Buscar

América X Antigo Regime

Prévia do material em texto

Fonte: Capitalismo e Escravidão.
Tema: América no contexto da crise do Antigo Regime.
Autoria: Eric Williams.
Produção Acadêmica:
	A Independência dos EUA constitui-se em um marco na história do mundo e, principalmente, na América.
	Esse acontecimento (Independência) se produziu tanto no campo político quanto no econômico, pois ambos os aspectos caminham juntos e se entrelaçam.
	Depois de um processo duro de guerras, os EUA vêem-se livres do domínio inglês e passam a ser regidos por suas próprias leis. Todavia, talvez o mais importante, é que passa a direcionar a sua economia para o setor produtivo aos moldes do modelo inglês de industrialização.
	Rapidamente passa a um elevado grau de industrialização. A seu favor, contam algumas condições favoráveis como os recursos naturais abundantes e variados (carvão, ferro, petróleo, etc), terra fértil e própria para a produção agrícola e criação. Uma extensa rede de transporte fluviais e ferroviários que interligavam as regiões criadoras de gado, e as produtoras do sul e do centro e do oeste às manufaturas do Nordeste. Junta-se a isso o grande crescimento populacional ocasionado especialmente pela imigração de italianos, gregos, russos e poloneses que aumentaram a mão-de-obra e o mercado interno.
	Com uma economia forte os EUA abandonam o mercantilismo e passam a um sistema capitalista arrojado onde predominam a lei da oferta e da procura. Esse sistema caracteriza uma sociedade burguesa que visa o lucro pela expropriação do trabalho humano. Nesse sentido, enfraquece o sistema mercantil e favorece o capitalismo. Percebe-se claramente no modelo americano as influências da Revolução Industrial inglesa, bem como o desejo americano de expandir sua economia.
	Voltando a relação fator político e econômico, há uma relação intrínseca entre eles. O econômico pressiona para que haja leis mais favoráveis para o seu livre desenvolvimento. O político, por sua vez, cria as condições necessárias para o pleno desabrochar de uma economia tipicamente capitalista (unificação e aumento do mercado interno e o desenvolvimento tecnológico).
O mercado torna-se grande e unificado fisicamente através de uma ferrovia que cobria todo o território americano, e politicamente, já que esse mercado era exclusivamente das indústrias americanas que contavam com subsídios diretos e indiretos do Estado.
	Em face do imenso mercado consumidor, os industriais agigantavam-se, de modo que, um capitalista isolado não dispunha de capital suficiente para investir. Essa organização empresarial logo monopolizou importantes setores de produção.
	Certamente foi admirável o desenvolvimento e as transformações econômicas ocorridas nos EUA e que aprofundaram visivelmente as contradições da sociedade americana. Assim como consolida uma sociedade burguesa capitalista e rompe com o Antigo Regime e com o sistema mercantilista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CURSO: HISTORIA NOTURNO
DISCIPLINA: AMÉRICA VI
PROFESSORA: GEORGIA
PERÍODO: 5º PERÍODO			
ALUNO: ULYSSES CASTRO
		
	
PRODUÇÃO ACADÊMICA
A América no contexto da crise do Antigo Regime.
RIO BRANCO/AC, SETEMBRO DE 2004.

Continue navegando