Buscar

Populismo no Brasil - Getúlio Vargas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POPULISMO NA POLITICA BRASILEIRA
Explicar segundo os textos tal afirmação "populismo: estilo de governo que manipulava, mas também uma expressão da insatisfação popular".
Populismo pode ser entendido como uma ideologia que procurou mobilizar as aspirações das camadas urbanas (pequena burguesia e novo proletariado) que não possuía uma forte tradição de luta sindical. Essa manipulação será levada a feito pelo Estado, que toma para si a tarefa de “modernizar” as estruturas econômicas dos países latino-americanos. Exercer esse estilo de governo usando meios de comunicação de massa e controlando a máquina sindical, enfraquecendo a esquerda e evitando revoluções.
Adolf Hitler (Alemanha), Benito Mussolini (Itália), Francisco Franco (Espanha), Getúlio Vargas (Brasil), Juan Peron (Argentina) e Antonio de Oliveira Salazar (Portugal) foram famosos líderes populistas. Estes líderes tinham como características: o autoritarismo, centralizador, carismático, persuasivo, “adorados”, simpático.
Esses líderes agradavam a todos, atendia algumas reivindicações de todos aqueles que o apoiaram na eleição. Algumas reivindicações apenas para passar a imagem de gratidão. Getúlio Vargas, por exemplo, nomeou vários tenentes jovens como “interventores” para mostrar serviço ao movimento tenentismo e os civis mais jovens que queriam participação política; investiu significativamente nas indústrias para o Brasil fazer parte de uma política de industrialização; dava a atenção aos velhos oligarcas regionais para os outros produtos além do café; auxiliar os cafeicultores na superprodução, regulando a oferta do produto no mercado internacionalmente e se fosse preciso, queimando milhões de sacas de café; na Constituição de 34, Vargas atendeu algumas reivindicações do movimento operário como definição da jornada de trabalho, férias remuneradas e proibição do trabalho infantil (menor de 14 anos). 
Ou seja, esse modo de governo manipulava a população, pois os governantes agradavam um mínimo todas as classes para assim ser bem quisto por todos. Mas também esse governo expressava uma insatisfação popular.
No Estado Novo, foi criado a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que censurava e determinava o que podia ser publicado ou não. 
ECONOMIA política de queima do café para regular a oferta no mercado após a Crise de NY. Expansão da produção do algodão. Fortalecimento da Alemanha, que comprava em grande escala o algodão brasileiro. Era complicado importar mercadorias pois o mil réis tinha se desvalorizado e não havia o suficiente. O país foi incentivado a substituir as importações com a produção interna.
A classe médias (funcionários públicos, militares, empregador em serviços e profissionais liberais) das cidades foram uma das que estimularam e apoiaram a Revolução de 1930?
Essas classes populares eram tidas como um problema pelas classes dominantes em 1930, por exercerem uma pressão sobre a oligarquias e é através da crise oligárquica que a classe média começou a partipar mais ativamente, elas estimularam uma certa pressão popular para alcançar maior poder de consumo.
Revolução de 30: quem liderou? Quem foram os beneficiados? 
A Revolução de 30 foi um movimento liderado por homens de classe média e por alguns chefes de oligarquias – pode-se referir a participação da classe média e setores burgueses vinculados a industrialização. Os setores industrias terão sidos talvez os maiores beneficiados das mudanças políticas que se verificaram depois de 30.
PAI DOS POBRES, MAES DOS RICOS
A criação do Ministério do Trabalho foi a expressão mais visível da preocupação d Estado com institucionalizar sua relação com o operariado.
Acreditava que a classe operaria continuava fundamentalmente para o movimento populista, assim criou o MT e os sindicatos regulamentados, o qual deveriam atuar como uma escola para os funcionários em troca de benefícios trabalhistas. Mas se preocupava também em conduzir os trabalhadores em transições com a indústria, Estado e acesso a justiça social. 
Como o governo de GV se posicionou em relação ao sindicato dos trabalhadores
Vargas cria organizações sindicais, fortalecendo os sindicatos por categorias. Instituiu a unidade sindical para garantir a unidade dos trabalhadores e os impostos sindicais que iria estruturar e permitir a construção da organização trabalhista, já que para ele, a organização trabalhista era vital para o andamento de seu governo e para construção de um país soberano. 
Como se deu a participação da população no governo de Vargas (30/45)?
Uma das participações da população foi através das cartas, cujas foram das mais uteis ferramentas que os trabalhadores mostraram e se posicionaram em relação a Vargas e ao programa. Mulheres solicitaram ajuda para sua família, aumentavam a reputação, mas reclamavam da sutil manipulação.
Por que GV recebeu esse apelido?
Pai dos pobres porque os beneficiou com a criação da CLT e suas práticas populistas, instituições de trabalho, sendo carismático e simpático. Mas também foi igualmente mães dos ricos, pois nas concessões paternalistas conseguia controlar e manter os trabalhadores satisfeitos, atendendo algumas reivindicações. Sem greves e manifestações, os lucros fluíram naturalmente para os patrões. Sendo uma mãe para os ricos ficarem mais ricos. Os pobres foram beneficiados, no entanto, não como os ricos.

Outros materiais