Buscar

DISCURSIVA MERCADO DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (351970) - Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 4939081
QUESTÃO:
1. Todos nós já pensamos, em algum momento, em investir ou aplicar nosso dinheiro num determinado tipo de aplicação financeira, dependendo dos recursos disponíveis, prazos, tipo de aplicação, com o intuito de obter melhores rendimentos a curto, médio ou longo prazo. As aplicações são diversificadas. O aplicador deverá buscar informações necessárias sobre cada tipo de aplicação, como rendimentos e riscos. No mercado financeiro, as mais comuns são os Recibos de Depósitos Bancários (RDB), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Fundos de Investimentos, mas a mais comum e conhecida é a aplicação em Caderneta de Poupança, em que o investidor pode depositar valores menores. Disserte sobre a Caderneta de Poupança e o que o Governo Federal faz com os recursos captados.
RESPOSTA ESPERADA: 
A aplicação no mercado financeiro garantida pelo Governo Federal é a Caderneta de Poupança. É conhecida por todos os brasileiros e a mais comum, investida, na maioria das vezes, por pequenos investidores, pagando juros mensais e com isenção de Imposto de Renda, para aplicadores de pessoas físicas e condomínios residenciais. Com a captação dos recursos, o Governo Federal investe no setor habitacional, financiando sua aquisição; construção e reforma de obras de saneamento básico dos municípios. Seu rendimento é considerado pelo governo sempre acima da inflação, em que a remuneração é baseada na Taxa de Referência (TR), mais 0,5 por cento ao mês.
QUESTÃO:
2. As instituições financeiras são imprescindíveis para os investimentos de capitais, é a compra e a venda de valores mobiliários praticados pelo mercado financeiro. Para haver as negociações de recursos entre os clientes e o mercado financeiro encontra-se o banco, que será o intermediário para as negociações. Os prazos variam entre curto, médio e longo prazo. No mercado financeiro, estão os tomadores de empréstimos, que são os agentes deficitários, e os investidores são os agentes superavitários. Como o mercado de capitais atua e o que ele representa no mercado financeiro?
RESPOSTA ESPERADA: 
O mercado de capitais é onde há negociações de investimentos e/ou financiamentos realizados por clientes para aplicar seus recursos ou negociá-los. Pessoas ou sociedades anônimas, empresas que disponibilizam recursos investem e aqueles que se encontram com necessidade tomam emprestado (financiam). O mercado de capitais é constituído por instituições financeiras, bolsa de valores e corretoras autorizadas, sendo fiscalizadas e controladas pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando com o objetivo de conduzir os recursos de médio e longo prazo.
QUESTÃO:
3. São vários os fatores que devem ser considerados importantes ao investir no mercado de ações por haver um grau de incertezas com relação ao retorno esperado num determinado investimento ou aplicação. Devido às variações econômicas e políticas, existe a possibilidade da desvalorização do investimento, ocorrendo mudanças na rentabilidade esperada. Os investimentos são classificados de baixo, médio e alto risco. Para uma pessoa investir no mercado de ações, deverá considerar a análise de dois tipos de risco, ou seja, qualitativo e quantitativo. Relativo ao risco quantitativo, disserte sobre os aspectos de risco do negócio, risco financeiro e risco de performance.
RESPOSTA ESPERADA: 
Risco do negócio: este tipo de risco se caracteriza por não gerar recursos suficientes para cobrir os custos do produto, ou seja, o produto tem um custo muito alto em relação aos preços praticados no mercado.
Risco de performance: se a empresa está agregando valor ao capital do acionista, atendendo à sua expectativa.
Risco financeiro: se a empresa está gerando caixa suficiente para pagar as despesas financeiras para com terceiros.

Continue navegando