Buscar

Biografia de Martinho Lutero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483 na Alemanha e faleceu 18 de fevereiro de 1549 no castelo de Frederico, Príncipe da Saxônia, filho de camponeses católicos que desejavam que ele tivesse uma educação aprimorada. Em 1505 formou-se em Artes na Universidade de Erfurt e no mesmo inicia a faculdade de Direito. No entanto, houve uma tempestade com descargas elétricas que quase o atingiu, e decide entrar para o mosteiro de agostiniano. Em 1507 é ordenado sacerdote e 1509 bacharelou em teologia, torna-se professor em Wittenberg.
Em 1517, insatisfeito com o rumo que a Igreja Católica tomava, principalmente devido a venda de indulgências feitas pelo papado da época - revolta-se quando vê uma mulher pobre, mãe de uma filha aleijada, sem dinheiro para se alimentarem ou comprar remédios, comprar uma indulgência acreditando que livraria sua filha do inferno - e o abuso de autoridade do mesmo, fixou à porta da Matriz 95 teses sobre as indulgências com objetivo de reformular a Igreja Católica. Pregava a salvação com base no amor de Deus, o verdadeiro arrependimento dos pecados e na compaixão. Tinha com um dos princípios básicos o Sacerdócio universal, no qual, o batismo convertia todos em sacerdotes, pois todo cristão é capaz de julgar das matérias da fé, tanto quanto os clérigos. Consequentemente, foi convocado para se retratar e recusou, estava sob proteção do Príncipe da Saxônia e em 1520, ao queimar em praça aberta a bula papal é excomungado e julgado pela inquisição. Para sua proteção, é sequestrado por Frederico e inicia a tradução da bíblia para o alemão que eram escritas em latim e a maioria da população não tinha acesso. 
	Um novo conselho é convocado e resulta que a nova religião permaneça, na qual manteve-se o batismo e a eucaristia, a fé ganhou mais valor, alterou o cerimonial das missas, substitui o latim pelo alemão, não havia hierarquias eclesiásticas, os sacerdotes obtiveram permissão para o matrimonio e foi denominada Protestantismo. 
	
https://www.ebiografia.com/martinho_lutero/
http://educacao.uol.com.br/biografias/martinho-lutero.htm

Continue navegando