Buscar

apol 2 Responsabilidade Social e Empresarial sociologia organizacional nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Responsabilidade Social e Empresarial sociologia organizacional
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
Nota: 20.0
	
	A
	Divisão social do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão manufatureira do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	B
	Divisão taylorista do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão fordista do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	C
	Divisão das etapas do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão de classes à dominação hierárquica.
	
	D
	Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Você acertou!
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Paixão (2012) aponta que essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Por divisão manufatureira do trabalho entende-se a divisão das etapas de produção e por divisão social do trabalho a divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O que significa dizer que o executivo da empresa tem uma “responsabilidade social” em sua capacidade como empresário? Se essa afirmação não for pura retórica, deve significar que ele tem que agir de alguma forma que não seja no interesse de seus empregadores. Por exemplo, que ele deve se abster de aumentar o preço do produto para contribuir com o objetivo social de prevenir a inflação, embora um aumento de preços estivesse no melhor interesse da corporação. Ou que ele deve gastar para reduzir a poluição além da quantidade que seja para o melhor interesse da corporação ou exigida por lei, de maneira a contribuir com o objetivo social de melhorar o meio ambiente. Ou que, à custa dos lucros da corporação, ele deva contratar desempregados de longa data ao invés de trabalhadores mais qualificados, de forma a contribuir com o objetivo social de reduzir a pobreza.
FRIEDMAN, Milton. A responsabilidade social das empresas é aumentar os seus lucros Publicado em 10 de agosto de 2014 | por Milton Friedman
Disponível em: http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/responsabilidade-social-empresas-aumentar-lucros/
Segundo o pensamento de Milton Friedman
I - A conta da responsabilidade social termina sendo paga pelos funcionários ou os consumidores.
II - A responsabilidade social é atribuição do governo mediante a cobrança e o destino dado às taxas de impostos cobrados.
III - Não é função das empresas assumirem a responsabilidade social.
 
Marque a alternativa CORRETA
Nota: 20.0
	
	A
	Só a II é correta.
	
	B
	A I e a III são corretas, apenas.
	
	C
	Apenas a II e a III são incorretas.
	
	D
	Nenhuma é correta.
	
	E
	A I, a II e a III são corretas.
Você acertou!
De acordo as teses elaboradas por Milton Friedman as afirmações I, II e III são corretas.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Mas a doutrina de “responsabilidade social” levada a sério estenderia o escopo do mecanismo político para todas as atividades humanas. Ela não difere filosoficamente da mais explícita doutrina coletivista. Difere apenas ao professar que fins coletivistas podem ser atingidos sem meios coletivistas. É por isso que em meu livro Capitalismo e Liberdade, eu a chamei de uma “doutrina fundamentalmente subversiva” em uma sociedade livre, e disse que em tal sociedade, “existe uma, e apenas uma, responsabilidade social das empresas – a de usar recursos e se dedicar a atividades destinadas a aumentar seus lucros, contanto que permaneça dentro das regras do jogo, o que significa dizer, participar de uma competição livre e aberta, sem enganação ou fraude.”
Disponível em: Artigo publicado originalmente no The New York Times Magazine, em 13 de Setembro de 1970. // Tradução por Felipe Alessandro. Revisão por Matheus Pacini. | Artigo original.
De acordo com o texto assinale a alternativa CORRETA.
Nota: 20.0
	
	A
	A responsabilidade social nada tem a ver com as políticas públicas.
A alternativa A – falsa. As políticas públicas não podem deixar de considerar sua responsabilidade social.
	
	B
	A doutrina coletivista é incompatível com a doutrina da responsabilidade social.
A alternativa B – falsa. Responsabilidade social e defesa do bem coletivo tem tudo a ver. Uma é inconcebível sem a outra.
	
	C
	A principal responsabilidade social das empresas é gerar lucros respeitando as leis vigentes.
Você acertou!
A alternativa C – certa. Quando as empresas geram riquezas e com isso obtêm lucros de forma legal, estão cumprindo sua função social. Se parte do seu lucro for destinado a obras de responsabilidade social, melhor ainda.
	
	D
	Responsabilidade social e lucro empresarial são incompatíveis.
A alternativa D – falsa. Não necessariamente, desde que o lucro seja obtido dentro da legalidade.
	
	E
	As empresas que se desenvolvem mediante fraudes devem ter uma responsabilidade social maior.
A alternativa E – falsa.  Não pode haver autêntica responsabilidade social advinda de meios fraudulentos.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Dentre as características da sociedade moderna encontramos a racionalização e a secularização do mundo. Sobre o processo de secularização do mundo analise as afirmativas considerando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
(   ) Refere-se ao processo de declínio da influência da religião em favor das explicações científicas.
(   ) Caracterizado pelo afastamento do trabalho e da religião.
(   )  Refere-se ao uso de elementos racionais para guiar e organizar a vida.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V
	
	B
	V, V, F
Você acertou!
Letra “B”. A secularização refere-se ao declínio da influência da religião em favor das explicações científicas que também caracterizou o afastamento do trabalho e da religião. O processo de racionalização refere-se ao uso de elementos racionais para guiar e orientar a vida.
	
	C
	V, F, F
	
	D
	F, F, F
	
	E
	F, F, V
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
	Coluna A
	Coluna B
	1. Aspectos positivos
	(   ) Organiza o conhecimento
	2. Aspectos negativos
	(   ) Excesso de regras e normas
	 
	(   ) Desenvolvimento da ciência
	 
	(   ) Perda de autonomia e individualidade
Nota: 20.0
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
A racionalização tem aspectos positivos, pois organiza o conhecimento, mas apresenta aspectos negativos também. O excesso de regras e normas a serem cumpridas faz com que os homens percam a individualidade e a autonomia.
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando