Buscar

SAUDE E DOENÇA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ONU
As Nações Unidas, desde sua criação, têm participado ativamente na promoção e proteção de bons níveis de boa saúde em nível mundial. Liderando este esforço no âmbito do Sistema das Nações Unidas esta a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja Constituição entrou em vigor a 7 de abril de 1948. 
No início, foi decidido que as prioridades da OMS seriam a malária, a saúde de mulheres e crianças, a tuberculose, doenças venéreas, a nutrição e o saneamento ambiental. Muitos destes assuntos permanecem ainda na agenda da OMS até hoje, além de novas doenças, como o HIV/AIDS.
Mas não é verdade que todo o trabalho do Sistema das Nações Unidas de apoio à saúde global seja realizado através da OMS.
Atualmente as Nações Unidas têm 26 programas, fundos e agências vinculados de diversas formas com a ONU apesar de terem seus próprios orçamentos e estabelecerem suas próprias regras e metas. Todos os organismos têm uma área específica de atuação e prestam assistência técnica e humanitária nas mais diversas áreas
Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.
Atualmente são 25 agências especializadas, Fundos e Programas possuem escritórios no Brasil.
Fonte:http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_pronpro&view=pronpro&Itemid=846.
A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.
Todo esse esforço é direcionado para alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da OPAS/OMS, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães e crianças, trabalhadores, idosos, pobres, refugiados e desabrigados.
O atual Representante da OPAS/OMS no Brasil é o Dr. Joaquín Molina.
O Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 está alicerçado em duas referências programáticas básicas. Por parte do Sistema das Nações Unidas, o Marco responde aos chamados da Agenda 2030 – Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
A nova agenda mundial discutida a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012, a Rio+20, focada na sustentabilidade do desenvolvimento econômico, social e humano. Englobando em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A nova agenda mundial avança e amplia as conquistas que o mundo já havia alcançado durante a implementação dos oito ODM integrantes da agenda anterior. 
5
Fonte: http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel/.
6
Agenda 2030
Fonte: http://www.agenda2030.org.br/.
ODM 4 a 6: Reduzir a mortalidade na infância (Objetivo 4), Melhorar a saúde materna (Objetivo 5), Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças (Objetivo 6)
ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades 
Diretrizes estratégicas do PPA 2016-2019:
Garantia de acesso universal aos serviços de atenção básica e especializada em saúde, com foco na integralidade e qualidade do atendimento e no fortalecimento do SUS.
Garantia de acesso da população ao sistema previdenciário, com qualidade e equidade no atendimento e melhoria da gestão, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.
Garantia de acesso com qualidade aos serviços de assistência social, por meio da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Fonte: https://nacoesunidas.org/pnud-selo-dos-objetivos-do-milenio-e-entregue-a-instituicoes-que-se-destacaram-no-piaui.
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos , conforme o Art. 25, parágrafo 1, toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
Fonte: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm.
BIBLIOGRAFIAS
https://nacoesunidas.org/acao/saude.
http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_pronpro&view=pronpro&Itemid=846
https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/01/Marco-de-Parceria-para-o-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel-2017-2021.pdf
http://www.agenda2030.org.br
https://nacoesunidas.org/pnud-selo-dos-objetivos-do-milenio-e-entregue-a-instituicoes-que-se-destacaram-no-piaui
https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando