Buscar

Exercício 1 NP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 3 – NP2
Por que a espessura da camada orgânica reduz os efeitos das forças compactadoras?
Por que os valores de umidade ótima obtidos quando se emprega a energia Intermediária de compactação são sempre menores, àqueles obtidos com a Energia Normal de compactação. 
As sondagens revelaram a existência de um lençol freático raso constituído por lentes silto-arenosas – sedimentos não consolidados - intercaladas com material argiloso, que se apóia em um pacote irregular de um substrato duro que se mostrou, em geral, impenetrável ao trado e também de elevada resistência à penetração a métodos tradicionais percussivos. Esse substrato também funciona, do ponto de vista da contaminação na área, como uma barreira capilar com reduzida capacidade de armazenamento de água. O fluxo de águas subterrâneas no local é lento, com velocidades médias em torno de 1 m/ano. Um paleo-canal na interface do topo da barreira capilar define, na região, um caminho preferencial de fluxo de águas subterrâneas e o deslocamento da pluma de contaminantes. Dessa forma, o mapeamento dessa barreira, pela natureza da solução adotada, é de fundamental importância tendo em vista sua capacidade de contenção vertical da contaminação, impedindo o deslocamento de compostos orgânicos para camadas mais profundas do subsolo. 
Pergunta-se: No caso do aterro apresentado na figura abaixo, qual a melhor solução para tratamento do contaminante, mediante observação de percolação do produto no solo?

Continue navegando