Buscar

3º Avaliando de Fisioterapia Cardiovascular 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3º Avaliando de Fisioterapia Cardiovascular – 2017.2
	1a Questão (Ref.: 201403315752)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1a Questão (Ref.: 201001623766) Pontos: 0,0 / 0,1 A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado para investigação de infarto agudo do miocárdio.
		
	
	O quadro clínico descrito acima demanda uma atuação, exclusiva, do médico na fases I da reabilitação cardíaca.
	
	Na fase hospitalar da reabilitação o fisioterapeuta deverá realizar um treinamento aeróbico com intensidade de 80% da FC máx do indivíduo.
	
	Na alta hospitalar o paciente deverá ser orientado a fazer exercícios com intensidade moderada até a primeira consulta com o cardiologista.
	
	Esse paciente, na fase ambulatorial, deverá fazer o treinamento sem que sua frequência cardíaca ultrapasse 15 bpm em relação à frequência de repouso.
	 
	Na fase de internação em Unidade de Terapia Intensiva, após liberação para cinesioterapia, deverá ser estabelecido um programa de exercícios de membros superiores e inferiores cuja intensidade seja leve.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402917006)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema circulatório é um grande sistema fechado constituído por vasos que conduzem o sangue dos ventrículos aos tecidos, e destes de volta aos átrios. Com relação à fisiologia do sistema cardiovascular analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O nó sinusal é ativado após um estimulo gerado no SNC.
II - O cálculo para quantificação do débito cardíaco é realizado a partir da soma do volume sistólico final com o valor da frequência cardíaca em repouso.
III - Aumentando-se a pós-carga haverá um aumento no débito cardíaco.
Assinale a alternativa correta:
 
		
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas III está correta.
	 
	Estão incorretas I, II e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403105130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2 , pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização. Considerando a reabilitação desse paciente, avalie as afirmações a seguir. I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso. II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados. III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores. IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca. É correto o que se afirmar em:
		
	 
	II e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403064050)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O comprometimento valvar mais comum se dá na valva:
		
	
	Triscúpide
	 
	aórtica
	
	Pulmonar
	 
	Biscúspide
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403063404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto as recomendações para prescrição do exercício resistido no cardiopata é correto afirmar:
		
	
	Os exercícios isométricos são os mais recomendados devido ao seu potencial para estimular o ganho de força e trofismo.
	
	Durante a execução dos exercícios o ritmo das repetições deverá ser livre para que sejam rápidos e a manobra de Valsalva deve ser evitada.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	 
	Para pacientes cardiopatas, recomendam-se exercícios que envolvam os principais grupos musculares e uma série de 10 a 15 repetições, sempre respeitando os valores de 11 a 13 na escala de Borg.
	
	A carga de treinamento deve ser selecionada de forma aleatória, uma vez que a aplicação do teste de 1RM como modo de avaliação para força muscular não é recomendada para orientar a prescrição em cardiopatas, somente em indivíduos saudáveis.

Outros materiais