Buscar

Compreendendo a ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
COMPREENDENDO A 
ABNT
Com: Vânia Hirle
*
*
*
COMPREENDENDO A ABNT
ABNT: Associação Brasileira de Normas e Técnicas
Fundada em: 1940
É o orgão responsável pela normalização Técnica no País
*
*
*
OBJETIVOS DA ABNT
Promover a elaboração de normas e técnicas nos campos científicos, industrial, comercial, agrícola etc.
Representa o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica.
ETC
*
*
*
NORMAS: 
NBR- 14724 ( Trabalhos acadêmicos)
NBR- 6028 ( resumo)
NBR-6027 ( Sumário)
NBR -6023 ( Referência)
NBR-6024 ( N. progressiva das seções)
NBR- 10520 ( Citações em documentos)
*
*
*
TRABALHOS ACADÊMICOS
NBR- 14724
Objetivo: especificar os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos ( tese, dissertação, monografia e outros)
*
*
*
ESTRUTURA DO TRABALHO : 
Pré- textual, Textual e Pós - textual
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 CAPA: 
Proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. É um elemento obrigatório que deve conter o nome da instituição (opcional), nome do autor, título, subtítulo (se houver), número de volume, local e ano de entrega.
*
*
*
FORMATAÇÃO
 FORMATAÇÃO
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm X 29,7 cm), digitados na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso das folhas, exceto a folha de rosto. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte “Times New Romam” ou “Arial” tamanho 12, com espaço duplo para o texto e tamanho menor para citações com mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaço simples e fonte 10. As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração deve, ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espaço duplo. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos.
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm e direita e 
inferior de 2 cm.
			
 3 cm
3 cm	 2 cm
 2 cm
*
*
*
 LOMBADA: 
Parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas. É um elemento opcional que deve conter o nome do autor impresso longitudinalmente do alto para o pé, o título do trabalho e elementos alfanuméricos de identificação.
*
*
*
FOLHA DE ROSTO:
Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, contendo os seguintes dados 
INSTITUIÇÃO (OPCIONAL)
AUTOR (letra versal- todas as letras maiúsculas)
TÍTULO E SUBTÍTULO SE HOUVER (letra versal )
NATUREZA (Trabalho acadêmico, monografia, dissertação, tese e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros) nome da instituição a que é submetido e área de concentração.
NOME DO ORIENTADOR
LOCAL
ANO DA ENTREGA
No verso da página de rosto deve conter a ficha catalográfica. ( biblioteca)
*
*
*
 FOLHA DE APROVAÇÃO: 
Elemento obrigatório que contém os elementos essenciais a aprovação do trabalho: nome do autor, título, natureza, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora. 
*
*
*
RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA: 
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. O resumo não deve ultrapassar 500 palavras e logo baixo coloca-se as palavras-chave. 
*
*
*
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Elemento obrigatório. É uma versão do resumo para idioma de divulgação internacional. A ABNT recomenda o uso das línguas inglesa (Abstract), espanhola (Resumen) e francesa (Résumé). 
*
*
*
SUMÁRIO 
Elemento obrigatório que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.
*
*
*
SUMÁRIO
É dividido em seções;
PRIMARIA
 1.1 SECUNDÁRIA
 1.1.1 Terciária
 1.1.1.1 Quaternária
 1.1.1.1.1 Quinaria
*
*
*
INTRODUÇÃO
Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, o problema, justificativa, objetivos que nortearão a pesquisa, as hipótese, a definição das variáveis, quais os teóricos que fundamentaram a pesquisa e um breve roteiro de como o estudo se desenvolveu.
A introdução vai proporcionar ao leitor uma visão panorâmica do assunto, permitindo uma visão do todo.
*
*
*
DESENVOLVIMENTO
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções,
. As seções estão relacionadas com os objetivos específicos do trabalho.
*
*
*
 METODOLOGIA
Esta seção (capítulo) deverá descrever como o estudo foi conduzido, de tal modo que permita a outro pesquisador reaplicá-lo, se o desejar. Deverá conter a descrição do objeto de estudo e os procedimentos usados na construção da pesquisa.
*
*
*
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
 Esta parte deverá conter os resultados objetivamente apresentados. A discussão apresentará a interpretação analítica dos resultados, fundamentados em fatos circunstanciados à luz dos conhecimentos científicos, em função dos objetivos propostos ou das hipóteses estabelecidas.
*
*
*
CONCLUSÕES
Trata-se das contribuições do autor para o avanço da ciência, resultado da pesquisa elaborada. Devem-se estar relacionadas com os objetivos propostos, que aparecem na introdução. Podem-se também apresentar sugestões para novas pesquisas.
*
*
*
CITAÇÕES
CITAÇÃO INDIRETA 
CITAÇÃO DIRETA 
		CURTA OU LONGA
CITAÇÃO DE CITAÇÃO
*
*
*
CITAÇÕES
7.3 CITAÇÃO DIRETA LONGA
	Deve ser destacada com tamanho de letra menor (10), em espaço simples e com recuo de 4 cm da margem esquerda;
	Torna-se premente assumir, definitivamente, que a melhor maneira de aprender não é escutar aula, mas pesquisar e elaborar com mão própria, sob orientação do professor. Não é mister combater a aula, mas esta mantém apenas a função de promover pesquisa e elaboração própria. Mesmo em se tratando de alunos que fazem curso à noite e já chegam cansados, aproveitam muito melhor seu tempo se não permanecerem apenas receptivos tomando nota e fazendo prova. (DEMO, 2000, p. 85)
*
*
*
CITAÇÕES
7.3 CITAÇÃO DIRETA CURTA
	Ela vem entre aspas ou letra itálica 
“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia[...]”
(DERRIDA, 1967,p.293).
Obs: Quando nome ou sobre nome do autor é citado, só entre parênteses é escrito em versal.
*
*
*
CITAÇÕES DE CITAÇÕES
Exemplo:
Vendo de modo mais específico, conforme Souza (apud GOMBERT, 1992, p.2), a habilidade metalingüística refere “a possibilidade de fazermos nós mesmo levantamentos acerca da linguagem de abstrairmos nós mesmos sobre ela, de contemplá-la, enquanto fazemos uso dela em nosso raciocínio e em nossas observações”.
*
*
*
SUPERSÕES E INTERPOLAÇOES
Superssões: [...]
Interpolação: [ ]
*
*
*
 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:
Livro – 1 autor:
COLES, Robert. Inteligência moral das crianças: ajude seu filho a ser generoso e 
bem estruturado.Trad. Sonia T. M. Costa. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Livro – 2 autores:
LUCISANO, Antonio; DI PIETRO, M. L. Sexualidade humana: orientação sexual para adolescentes e jovens. Trad. Julio Munaro. São Paulo: Paulinas,1996.
Livro – 3 autores:
COLL, Cézar; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Tradução Angélica Mello Alves. Porto Alegre: Artmed, 1996. Vol. 2.
Livro – 4 autores ou mais:
BALEEIRO, Maria Clarice et al. Sexualidade do
adolescente: fundamentos para uma ação educativa. Salvador: Fundação Odebrecht e Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 1999.
Sobrenomes ligados por hífen
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 203 p.
Livro – Sobrenome composto
AMARAL SOBRINHO, J. Ensino fundamental: gastos da União e do MEC em 1991: tendências. Brasília, DF: IPEA, 1994. 8 p. (Texto para discussão, n. 31).
*
*
*
 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:
Revista – Artigo:
FREI BETTO. Do corpo e do espírito. Nova escola, São Paulo, ano XVII, n.º 158, p. 61-63, dez. 2002.
Revista – toda:
BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral.
Jornal 
SILVA, Antônio. Fiscalização total. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, p. 5, 15 dez. 2002.
Jornal – meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em : <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998.
Enciclopédia em cd-rom
MICROSOFT. Enciclopédia Encarta – 2000. Brasil: Bandeirantes Indústria Gráfica, 2000. CD- ROM. Produzida por Microsoft Licensing Inc.
Monografia e teses
KITAMURA, Paulo Choij. Desenvolvimento sustentável: uma abordagem para as questões ambientais da Amazônia. 1994. 333 f. Tese (Doutorado em Economia). Instituto de Economia da Unicamp. Campinas, 1994.
Anais de congresso
SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE AVALIAÇÃO UNIVERSITÁRIA, 1., 1994, Campinas. Anais do ... Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP/Gepes, 1995. 302 p.
Obras sem autoria
SERES e as cores nas terras do sem – fim: uma iconografia da Mata Atlântica do cacau da Bahia. Rio de Janeiro: PETROBRÁS, 1993. 119 p.
*
*
*
DICAS
As pesquisas podem ser classificadas de acordo com seus objetivos, sua forma de estudo ou seu objeto.
*
*
*
TIPOS DE PESQUISAS:
Pesquisa Exploratória
Pesquisa Descritiva, Pesquisa Explicativa
Pesquisa Teórica 
Pesquisa Metodológica
Pesquisa Empírica
Pesquisa- Ação
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Experimental
Pesquisa de campo
*
*
*
PESQUISA EXPLORATÓRIA
Ela tem como objetivos proporcionar maiores informações sobre o assunto que vai ser investigado. Por meio da pesquisa exploratória , pode-se avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um trabalho satisfatório.
Envolve em pesquisa bibliográfica, entrevista
*
*
*
PESQUISA DESCRITIVA
O pesquisador observa, registra, analisa, classificam e interpretamos fatos, sem interferência do pesquisador. 
Assim o pesquisador estuda os fenômenos do mundo físico e humana, mas não os manipulam
Aproxima-se da pesquisa exploratória
*
*
*
PESQUISA EXPLICATIVA
Seu objetivo é aprofundar o conhecimento indo em busca da razão.
Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados deste tipo de pesquisa.
*
*
*
PESQUISA- AÇÃO
É voltado para a intervenção da realidade. A pesquisa – ação caracteriza-se por uma intervenção efetiva e ampla entre pesquisadores e pesquisado
*
*
*
PESQUISA EMPÍRICA
A pesquisa empírica é aquela dedicada a codificar o lado mensurável da realidade
*
*
*
PESQUISA TEÓRICA
A pesquisa teórica é aquela que se dedica a estudar as teorias.
*
*
*
PESQUISA METODOLÓGICA
A pesquisa metodológica ocupa-se dos modos de se fazer ciências.
*
*
*
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
O conhecimento é construído predominantemente pelo emprego de informações proveniente de material gráfico. Sonoro ou informativo.Para efetivar esse tipo de pesquisa, deve-se fazer um levantamento dos temas já elaborados por outros estudiosos... através da pesquisa bibliográfica pode-se fazer trabalhos inéditos, que objetivem rever, reanalisar, interpretar teorias ou paradigmas.
*
*
*
PESQUISA EXPERIMENTAL
Manipula-se uma ou mais variáveis independentes ( causas) sob um controle adequado, com a finalidade de observar e interpretar as reações e modificações ocorridas no objeto.
*
*
*
PESQUISA DE CAMPO
Desenvolvida principalmente nas ciências sociais, é aquela em que o pesquisador , através de questionário, entrevista, observações etc, coleta seus dados, investigando os pesquisados no seu meio.
*
*
*
PALAVRAS QUE MELHORAM O ESTILO DA REDAÇÃO:
A seguir Entretanto 
Ademais Portanto
Resumindo Semelhantemente
 Além disso Do mesmo modo
Além do mais Finalmente
Conseqüentemente Em acréscimo
Contudo Resumindo
Da mesma maneira Novamente
*
*
*
VERBOS PARA INSERIR CITAÇÕES
*
*
*
TIPOLOGIA DOS VERBOS
Conteúdo factuais, conceitos e princípios
Identificar generalizar reconhecer comentar classificar interpretar descrever concluir comparar embolsar conhecer indicar explicar enumerar relacionar assinalar situar resumir lembrar distinguir analisar aplicar inferir 
*
*
*
VERBOS-PROCEDIMENTOS
CONFECCIONAR TESTAR ELABORAR CONSTRUIR DEMONSTRAR APLICAR RECONSTRUIR COLETAR PLANEJAR REPRESENTAR EXECUTAR OBSEVAR EXPERIMENTAR COMPOR UTILIZAR
*
*
*
IMPORTANTE
O bom trabalho vai depender do seu compromisso, determinação, tempo, leituras, pesquisas, refazer e participar com os outros suas idéias etc.
 O segredo do sucesso é muito esforço.
Esteja ligado no seu trabalho ( PROJETO- MONOGRAFIA)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais