Prova 2 Gestao financeira
7 pág.

Prova 2 Gestao financeira


DisciplinaAdministração Financeira29.950 materiais588.510 seguidores
Pré-visualização4 páginas
1. Para uma organização perpetuar num mercado extremamente concorrido, ela tem que buscar novas alternativas de crescimento, sair da posição de conforto. Umas dessas alternativas é a expansão calculada, analisada, planejada, minimizando, assim, os riscos que poderão afetar o fluxo de caixa. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que contempla as características de expansão:
RESPOSTA: Pelo aumento do nível de operações, as empresas em crescimento também investem em ativo imobilizado. 
2. A origem de recursos de uma organização é formada por capital próprio e capital de terceiros, através dos quais as empresas buscam alternativas para financiamento para ativos de curto e longo prazo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I-O capital próprio representa o dinheiro dos acionistas. 
II-O capital de terceiros é representado pelos bancos. 
III-O risco financeiro advém da não cobertura dos custos operacionais. 
IV-O conflito entre agentes, considerando seus interesses individuais, poderá afetar a saúde financeira de uma organização de forma irreversível. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
RESPOSTA: As sentenças I, II e IV estão corretas. 
3. A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, com o exemplo, cita- s e VPL, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir:
I - Ao utilizar o Payback como critério para investir num determinado projeto, o gestor financeiro aceita o projeto quando o Payback for menor que o número mínimo de períodos aceitáveis. 
II-A T IR de um investimento é considerada como a taxa de juros que faz com que o Valor Presente Líquido (VP L) do seu fluxo de caixa seja igual a zero. 
III-O Payback Simples não considera o valor do dinheiro/capital no decorrer do tempo. 
IV-O VPL é um método que as empresas utilizam para construir o orçamento de capital, com o objetivo de avaliar os projetos de investimentos. 
V-A técnica do Payback é usada por pequenas empresas na análise da maioria de seus investimentos, muitas vezes, pela complexidade do processo intuitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: As sentenças II, III e IV estão corretas.
4- A análise de projetos de investimento pode ser processada e avaliada por instrumentos como o orçamento de capital, que pode ser definido como um processo que seleciona projetos de investimentos e o volume de recursos que serão envolvidos nesses projetos. Nesse sentido, Git man (2004) entende que, independente do motivo que possa levar à necessidade de investimento, o processo para o orçamento de capital. 
Consiste nas seguintes etapas inter-relacionadas: geração de propostas, avaliação e análise, tomada de decisão e acompanhamento. Assim, a partir deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I - Geração de propostas. 
II-Avaliação e análise. 
III-Tomada de decisão.
IV-Acompanhamento.
RESPOSTA: 
(III) Quanto maior o dispêndio de capital, maior e mais alto será o nível hierárquico que decidir á quanto será investido. 
(I) Sua elaboração pode ser realizada por qualquer indivíduo da organização, nos seus diferentes níveis organizacionais, contudo, sempre revisada pelos superiores. 
(IV) Necessidade de monitorar e comparar o planejado com o realizado, a fim de identificar qualquer tipo de problema que necessite ajuste ou até mesmo suspensão do projeto. 
(II) As séries dos fluxos referentes às receitas e às despesas vão aferir a real possibilidade do investimento do negócio. 
5- O capital de uma empresa é composto basicamente pelo seu capital próprio e pelo capital de terceiros. Cada um deles tem o seu custo. Sobre o Custo de Capital e Financiamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I - Fontes de Capital de Longo Prazo/ Custo de Capital de Terceiros. 
II-Custo do Capital Próprio. 
III-Custo Médio Ponderado de Capital. 
IV-SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
RESPOSTA: 
(I) É onde encontramos os investimentos em ativos permanentes em que, muitas vezes, o investimento é financiado junto às instituições financeiras. A taxa (ou custo) varia de instituição para instituição, do. 
Montante captado, quantidade de períodos para a devolução do capital e da análise de crédito feito sobre a empresa. 
(IV) Para que o investimento seja atrativo financeiramente, sua taxa de rendimento deverá ser pelo menos igual o melhor que a taxa básica praticada no sistema financeiro, ou seja, taxa sem risco praticada na economia. Caso contrário valerá mais aplicar o capital no mercado financeiro, pois seu retorno será maior. 
(III) Trata-se de uma análise do custo de capital, em que são aplicados os custos dos montantes dos capitais envolvidos para a apuração de um custo médio. 
(II) É estabelecido pelos donos do capital. Representa a taxa mínima esperada pelos sócios. Também é conhecida com o TMA (taxa mínima de atratividade). 
6- Gitman (2004) entende que o orçamento de capital é o momento de avaliar e selecionar investimentos em longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa, ou seja, de maximizar a riqueza de seus proprietários . Assim sendo, sabe-se que os investimentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, uma vez que, normalmente, o montante de dinheiro comprometido no longo prazo cria expectativas positivas de retorno. Nesse sentido, se o investimento de capital tem a expectativa de gerar benef ícios após um ano, às saídas de caixa recebem a denominação de "Dispêndio de Capital", que apresenta motivos para criação desta denominação, tais como: expansão; substituição; e renovação. Assim, a partir deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Expansão. 
II-Substituição. 
III-Renovação. 
RESPOSTA: 
(II) Ao perceber que o ativo imobilizado está apresentando desaceleração nos processos, é necessária uma análise criteriosa, a f im de avaliar o valor do conserto ou um reinvestimento. 
(III) Ao se produzir mais e melhor, entende-se que inovações tecnológicas são as justificativas de uma maior eficiência no negócio. 
(II) Chega um momento em que o ativo imobilizado atinge sua maturidade. Assim sendo, acontece a desaceleração, pois equipamentos , por exemplo, apresentam- se velhos ,obsoletos e gastos .
(I) A determinação em aumentar a produtividade pode ser considerada pelo crescimento em ativos imobilizados como imóveis e instalações. 
7- A estrutura de capital dentro de uma organização está disposta entre capital próprio e capital de terceiros. Dif icilmente existirá uma congruência entre ambos, ou seja, os valores individuais de cada fonte são diferentes. Logo, a alocação desses recursos estará sofrendo pressão de risco constante, seja ele econômico ou financeiro. O risco financeiro está relacionado à geração de recursos para cobrir o custo financeiro. Por outro lado, o risco econômico está relacionado à expectativa de retorno do investimento. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que está relacionada ao risco financeiro:
RESPOSTA: Alteração futura de taxas de juros ou de câmbio.
8- A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, 
Com o exemplo, cita-se TMA, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir: 
I - A técnica do Payback deve ser somente usada por pequenas empresas na análise de seus investimentos, pois ela é considerada muito complexa. 
II-A TIR é uma técnica para se calcular o orçamento de capital, sendo esta pouco utilizada na avaliação de alternativas de investimentos. 
III-A TMA é uma taxa de juros mínima que o investidor do capital almeja ao aplicar dinheiro em determinado projeto. A tradução correta de TMA é Taxa Mínima de Atividades. 
IV-O Payback Descontado não considera o custo do capital no decorrer do