foi um evento armado da história brasileira, perpetrados pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, os quais levaram a cabo o golpe de Estado de 1930, quando foi deposto o presidente da república Washington Luís, no dia 24 de outubro de 1930, impedindo a posse do presidente eleito Júlio Prestes, sob alegações de fraude eleitoral, desgosto popular em função da crise econômica de 1929 e, por fim, o assassinato de João Pessoa.
Vargas toma o poder em 30 (governo provisório), junto com os tenentes, apoiados pelos governadores de outros estados.
Revolução de constitucionalista de 32 em SP, onde ele exige efetividade do Código eleitoral de 1932 - Justiça eleitoral/ voto secreto/ voto feminino/ nova constituição. (Partidos comunistas, grandes latifundiários de SP e Movimento operários).
Curral eleitoral - na República Velha que indicava local uma região onde um político(coronel) possuía grande influência(controle), é bastante conhecido ou onde é muito bem votado. A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto no Brasil. (não está vinculado ao voto do cabestro ou ao clientelismo)
Voto de cabresto– sistema tradicional de coerção, ameaça e imposição para que o eleitor vote em alguém.
Clientelismo – Troca de favores, surge a partir do secreto 
Guarda Nacional(1831) – Criada para proteção da constituição e do imperador
Coronelismo – Como o fim da guarda nacional, aqueles que serviram a guarda voltaram para suas cidades e utilizaram o status(título) já extinto para forma o seu curral eleitora.
Feito pelos grandes latifundiários Código civil de 1916 – Base do código civil era família (pai, mãe e filhos legítimos dentro do casamento), propriedade (a propriedade é dele e só eles podem dispor dessa propriedade) e contrato (compra e venda, trabalho). Existia o patriopoder. 
 
Intentona comunista – Aliança nacional liderada por Prestes
Intentona integralista – milícia autorizada pelo governo de Vargas
Lei da Anistia - 78 acaba os efeitos do ato institucional número v. Essa lei veio em 79 para trazer “o perdão” para ambas as partes, perdoem o que eu(estado) fiz em relação a ditadura e eu perdoo o que vocês fizeram (manifestações políticas, eleitorais e lutas contra o governo vigente da época/ considerados criminosos políticos pelo regime militar). Os exilados voltam para o país.
Começamos a nos preparar para eleições Direta para governador (82) – Abertura política começou com o perdão (Lei da anistia), direitos políticos reestabelecidos, surgem os partidos políticos
Diretas Já - foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira.
As eleições foram indiretas - Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral. Porém, ele não chega a tomar posse (morre) e José Sarney vira presidente do Brasil.

Continue navegando