Buscar

Aula 04 análise

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análise estatística
Aula 04: Gráficos estatísticos no Microsoft Excel
Introdução
Nas aulas 2 e 3, você viu como se calculam as medidas de posição, de tendência central e de dispersão.
Nesta aula, faremos as análises dos dados através dos diversos tipos de gráficos, capazes de transmitir o comportamento dos dados de uma análise estatística, usando o Excel 2007, a partir de uma relação de dados contidos em uma tabela. Em relação às versões anteriores, o Excel tornou os gráficos mais suaves e melhores, porém sem acrescentar tipos novos.
Na interpretação e análise dos dados estatísticos, é necessário, como já vimos, conhecer como os dados se comportam e se distribuem ao longo da relação em estudo. Veremos isso através da montagem de gráficos padrões e formatando de acordo com a necessidade desejada.
Para que um gráfico seja inserido no Excel, é necessário que os dados que se deseja analisar também estejam contidos na planilha.
Vejamos como seria ilustrar graficamente a venda de camisas por cor:
É preciso formatar o gráfico criado, pois ele não possui informação de cabeçalho, rótulos nos dados, nome dos eixos etc. Clicando no gráfico e mantendo-o marcado, veremos na opção Ferramentas de gráfico os três novos menus:
Com a opção Design marcada, clicando em Alterar tipo de gráfico (primeiro ícone da esquerda), é possível alterar o modelo do gráfico, escolhendo alguma das opções do lado direito da janela.
Em situações que se deseja alternar os dados do eixo vertical e o eixo horizontal, pode-se utilizar a opção Alternar linha/coluna (terceiro ícone). 
Ou em situações em que é necessário diminuir, ou alterar de alguma forma a entrada de dados do gráfico, utiliza-se selecionar dados (quarto ícone) e marcam-se com o mouse os dados que deseja apresentar no gráfico. 
Automaticamente esses dados serão colocados na caixa de texto Intervalo de dados do gráfico, conforme a figura:
Caso deseje alterar a forma como o gráfico se apresenta, mudando o layout das colunas, basta escolher a opção layout de gráfico. 
Nesta opção, o Excel lhe apresentará 11 tipos de colunas.
Caso deseje alterar as cores de fundo, das colunas e o gradiente das cores, basta escolher a opção Estilos de gráfico, conforme é mostrado na figura. 
Esta opção torna o gráfico mais apresentável e com um estilo mais profissional.
O gráfico pode ser colocado na mesma planilha onde estão inseridos os dados, ou em uma planilha diferente, caso não haja espaço para colocá-lo. Para fazer essa escolha, basta clicar na opção local, ainda na opção design. 
Escolhendo a opção Nova planilha, o Excel vai inserir uma planilha com o nome especificado na caixa de texto e moverá o gráfico para esta planilha criada. Escolhendo a opção Objeto em, o Excel vai inserir o gráfico em uma das planilhas existentes no arquivo e que estarão listadas na caixa de opções ao lado da opção escolhida, conforme mostrado na figura. Esta mudança pode ser desfeita refazendo o processo novamente desde o início.
Assim vimos o menu Design e veremos o menu Layout.
O mínimo deve estar em fixo e 0,0, senão o modo automático colocará fora do zero. É o que acontece caso coloquemos o máximo em 28.
O modo automático passará o mínimo para -2,0.
Após fazer o teste, aperte as teclas <ctrl> + <z> ao mesmo tempo e o gráfico retornará à situação anterior. Ou refaça o processo e coloque na situação anterior.
Rótulos
As duas seleções seguintes são referentes aos dados que podem ser colocados no gráfico, opção Rótulo de dados, ou na forma de tabela, opção Tabela de dados.
Eixos
Continuando nosso exemplo e dando uma breve passada nas opções que ainda faltam:
Selecionando Eixos, é possível alterar os eixos horizontal e vertical. Para o nosso exemplo, mantenha selecionada a opção do eixo horizontal da esquerda para a direita. No eixo vertical, escolha a opção Eixo padrão. No caso de necessidade de outras alterações nos eixos, é possível usar o comando Mais opções de eixo vertical principal, que também vale para o eixo horizontal.
As linhas de grades em um gráfico têm a finalidade de orientar a posição de um valor em comparação aos outros valores do gráfico, principalmente neste exemplo, se as alturas das colunas fossem próximas. Quando se utilizam rótulos, as linhas de grades podem ser alteradas.
Em nosso exemplo, utilizaremos para o eixo horizontal as linhas de grades principais, que são as mais utilizadas. Para o eixo vertical será mantida a opção Nenhuma.
Plano de Fundo, Análise e Propriedades
A opção Plano de fundo não será usada no nosso exemplo, ou seja, não será alterado o plano de fundo do gráfico.
 A opção Análise é bastante útil quando se deseja identificar a tendência dos resultados do gráfico para entender o que acontece com os dados, ou para regressões lineares que são muito usados em estudos estatísticos.
A opção Propriedades permite alterar o nome do gráfico. 
É útil quando temos mais de um gráfico em uma mesma planilha e podemos identificar mais facilmente o gráfico pelo nome.
Escolhendo entre Diferentes Alternativas
A opção Seleção atual já foi vista.
A opção Estilo de forma permite a formatação da moldura e do fundo do gráfico.
A opção Estilo de WordArt permite a formatação total da fonte.
A opção Organizar é utilizada quando existem outras figuras ou objetos na planilha e é preciso
alternar a visibilidade do objeto, trazendo-o para trás ou para a frente.
A opção Tamanho permite a formatação da largura e altura. 
Escolhendo entre Diferentes Alternativas
Usamos um exemplo para apresentar os dados de uma tabela. O Excel possui diversas alternativas que podem ser utilizadas de acordo com o tipo de dados e análise a ser realizada. 
São muito usados em comparações feitas em períodos diferentes de um mesmo item, ou diferentes itens em um único período de tempo.
No exemplo anterior, utilizamos o tipo Coluna 2D. Os outros tipos de gráficos têm a vantagem de que os rótulos dos eixos podem ficar mais visíveis. A opção Colunas 3D 100% empilhadas apresentará o gráfico na forma de porcentagem.
 Este tipo de gráfico é utilizado para apresentar evoluções temporais de um ou mais itens, tomando o cuidado de que os intervalos de tempos devem ser iguais. No mesmo gráfico podem ser colocadas várias séries de dados, que são distinguidas pelas cores das linhas.
Este tipo de gráfico é muito utilizado para analisar a relação entre duas variáveis eu um eixo xy. Possui os subtipos de apenas marcadores, linhas suaves com marcadores ou apenas linhas suaves.
O Gráfico de Pareto, também chamado de Diagrama de Pareto, é do tipo colunas, ordenadas na forma decrescente e complementadas com uma linha, indicando a frequência acumulada. Na verdade, trata-se de um gráfico de colunas e linha em dois eixos. Este gráfico pode ser usado para dados quantitativos agrupados em classe, ou na forma de ralação (não agrupados), bem como em dados nominais ou categóricos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando