Buscar

DIR. CONST. – AVALIANDO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I – AVALIANDO O APRENDIZADO 3
	 1a Questão (Ref.: 201607223260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 04 Exame 125  Tipo 1 - OAB-SP) - O art. 7º, inciso XXVII, da Constituição Federal, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais "proteção em face da automação, na forma da lei", pode ser considerado norma constitucional de eficácia
		
	 
	 
limitada, por não ter aplicabilidade imediata, necessitando de norma regulamentadora
	
	 
contida, por ter aplicabilidade imediata, não necessitando de norma regulamentadora
	
	 
plena, por ter aplicabilidade imediata, mas passível de restrição por norma regulamentadora
	
	 
plena, por ter aplicabilidade imediata, não necessitando de norma regulamentadora
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607796386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos termos da Constituição da República de 1988, são brasileiros natos:
		
	 
	os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
	
	os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
	
	os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles não esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país.
	
	Os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607223481)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(37º EXAME DE ORDEM CESPE/UNB) Com relação aos direitos políticos, assinale a opção correta:
		
	
	Caso a nomeação dos delegados de polícia, por força de uma constituição estadual, passe a estar subordinada à escolha, entre os delegados de carreira, por voto unitário residencial da população de cada um de seus municípios, não haverá configuração de voto censitário; ao contrário, a norma estará privilegiando a democracia e a participação social.
	 
	Presidente de câmara municipal que substitua ou suceda o prefeito nos seis meses anteriores ao pleito é inelegível para o cargo de vereador.
	
	O domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária são condições de elegibilidade e exigem disciplina instituída por lei complementar, visto que os requisitos de elegibilidade se confundem com as hipóteses de inelegibilidade.
	
	A obrigatoriedade de filiação partidária para os candidatos a juiz de paz decorre do sistema eleitoral constitucionalmente definido e, caso lei estadual venha a disciplinar procedimentos necessários à realização das eleições para implementação da justiça de paz, haverá invasão de competência da União e ofensa ao princípio federativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607864642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um órgão da Administração direta de determinado Município efetua contratação de serviços que poderiam ser prestados por servidores públicos, sem realizar licitação e sem que o ato que determinou a contratação tivesse sido precedido de justificativa razoável e plausível. Nessa hipótese, poderia:
		
	
	uma associação de servidores públicos municipais, por meio de habeas data, requerer a anulação da contratação e a determinação de que seja realizado concurso público para contratação de novos servidores, com vistas ao desempenho das atividades.
	
	o Ministério Público, por meio de mandado de segurança coletivo, requerer que fosse declarada a ilegalidade da contratação, por ofensa aos princípios constitucionais de realização de licitação e motivação dos atos administrativos.
	 
	um cidadão, alistado eleitoralmente em pleno gozo dos direitos políticos, por meio de ação popular, requerer a anulação do contrato, por ser lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
	
	o Procurador-Geral de Justiça, por meio de mandado de injunção, requerer que fosse declarada a omissão do Poder Público municipal no cumprimento de sua obrigação de prestar serviços.
	
	um servidor público integrante dos quadros do órgão municipal, por meio de mandado de segurança, requerer a anulação do ato praticado pelo dirigente do órgão, por abuso de poder.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607966346)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adv. Petrobras/CESGRARIO - 2008) Maria é brasileira, funcionária do Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, e casada com João, também brasileiro. Foi enviada grávida à Itália, juntamente com sua equipe de trabalho, para tratar de assuntos profissionais do interesse da Petrobras. Ao chegar a Roma, Maria teve complicações na gravidez e deu à luz prematuramente a seu filho Mário, que sobrevive. De acordo com as disposições constitucionais relativas a direitos da nacionalidade, esse filho de João e Maria será:
		
	 
	c) brasileiro nato.
	
	italiano, podendo optar pela nacionalidade brasileira após a maioridade.
	
	a) apátrida.
	
	d) brasileiro naturalizado.
	
	b) estrangeiro.

Continue navegando