Buscar

Apresentação Emissão Acústica FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENSAIOS MECÂNICOS (ME119)
Turma MM – Armando Shinohara
Henrique Coelho
Lucas Poggi
ENSAIO POR EMISSÃO ACÚSTICA
Introdução
A técnica de Emissão Acústica (EA) é um método de ensaio não-destrutivo (END). O ensaio nos oferece uma opção de verificação da integridade física do equipamento com pouquíssima intervenção no seu processo produtivo, uma vez que o ensaio pode ser realizado com o equipamento em operação e com o seu próprio produto de processo, diminuindo em muito o custo da inspeção.
O princípio do método é baseado na detecção de ondas acústicas emitidas por um material em função de uma força ou deformação aplicada sobre ele. Caso este material apresente trincas, descontinuidades ou defeitos, a sua propagação irá provocar ondas acústicas detectadas pelo sistema.
Vantagens e Limitações
Algumas Vantagens:
A utilização de uma técnica de avaliação global como a Emissão Acústica produz os seguintes benefícios diretos: Redução das áreas a inspecionar, com a consequente redução do tempo de indisponibilidade do equipamento;
Detecção e localização de descontinuidades com significância estrutural para as condições de carregamento durante o ensaio;
Possibilidade de avaliação de locais com geometrias complexas, impraticáveis para a utilização de END's convencionais;
Realização do ensaio em operação.
Exemplo de Limitação: 
Não-detecção de descontinuidades estáveis, que não comprometem a integridade estrutural, assim como não-dimensionamento do defeito e tão pouco indicação de sua morfologia. Daí a necessidade de ensaios complementares de ultrassom e partículas magnéticas.
Aplicações
Como a faixa da frequência do processamento de sinais neste ensaio varia numa extensa faixa de 30 Khz a 1 Mhz (banda larga), a gama de aplicações é também bastante ampla no que tange à manutenção predial e à inspeção de equipamentos. Exemplificando:
• Indústria química e de petróleo; 
• Indústria de utilidades e nuclear; 
• Soldagem; 
• Engenharia civil; 
• Indústria eletrônica; 
• Indústria aeroespacial; 
• Engenharia biomédica; 
• Monitoração de processos de fabricação.
Exemplo Prático: Monitoramento de Tubulações
Os ensaios por Emissão Acústica permitem a inspeção de longos trechos de tubulações, de forma significativamente rápida. O monitoramento é realizado com a instalação de sensores ao longo da tubulação (pontos estratégicos), os quais tornam possível a inspeção mesmo em áreas de difícil acesso. A grande vantagem técnica é a capacidade de inspecionar a totalidade da estrutura, mesmo em áreas praticamente inacessíveis, e com mínimo acesso à superfície, permitindo a detecção de defeitos em soldas, laminações e vazamentos. 
FIM
Obrigado pela atenção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais