Buscar

ultimo avaliando de aquatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O exercício físico realizado em ambiente aquático tem como uma das grandes vantagens a redução do impacto nos membros inferiores, que pode ser em torno de quatro vezes menor do que o impacto resultante do mesmo exercício executado em meio terrestre (Parreira & Baratella, 2011). Considerando essa redução do impacto, pode-se atribuir essa vantagem diretamente:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Ao coeficiente de arrasto
	
	
	À viscosidade
	
	
	À ação da gravidade
	
	
	Ao princípio de Arquimedes
	
	
	À Lei de Pascal
	
	
		2.
		Os efeitos terapêuticos e fisiológicos da água são espantosamente amplos. Essa circunstância é resultado de uma notável série de efeitos relacionados as forças físicas atuando sobre o organismo dentro do água. Ao longo do tempo, foram sendo realizados estudos no campo da hidroterapia, e dessa forma desenvolvidos métodos de aplicação terapêutica da água. O método Halliwick é familiar para a maioria dos profissionais de reabilitação aquática que durante algum tempo estiveram envolvidos em aquática. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ O Método Halliwick é dividido em 4 fases: adaptação, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação dos movimentos. II ¿ O Método Halliwick foi desenvolvido por James MacMillan (engenheiro) que em 1949 iniciou seu trabalho com pessoas portadoras de deficiência física na piscina. III ¿ No Método Halliwick são utilizados flutuadores artificiais para o aprendizado de habilidades como submergir, rolar e controlar o equilíbrio. IV ¿ O Método Halliwick foi criado para ensinar os indivíduos com incapacidade de nadar e dois elementos foram claramente definidos: Natação e Terapia. V ¿ Os jogos e/ou atividades aquáticas do Método Halliwick contêm princípios de ensino do programa de dez pontos. É correto apenas o que se afirma em:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	I, II, IV e V.
	
	
	I, II, III e V.
	
	
	I, III, IV e V.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	II, III, IV e V.
	
	
		3.
		O princípio de Arquimedes afirma que, quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca. Um dos benefícios da flutuabilidade para o trabalho aquático é a redução do peso suporte. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que NÃO CONDIZ com os benefícios da redução do peso suporte.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	
	Auxílio para postura ortostática;
	
	
	Diminuição da pressão intra-articular;
	
	
	Facilitação da movimentação articular;
	
	
	Aumento da pressão intra-articular;
	
	
		4.
		"A hidrocinesioterapia difere da hidroterapia. Na hidrocinesioterapia são utilizadas as propriedades físicas da água de uma piscina aquecida para a realização de movimentos, isto é, são os princípios da cinesioterapia aplicados a um ambiente aquático". Os princípios dos métodos HALLIWICK, BAD RAGAZ e WATSU são definidos como: I. MÉTODO HALLIWICK ¿ utiliza princípios da facilitação neuromuscular proprioceptiva na recuperação funcional; II. MÉTODO BAD RAGAZ ¿ utiliza princípios da natação (nado livre e outros) aplicados à recuperação funcional de pacientes ortopédicos, amputados e com doenças neurológicas; III. MÉTODO WATSU ¿ está baseado nos princípios do zen shiatsu aplicáveis na água. Não é propriamente um método voltado para recuperação funcional, mas realiza de forma ampla alongamento e relaxamento de todos os segmentos corporais, servindo como proposta pré e pós em relação a outros métodos; portanto pode ser aplicado em pessoas sem alterações funcionais, como também em sequelas de doenças músculo-esqueléticas e neuromusculares com boa resposta. Marque a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	
		5.
		O princípio de Arquimedes afirma que, quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Empuxo;
	
	
	Refração;
	
	
	Pressão Hidrostática;
	
	
	Arrasto;
	
	
	Metacentro;
	
	
	
	CONFERIR E ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais