Buscar

O conceito de Representações sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Representações Sociais
O conceito de Representações Sociais foi desenvolvido pelo psicólogo social Serge Moscovici. Surgiu na França com a finalidade de ser aplicada na psicanálise e em todas as áreas do conhecimento. As Representações Sociais são teorias do senso comum. Segundo Moscovici (2007) as teorias do senso comum estão presentes na nossa vida cotidiana, nas relações entre os indivíduos e nos meios de comunicação. As Representações Sociais são representadas por um grupo de pessoas no qual cada indivíduo se comunica por meio do seu conhecimento, opiniões, crenças e ideias referentes a um determinado assunto. Moscovici diz que
As representações sociais se tornam capazes de influenciar o comportamento do individuo participante de uma coletividade. É dessa maneira que elas são criadas, internamente, mentalmente, pois é dessa maneira que o próprio processo coletivo penetra fator determinante, dentro do pensamento individual. Tais representações aparecem, pois, para nós, quase como que objetos materiais, pois eles são o produto de nossas ações e comunicações. (Moscovici, 2007, p.40).
Como abordado por Moscovici (2007) as representações sociais acontecem por meio do conhecimento e dá informação transmitida pelos indivíduos. Foi elaborada para entender a realidade social, que se relaciona entre a psicologia e a sociologia, para tentar entender o comportamento e o conhecimento adquirido pelos indivíduos na vida cotidiana. Todo individuo pertence a um grupo diferente no qual é inserido, mas cada um tem uma maneira de pensar determinado assunto. Mesmo assim, muitas vezes o individuo é influenciado a pensar da mesma maneira que os outros indivíduos do grupo pensam.
Em síntese, as representações sustentadas pelas influências sociais da comunicação constituem as realidades de nossas vidas cotidianas e servem como o principal meio para estabelecer as associações com as quais nós nos ligamos uns com os outros. (Moscovici, 2007, p.8)
REFERÊNCIAS 
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi, 5 ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

Outros materiais