Buscar

estagio karina 9 período

Prévia do material em texto

UNISÃOLUIS EDUCACIONAL LTDA
FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS
CURSO DE DIREITO 10º PERÍODO
KARINA MARINHO DA COSTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
São Luís
2017
KARINA MARINHO DA COSTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Faculdade Estácio de São Luís, para demonstrar as atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório.
Supervisor Docente: Prof. Isaque Ramos. 
 
Aprovada em: _____/_____/_____
Nota: ______ (___________)
______________________________________
Supervisor Técnico
_____________________________________
Supervisor Docente 
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus em primeiro lugar, pois sem a sua ajuda, a sua direção e o seu agir eu não teria capacidade para estar aqui, por se fazer presente em todos os momentos, por me ter dotado de saúde, sabedoria e disposição para alcançar mais uma vitória em minha vida. 
Agradeço a minha família que com toda humildade e simplicidade ensinou-me a ser uma pessoa decente a respeitar e buscar meus sonhos de forma honesta ainda que seja com muito trabalho, mas sem nunca passar por cima de nenhum semelhante. Agradeço também ao meu irmão Igor por estar ao meu lado todo esse tempo me dando força, apoio e confiança 
Agradeço a todos meus amigos, colegas por confiarem em mim, sempre me dando forças para não desistir. Aos meus amigos do estágio, pela dedicação, compreensão e pela presença constante durante toda essa fase.
.A essa instituição, seu corpo docente pela administração do Núcleo de Prática Jurídica onde iniciei meu primeiro estágio.
A oportunidade que estou tendo de ter um conhecimento a mais dentro do meu curso, aprimoramento dos meus estudos.
A todos que fizeram parte da minha rotina direta ou indiretamente nesse semestre.
E especialmente agradeço o apoio da minha mãe que tenho um amor incondicional, pois, ela é meu alicerce e fez com que eu tivesse a oportunidade de estudar, mesmo com todas as dificuldades que vividas diariamente, o meu muito obrigada.
 
Dedico este trabalho exclusivamente a minha mãe Mauranir, por ter me proporcionado essa oportunidade de aprendizado, o meu curso superior.
‘’Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. 
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.’’
Clarice Lispector
RESUMO
O Estágio Curricular Obrigatório é desenvolvido por intermédio do programa de aprendizagem Estágio Supervisionado de Prática Jurídica, que integraliza a estrutura curricular do curso cabendo aos professores supervisores com carga-horária docente destinada para esse fim, a orientação e o acompanhamento do aluno estagiário. 
Os acadêmicos de Direito realizam o estágio curricular obrigatório e prestam assistência jurídica gratuita à população economicamente carente nas Comarcas de sua competência.
Neste período acadêmico iniciei meu quarto estágio referente ao meu curso, no qual pude aprofundar meus conhecimentos que até então estariam somente na teoria, abrangendo todas as áreas do direito, em especial a trabalhista, cível e criminal. 
Como atividades tivemos audiências reais assistidas, onde pude participar de perto como nossa legislação é aplicada e usada para desenvolver as lides, conflitos que acontecem no nosso dia a dia.
Assisti audiências de instrução e julgamento e conciliação onde pude participar de perto como realmente acontecem as situações de conciliação, entendi como acontecem os julgamentos e os trâmites dos processos, como o advogado se mantém no momento da audiência e o que aplicar em cada processo.
 A atividade onde puder pôr em prática os estudos e teorias foi na audiência simulada que foi feita pelos alunos do meu plantão, onde a atuação como advogada de defesa e desenvolver a tese contestada na elaboração da minha peça. 
Ao decorrer dos estágios supervisionados presentes tive a certeza que esse é o meu meio profissional que tanto busco, pois, além de colocar em prática nossos meses de estudo sobre o assunto, enxerguei que realmente essa era a escolha certa pra minha vida profissional e exercer o cargo de uma Procuradora de Justiça atuando em nome do Ministério Público zelando pelo interesse da justiça e a execução de nossas leis. Vejo meu estágio como base para o futuro próximo na carreira de advocacia, uma experiência com o público e o mais importante, lidar com os casos que terei que solucionar no decorrer da minha profissão. Esse nono período posso dizer que foi muito conturbado, além de estar na reta final faltando apenas um período para a conclusão do meu curso e também por tudo isso ser novo e hoje sinto a satisfação de dever cumprido.
 SUMÁRIO
	1
	INTRODUÇÃO.........................................................................................
	
	2
	OBJETIVOS.................................................................................................
	
	2.1
	Geral.............................................................................................................
	
	2.2
	Específicos.................................................................................................
	
	3
	METODOLOGIA..........................................................................................
	
	4
	CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CONCEDENTE DO ESTÁGIO
	
	5
	DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO...........
	
	6
	DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE MAIS CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ..........................................................
	
	7
	AUTO – AVALIAÇÃO SOBRE O APRENDIZADO DO ESTÁGIO .............
	
 ANEXOS 
1. INTRODUÇÃO
O quarto estagio obrigatório do Curso de Direito 2013.1 se realizou no começo do mês de agosto desse ano de 2017, no Núcleo de Prática Jurídica da instituição, pela orientação da professora Elisângela Galvão Brito do plantão de segunda-feira das 12:00 ás 14:00, e pelo supervisor de estágio do Núcleo de Prática Jurídica professor Isaque Ramos. Localizado no endereço Rua Osvaldo Cruz, 1455 - Centro, na cidade de São Luís no estado do Maranhão.
Durante esse semestre de estágio, atuamos na área de Direito Trabalhista atendendo os casos de direito dos trabalhos em concordância com a nossa CLT e áreas cíveis acolhendo as lides da comunidade. Em suma, além do conhecimento e aprendizado, conseguir colocar em prática os e anos de estudo e fazer descobertas que até então estavam subentendidas.
Atividades inseridas nos plantões do nosso estágio, ficam supervisionadas e corrigidas, e qualquer dúvida teríamos a disposição do nosso supervisor que sempre atendeu as nossas necessidades de aprendizado, resolvendo questões e desenvolvendo matérias a serem estudadas.
Pode-se concluir que as atividades são de imensa importância em nossas horas no estágio.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Esse estágio que finalizo nesse semestre tem como objetivo, aprimorar meus conhecimentos na área do direito. Assegurar ao aluno formação prática no sentido de desenvolver habilidades, aptidões e competências necessárias ao exercício da profissão jurídica, jurisdicional e processual. Desenvolver meu estudo e aprofundar ainda mais sobre a carreira que escolhi e ser um bom profissional. Seguir as normas e prezar os meus direito e deveres diante a sociedade. 
2.2 Específicos
I - Aprender na prática como deve seguir as normas e manter sempre o equilíbrio jurídico, e não ultrapassar o direito do outro em vantagem própria. 
II - Propiciar ao aluno o exame de documentação e apresentação de diagnóstico, sugestões ou pareceres, visando à solução jurídica de casos concreto
III - Ter sempre o ato deponderar, e exercer o direito legal juntamente com os princípios básicos do direito e resoluções que não violam a consciência social.
IV - Buscar em todos os meios e dispositivos que regem a nossa legislação aquele que mais se faz direito nos casos apresentados, ou seja, faz o que é de direito e cumprir o que é dever.
V - Criar condições para a efetivação de atividades do processo, sob o ponto de vista formal, aproximando o aluno da experiência prática e das rotinas forenses e extrajudiciais, no âmbito do processo civil, penal, constitucional, tributário, comercial, empresarial e administrativas.
3. METODOLOGIA
O Estágio Supervisionado de Prática Jurídica é componente do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito, portanto faz parte do currículo desse Curso e é inerente à formação acadêmica profissional.
Este Estágio é desenvolvido em campos de atuação profissional do Direito, definidos pelo Curso, com vistas à construção e socialização do conhecimento, seja pelo exercício direto, seja pela presença participativa, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. A carga horária é de 2 horas semanais com início em agosto de 2017 e término de novembro de 2017.
A metodologia aplicada no estágio, é o início da carreira de direito, o atendimento do público que no caso serão seus clientes. Absorver os seus conflitos e fazer com que seja solucionado com os estudos dos dispositivos legais que é a nossa legislação.
Começamos interagindo com a sociedade, após colher as informações suficientes sobre a lide apresentada, direcionamos ao nosso professor para dar inicial a uma petição feita pelos alunos e assim inicia o processo. 
Utilizamos também a audiência simulada, atividade que é inserida em nossa carga horária para entender melhor o julgamento de um caso e assistida por nosso professor coordenador, onde recebemos elogios por ter feito uma ótima apresentação, e que por meio dessa, várias dúvidas no decorrer das atividades foram solucionadas, sendo produtiva e divertida.
Outro meio de aprendizado foram as audiências externas assistidas, audiências reais, onde tivemos o contato direto com os julgamentos nas varas cíveis no Fórum Des. Sarney Costa e na Vara do Trabalho.
Por fim, não menos importante, as análises jurisprudências, como o nome já diz, analisar algumas decisões dos Tribunais Superiores, STJ e STF.
4. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CONCEDENTE DE ESTÁGIO
O Núcleo de Prática Jurídica da Estácio de Sá - São Luís, se deu início no ano de 2016 prestando os serviços de consultoria, assessoria e assistência jurídica às pessoas de baixa renda.
Os professores envolvidos nesse semestre, estiveram bastantes presentes em nossas atividades.
O local sempre bem organizado, a comunicação entre os alunos e professores, sempre esteve com respeito a hierarquia e nosso supervisor Fabiano Ribeiro deu a devida assistência a todos os alunos no que diz respeito as atividades elaboradas e dúvidas sobre algum assunto. 
As necessidades sempre supridas pelos responsáveis do local foram de grande importância, como por exemplo o bebedouro sempre limpo e com abastecimento de água a todo momento, a disponibilidade de internet e computadores suficiente para todos e a ampliação do local de estágio, que agora ficou bem mais espaçoso, a disponibilidade de folhas para as atividades relacionadas ao estágio e a educação de todos ao nos recepcionar.
A compreensão dos professores também foi fundamental no decorrer do estágio, sempre ponderaram e entenderam a situação do aluno por algumas faltas e assim repondo algumas atividades para não prejudicar futuramente a carga horária dos estagiários.
Geovane, o que auxiliava nossos professores, teve maior paciência e determinação desde o princípio em relação os plantões cumpridos, e recepcionando a todos com gentileza e educação.
5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
- ANÁSILE JURISPRUDÊNCIAL: as interpretações das leis, assim como suas decisões e aplicações, essas fundamentais para que futuramente possamos solucionar casos em questão de mérito.
- AUDIÊNCIAS REAIS ASSISTIDAS DE 1° GRAU: audiências assistidas nas varas de primeiro grau (sessão conciliatória, instrução e julgamento e preliminar) 8° juizado especial cível, 3°juizado especial cível, 4º vara trabalhista.
- ANÁLISE DE AUTOS FINDOS: processos que já tiveram sentença definitiva de mérito e estão arquivados. Analisamos e resumimos o que houve no trâmite do processo, no qual analisamos alguns casos que se encontram no NPJ, uns em trâmite e outro já solucionados, sempre com a supervisão dos nosso Professor e supervisor Fabiano.
- AUDIÊNCIA SIMULADA : simulação de uma audiência real, feita pelos alunos nos seu respectivo plantão. Na ocorrida audiência, tive a oportunidade de atuar como a defesa do processo, onde desenvolvi a peça processual contestando as alegações nos autos da inicial, no qual tive deferimento parcial da sentença homologada pela juíza atuante.
 6. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE MAIS CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
Diversas, com destaque para as áreas civil e trabalhista. 
Direito trabalhista: é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade.
Direito civil: O Direito Civil serve para disciplinar o modo de ser e de agir das pessoas, com abstração da sua condição social, mesmo exercendo funções ou atividades diferençadas. 
Direitos Pessoais: como os relativos ao indivíduo como ente válido por si mesmo, protegendo-lhe o ser pessoal, o nome, a imagem, etc.;
Direitos Obrigacionais: tendo como fulcro o poder de constituir situações jurídicas intersubjetivas para consecução de fins civis ou econômicos;
Direitos Associativos: como proteção da autonomia da vontade constituindo entes coletivos, isto é, pessoas jurídicas privadas;
Direitos Reais: relativos à posse e à propriedade e suas formas de explicitação;
Direitos de Família: desde a sua constituição pelo casamento até as formas de extinção da “sociedade conjugal”, as relações entre os cônjuges, ascendentes e descendentes etc.;
Direitos de Sucessão: que resultam da transferência de bens por força de herança.
c) Direito Penal :  é o ramo do direito público dedicado às normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os delitos, lhes imputando penas com a finalidade de preservar a sociedade e proporcionar o seu desenvolvimento. Há que se acrescentar que o Direito Penal é formado por uma descrição, em série, de condutas definidas em lei, com as respectivas intervenções do Estado (na aplicação de sanções e eventuais benefícios), quando da ocorrência do fato delituoso, concreto ou tentado. 
Na sua divisão, onde cada sujeito é interpretado dentro do âmbito penal 
Sujeito Ativo – Indivíduo ou agente que pratica um fato (isto é, uma ação ou omissão) tipificado como delituoso pela legislação vigente.
Sujeito Passivo – Capacidade que o indivíduo ou agente tem de sofrer as sanções penais incidentes sobre sua conduta delituosa.
Direito Penal Subjetivo – Poder de “Império” (ou dever) do Estado de punir os indivíduos por ele tutelados, dentro dos basilares do Direito Penal Objetivo.
Direito Penal Objetivo – Todas as normas existentes e de pronta aplicabilidade sobre o fato concreto ou tentado.
Direito Penal Comum – Aplicação do direito pelos órgãos jurisdicionais do Estado, ou seja, aplicação do Direito Penal dentro da atuação da Justiça comum existente nos Estados da Federação.
Direito Penal Especial - Previsão legal de competência para atuação das justiças especializadas na aplicação da lei penal. Exemplo: Direito Penal Eleitoral e Direito Penal Militar.
d) Prática Simulada: atividades onde treinamos e desenvolvemos peças em situações simuladas ou próximas da real. Redigir todos os tipos depeças onde que será o start para o trâmite do processo.
7. AUTO - AVALIAÇÃO SOBRE O APRENDIZADO DO ESTÁGIO
Ao final desse estágio, sinto a sensação de dever cumprido. Aproveitei a essa oportunidade de conhecimento a mais fora das salas de aula, além de ser na própria instituição onde tive uma facilidade maior.
Meus professores que ficaram na função de supervisores, foram essenciais e agradeço muito pela experiência nova.
 O desenvolvimento durante os plantões teve bastante produtividade, e o melhor, ajudou nas provas bimestrais.
Amadureci minhas ideias em relação a área jurídica, e tudo que presenciei durante o estágio, é a mais do que eu pensava. 
Por tanto, considero muito valido tudo que aprendi dentro e fora da sala de aula incluindo o meu estágio, que sem dúvida, apesar do pouco tempo tive nos plantões com os outros estagiários, serve de grande clareza e nos dão uma noção do que é a nossa profissão de defensor judicial.
As diversas formas de lidar com a sociedade e dificuldades que se encontraremos durante a nossa carreira, mas sabendo que todo o trabalho tem houver, será essencial para o melhor preparo que futuramente no exercício da profissão, iremos agir e ser competente diante os casos enfrentados.
.
São Luís, ___ de ____________de ______
__________________________________
Nome e assinatura do aluno
ANEXO
	RELATÓRIO DE FREQÜÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS
	ALUNO: CURSO:
	SETOR: MATRÍCULA:
	PERÍODO: ........./ ........./2016 a ......../......./2016
HORAS/SEMANA: .......h - TOTAL/HORAS DO PERÍODO: .........h
	DIAS
	ENTRADA
	SAÍDA
	ENTRADA
	SAÍDA
	1.
	
	
	
	
	2.
	
	
	
	
	3.
	
	
	
	
	4.
	
	
	
	
	5.
	
	
	
	
	6.
	
	
	
	
	7.
	
	
	
	
	8.
	
	
	
	
	9
	
	
	
	
	10.
	
	
	
	
	11
	
	
	
	
	12.
	
	
	
	
	13.
	
	
	
	
	14.
	
	
	
	
	15.
	
	
	
	
	16.
	
	
	
	
	17.
	
	
	
	
	18.
	
	
	
	
	19.
	
	
	
	
	20.
	
	
	
	
	21.
	
	
	
	
	22.
	
	
	
	
	23.
	
	
	
	
	24.
	
	
	
	
	25.
	
	
	
	
	26.
	
	
	
	
	27.
	
	
	
	
	28.
	
	
	
	
	29.
	
	
	
	
	30.
	
	
	
	
	31.
	
	
	
	
______________________________
Assinatura do Supervisor Técnico
______________________________
Assinatura do Estagiário

Continue navegando