A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
ATIVIDADE INFORMÁTICA

Pré-visualização | Página 1 de 4

FACULDADE PIO DÉCIMO
ENGENHARIA CIVIL & ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
ATIVIDADE – 2017.2
1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de
R - 1ª geração - Grande espaço ocupado; dificuldade na manutenção; superaquecimento; grande incidencia de mau funcionamento.
2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.
R - Os computadores da 1ª geração eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinhammuitos metros de fios.Os de 2ª geração houve a substituição das válvulas eletrônicas por transistores e os fiosde ligação por circuitos impressos que tornou os computadores mais rápidos, menores ede custo mais baixo, mesmo esquentando muito.
3. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam
significativamente menores que seus antecessores?
R - Conforme foram evoluindo os computadores, deixaram de ser mecânicos e assimtornando-se eletrônicos e com o passar dos tempos ficaram menores.
4. Faça uma descrição das gerações de computadores, citando suas principais
características.
R - 1ª Geração - As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.	
2ª Geração - Transistores
3ª Geração - - Circuitos Integrados
4ª Geração - Microprocessadores
5ª Geração – Memória Artificial
5. Cite 4 evoluções da história dos computadores.
R - Primeira Geração (1951-1959) - os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumiam muita energia. Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
Segunda Geração (1959-1965) - ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
Terceira Geração (1965-1975) - os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados, os quais substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
Quarta Geração (1975-até os dias atuais) - com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão, ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel, com navegação na web.
6. Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores?
R - 1ª Geração: Uso demasiado de válvulas, computadores enormes que quebravam fácil e de super aquecimento. Essas máquinas também eram de uso restrito.
2ª Geração: Início da “popularização”, tornam-se comerciais e as válvulas são substituídas por transistor, diminuição do consumo de energia e menor número de problemas.
3ª Geração: Substituição de transistor por circuitos integrados, aumentando assim a capacidade de processamento.
4ª Geração: Aceleração do desenvolvimento dos circuitos integrados, fazendo que com isso computadores tivessem o poder de processar informações milhares de informações em alguns segundo.
5ª Geração: Estamos se não vivendo, nos aproximando dessa fase da tecnologia. Algumas áreas da computação estão tendo avanços significativos, ex.: A computação quântica, computação nas nuvens.
7. Na ordem cronológica marque a alternativa correta.
a) Ábaco, Eniac, Chip, Transistor e Microprocessador
b) Eniac, Ábaco, Chip, Transistor e Microprocessador
c) Ábaco, Eniac, Chip, Microprocessador e Transistor
d) Ábaco, Eniac, Transistor, Chip e Microprocessador
8. Explique como funciona um computador.
R - O computador é composto de placa mãe onde estão conectado várias placas, como de rede, pente de memória, o fundamente HD e um chip chamado de CPU, tudo isso é o hardware, para o computador funcionar também precisa de um software, por exemplo o Windows da microsoft. A partir daí é com o usuario quem vai manipular a máquina e tirar o maximo de proveito.
Os programas que rondam no computador são códigos binários e existe um tradutor desse código binário que pode ser um programa chamado de JAVA, ele é o responsável por fazer a máquina entender os programas que nós usuário criamos. 
9. Cite 05 características de um computador.
R – Periféricos; Componentes físicosinternos; Sistema Operacional; Aplicações utilitárias; Compartilhamento em rede.
10. Indique as partes fundamentais de um computador, explicando cada uma
delas.
R - O hardware é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas.
O software é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado.
11. Explique a diferença entre Dados e Informação.
R - Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações
12. Explique as fases do processamento de dados.
R - Em informática, e mais especialmente em computadores, a organização básica de um sistema será na forma de:
	Entrada
	→ 
	Processamento 
	→
	Saída
Dispositivos de entrada são os equipamentos através dos quais podemos introduzir dados no computador. 
Processamento pode ser definido como sendo a maneira pela qual os dados de entrada serão organizados, modificados, transformados ou agrupados de alguma forma, gerando-se assim uma informação de saída.
Dispositivos de saída são os equipamentos através dos quais são geradas as informações resultantes do processamento.
13. Quais os componentes do Processador? Explique a funcionalidade de cada
uma delas.
R - Unidade de busca de instruções: Carrega instruções na memória de alta velocidade (Registradores de instrução).
Registradores: Guardam dados para uso imediato e são compostos por memórias ultrarrápidas.
Unidade de controle (UC): Responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU.
Unidade De Decodificação De Instrução: Interpreta as instruções carregadas e envia para a unidade de execução.
Unidade De Lógica E Aritmética (ULA): Executa as operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão e comparações lógicas). Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra, e quando quantidades são iguais e se o número é positivo, negativo ou nulo. Podendo até mesmo executar funções lógicas com letras e com números.
Caches: Armazenam uma cópia dos dados da memória principal e possibilitam acesso rápido às informações.
Interface De Barramento: Permite a comunicação entre o processador e os dispositivos.
14. Diferencie memória volátil e memória não-volátil.
R - A memória volátil é quando você perde todos os seus dados quando o computador é desligado, um exemplo disso é a memória RAM. E a memória não-volátil é quando você desliga o computador e os seus dados não são perdidos com o desligamento da máquina eles ficam armazenados, um exemplo disso é o disco rígido.
15. Defina os seguintes conceitos:
a. Informática - conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.