Buscar

Avaliando aprendizado ECA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	 Certo
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
		
	
	
	 Certo
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	
	 Certo
	da proteção integral
	
	
	da situação irregular
	
	
	da proteção parcial
	
	
	da situação de risco
	
	
	do direito penal do menor
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	 Certo
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	
	
	
	do bem comum.
	
	
	da cidadania.
	
	
	da municipalização.
	
	 Certo
	da prioridade absoluta.
	
	
	do peculiar desenvolvimento.
	 Gabarito Comentado
	
	
	6.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	
	
	
	apenas do poder público.
	
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	 Certo
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	7.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	
	
	
	participação popular e fidelidade.
	
	
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	 Certo
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	8.
	
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	 Certo
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	1.
		Como garantia do direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para os pais. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	Tal comando legal é uma obrigação exclusiva dos pais em relação aos seus filhos.
	
	 Certo
	Tal comando legal é uma obrigação do poder público, e engloba as campanhas de vacinação.
	
	
	Tal comando legal é uma obrigação do poder público, porém não engloba as campanhas de vacinação.
	
	
	Tal comando legal não se traduz numa obrigação do poder público.
	
	
	As campanhas de vacinação não fazem parte das campanhas sanitárias.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	Apenas
os hospitais particulares são obrigados a manter alojamento conjunto, que possibilite a permanência do neonato junto à mãe, em razão da precariedade do serviço público.
	
	
	A gestante tem direito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas ao atendimento perinatal, não incluindo o prénatal.
	
	 Certo
	O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive para as penitenciárias femininas.
	
	
	O poder público não tem o dever de propiciar apoio alimentar à gestante que dele necessite.
	
	
	A parturiente pode ser atendida, preferencialmente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Utilizando os conhecimentos adquiridos com o estudo do capítulo do direito à vida e à saúde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, considere a seguinte situação: Um médico pediatra, ao atender uma criança em seu consultório, verifica que a mesma possui hematomas de diversas colorações, característicos de possíveis maus tratos, e então faz a comunicação do que constatou ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, fornecendo dados da mãe e da criança. Diante disto, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois tal fato deveria ter sido comunicado diretamente à autoridade policial, que depois comunica a Justiça da Infância e da Juventude.
	
	 Certo
	o médico agiu corretamente, pois tem o dever legal de comunicar toda suspeita de maus tratos.
	
	
	o médico agiu corretamente, pois tem apenas o dever moral de comunicar toda suspeita de maus tratos, seguindo a sua intuição.
	
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não prestou o atendimento na rede pública de saúde, mas em seu consultório particular.
	
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não tinha certeza da ocorrência de maus tratos, mas sim, suspeita.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Renata se internou na maternidade luz do horizonte, onde nasceu seu filho Mário. O responsável, na maternidade, deixou de fornecer a declaração relativa ao nascimento. Considerando as disposições do ECA, pode-se afirmar que a conduta do responsável caracteriza:
		
	
	
	
	contravenção penal
	
	
	fato atípico
	
	
	infração administrativa
	
	
	indiferente penal
	
	 Certo
	crime
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		É correto afirmar-se: É dever de todos...
		
	
	
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano e aterrorizante, exceto os vexatórios
	
	 Certo
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor
	
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, exceto o tratamento aterrorizante
	
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente somente em relação aos tratamentos violentos
	
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente somente em relação aos tratamentos aterrorizantes
	 Gabarito Comentado
	
	
	6.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação ao direito a proteção à vida e à saúde, podemos afirmar que este direito compreende:
		
	
	
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	
	
	a assistência psicológica à gestante, no período pré natal, e à mãe, no pós natal, como forma de minorar as consequências do estado puerperal, tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante pelo Poder Público, apenas se esta não tiver condições de arcar com as despesas de um estabelecimento de saúde particular.
	
	 Errado
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, independente de qualquer critério estabelecido pelo Sistema Único de Saúde.
	
	 Certo
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	7.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
		
	
	
	
	apenas com o nascimento com vida, pois só a partir deste temos a condição de sujeito de direitos do nascituro.
	
	
	apenas com o nascimento com vida, pois antes disso, se protege apenas a mãe, que gera o feto.
	
	 Certo
	desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	
	apenas a partir do início do pré natal pela gestante, que é quando o poder público tem ciência da gravidez.
	
	
	apenas com o nascimento com vida, para que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	8.
	
		O Juiz de Direito, de Cajuru, determinou toque de recolher, a partir das 22:00 , aos adolescentes de 14 a 17 anos. " O STJ, em dezembro de 2011: entendeu pela ilegalidade da Portaria do Município de Cajuru, que a despeito dos motivos legítimos, tem caráter abstrato e genérico, extrapolando os limites da atividade judiciária regulamentar com base no art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente".Assim, indique qual direito está sendo protegido pelo rel. Min. Herman Benjamim, da 2ª Turma do STJ .
		
	
	
	
	participação;
	
	
	respeito;
	
	
	expressão;
	
	 Certo
	liberdade;
	
	
	dignidade;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando