Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL23

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
GST0964_A10_201702202216_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: WANDERLEY JUNIO DE FREITAS LIMA 
	Matrícula: 201702202216
	Disciplina: GST0964 - ANÁLISE ORGANIZ.  
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Um papel é um conjunto de atividades ou comportamentos solicitados de um ocupante de cargo, a partir desse ponto de vista, a empresa pode ser entendida como um sistema de papéis superpostos, cada qual formado por pessoas que desempenham atividades e que desenvolvem expectativas de papéis em relação às demais pessoas. A partir da afirmação anterior podemos concluir que:
		
	
	
	
	
	As pessoas precisam ser recrutadas e selecionadas, de acordo com os requisitos do cargo, e treinadas para desempenhá-lo adequadamente. 
	
	
	Para que os papéis das pessoas sejam exercidos da melhor forma possível, basta a empresa treinar seus colaboradores, sem a necessidade de verificar o perfil e requisitos do cargo.
	
	
	Todos os colaboradores da empresa podem desempenhar o mesmo papel.
	
	
	O próprio colaborador define qual é o seu papel na organização.
	
	
	A empresa não deve atribuir importância ao papel e sim ao posicionamento do cargo no organograma.
	
	
		2.
		O desenho do cargo e das tarefas, assim como o desenho organizacional ou departamental, são orientados pelos:
		
	
	
	
	
	Objetivos e estratégias da empresa. 
	
	
	Colaboradores, através da gestão participativa. 
	
	
	Diretores e colaboradores 
	
	
	Diretores da organização. 
	
	
	Gestores dos setores/departamentos. 
	
	
		3.
		Há várias maneiras de se formar equipes para desempenhar os trabalhos nas organizações, e essas equipes recebem suas designações conforme sua configuração. Sendo uma equipe formada por participantes designados em razão da sua habilidade, no sentido específico de desenhar um novo produto ou serviço e, normalmente, desfeita após a conclusão dessa tarefa, estamos nos referindo a uma equipe: 
		
	
	
	
	
	funcional cruzada.
	
	
	de melhoria de processos. 
	
	
	autodirigida.
	
	
	força-tarefa.
	
	
	de projetos.
	
	
		4.
		Chiavenato (2006) descreve diversos tipos de equipes, uma delas possui as seguintes características: São compostas por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho. Podemos defini-la como:
		
	
	
	
	
	Equipe auto-dirigida 
	
	
	Equipe funcional cruzada 
	
	
	Equipe força-tarefa 
	
	
	Equipe de melhorias de processos 
	
	
	Equipe de projeto 
	
	
		5.
		Existem certas situações em que a organização se depara com um problema grave e com necessidade de solucionar com urgência. Pode, então, recorrer a um tipo de formação de equipe, de pessoas competentes, designadas especificamente para encontrar um plano para resolver esse problema. Esse tipo é denominado equipe: 
		
	
	
	
	
	de projetos.
	
	
	força-tarefa.
	
	
	de melhoria de processos.
	
	
	funcional cruzada.
	
	
	autodirigida.
	
	
		6.
		Uma partida de futebol é jogada por dois times. Quando a partida começa, as jogadas vão se sucedendo mas temos entre os jogadores de um dos times, um que sobressai mais do que os outros, digamos, um craque e dessa forma, os outros jogadores do seu time, ficam na obrigação de passar a sempre a bola para ele, pois num momento de mais criação, pode decidir a partida. Assinale nas alternativas abaixo, aquela que corresponde ao conceito de equipe: 
		
	
	
	
	
	Conjunto de pessoas com expertises diferentes que se dedicam a realizar uma atividade ou um determinado trabalho.
	
	
	Conjunto de pessoas que se complementam pois cada um precisa do outro para alcance de objetivos específicos.
	
	
	Um conjunto de pessoas com objetivos comuns mas cada um desenvolvendo as suas atividades independente e depois se juntam novamente.
	
	
	Conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
	
	
	Conjunto de pessoas que agilizam o alcance dos objetivos.
	
	
		7.
		Uma das contribuições da estrutura organizacional para a empresa é a otimização das comunicações internas e externas. Assim, ao analisar a organização de uma empresa devemos observar, além de outros componentes, seu sistema de comunicação, o qual deve seguir a seguinte orientação:
		
	
	
	
	
	A comunicação estabelece as bases para formar um sistema isolado.
	
	
	A qualidade das comunicações depende, dentre outros aspectos, do entendimento do papel e da atuação de cada colaborador e do nível de relacionamento e de confiança entre todos.
	
	
	A comunicação só pode funcionar de cima para baixo e nunca ao contrário, pois o nível operacional não estabelece as estratégias corporativas.
	
	
	As metas e planos não devem ser divulgados aos colaboradores, uma vez que são sigilosos e de interesse da alta administração.
	
	
	A qualidade das comunicações não depende do entendimento do papel de cada colaborador, nem da atuação de cada um em busca de resultados.
	
	
		8.
		As empresas estão investindo intensamente em empowerment ¿ ou seja, no fortalecimento das pessoas e das equipes para melhorar o ambiente de trabalho. Quais são as características do empowerment?
		
	
	
	
	
	Proporciona motivação através de maiores e melhores salários.
	
	
	Proporciona maior grau de autonomia e liberdade para as pessoas e equipes de trabalho; Envolve intensificação da educação corporativa e desenvolvimento intelectual tanto dos gestores quanto dos colaboradores; Envolve, também, aperfeiçoamento da cultura gerencial da empresa para transformar diretores, gerentes, coordenadores e supervisores em líderes de pessoas ¿ e não em controladores de pessoas; Envolve mudar o estilo gerencial e substituir o trabalho do gerente tradicional ¿ focado em controle e condução ¿ pelo gerente contemporâneo ¿ focado em comunicação e motivação.
	
	
	Proporciona maior grau de controle para as pessoas e equipes de trabalho; Envolve intensificação da produção e desenvolvimento dos sistemas produtivos; Envolve aperfeiçoamento dos sistemas de informações gerenciais e monitoração do estilo gerencial.
	
	
	Envolve a educação técnica e o desenvolvimento profissional em especialidades únicas que garantem o cumprimento das metas de produção. 
	
	
	Envolve intensificação dos sistemas de qualidade; Configura sistemas de controle gerenciais e promove motivação das pessoas através de estabilidade do quadro de pessoal.

Continue navegando

Outros materiais