Buscar

AP - 1ª Período - Estácio - Aspectos Antropológicos E Sociológicos da Educação

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708651709)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A definição de "etnocentrismo" se relaciona a uma atitude na qual:
		
	
	as etnias são consideradas dentro de sua crença onde todos são aceitos independentemente da sua religião.
	
	é baseada nos valores adotados pelas famílias sem que haja preconceito ou discriminação, mas contendo controle social e cultural.
	 
	a visão ou avaliação de um grupo sempre é baseada nos valores adotados pelo próprio grupo. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa.
	
	é baseada nos valores adotados pelos grupos sociais sem que haja preconceito ou discriminação.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708675102)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
		
	 
	relativismo cultural
	
	determinismo biológico
	
	determinismo cultural
	
	relativismo genético
	
	determinismo geográfico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708674873)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais.
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos.
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708873727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
		
	
	Fatos Sociais
	 
	Socialização
	
	Positivismo
	
	Educação exclusivamente formal
	
	Sistematização
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708892282)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
		
	
	Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
	
	A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
	
	Conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
	
	Entender superficialmente os processos sociais que formam a realidade social, observando principalmente os aspectos individuais e não os gerais.
	 
	Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201708809282)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
		
	
	Os fenômenos sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados.
	
	Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.
	
	O método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se restringe às ciências naturais.
	
	O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói, sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais.
	 
	Os fatos sociais tem como características: a coerção, generalização e exterioridade. O sociólogo deve olhar para os fenômenos sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da ciência.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708759273)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201708809267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		
	
	solidariedade mecânica.
	
	cooperação social.
	
	norma social.
	
	sistema orgânico.
	 
	solidariedade orgânica.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201708077583)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ora, se agirmos segundo a vontade da sociedade, é porque assim aprendemos. Porque fomos educados para isso. Essa educação, naturalmente, não se faz no vácuo. Ela tem conteúdos. Tais conteúdos são dados pelo meio moral que compartilhamos, quer dizer, por este mar de crenças, valores e regras reproduzidas pelas gerações de indivíduos passadas e presentes da sociedade em quem vivemos (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p. 22-23). A frase acima é expressão da visão educacional de qual autor?
		
	 
	Émile Durkheim.Auguste Comte.
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Karl Marx.
	
	Max Weber.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201708871400)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
		
	
	uma sucessão de fatos e acontecimentos lineares;
	
	uma história definida pelas relações de laços de consanguíneos;
	 
	uma história de luta entre as classes sociais;
	
	uma história de conciliação de classes;
	
	uma condição determinada pela natureza humana.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando