Buscar

questões Filosofia 1º sem ESTACIO RS

Prévia do material em texto

QUESTÕES PREPARATÓRIAS PARA AV3 DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Cultura: conceito
Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. A vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo.
Origens da Sociologia (rev. Industrial e rev. Francesa)
A sociologia surgiu na primeira metade do século XIX sob o impacto da revolução industrial e da revolução francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade. A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca da nova configuração histórica (daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna as sociedades tradicionais)
Conhecimento cientifico e senso comum
Conhecimento através do senso comum: é reflexível, valorativo, assistemático, verificável e falível e inexato. É o modo de pensar da maioria das pessoas, são nações comumente admitidas pelos indivíduos.
São as certezas cotidianas de um grupo social que passa a interpretar a sociedade. É uma forma superficial de conhecimento.
-Subjetivo: Como uma árvore é vista por um artista, marceneiro, trabalhador rural? -Qualitativo: as coisas são grandes/pequenas; doces/azedas; pesadas/leves. - Heterogêneos: referem-se a coisas que julga-se diferentes. Piano ou pena caindo. -Não se surpreende com a regularidade das coisas – só com as violações da regularidade.
Ex: Onda há fumaça há fogo; Sempre que eu ascendo o cigarro o ônibus chega; Não tomar banho depois de fazer uma refeição.
Conhecimento cientifico: contingente, real/factual, sistemático, verificável, falível e probabilístico. É a informação e o saber parte das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados.
Pressupõe uma atitude desconfiança em relação as certezas estabelecidas.
-Objetivo: procura as estruturas universais das coisas estudadas. -Quantitativo: busca medidas, padrões e critérios de comparação para coisas que parecem diferentes. -Homogêneo: busca as leis gerais de funcionamento. -Contingente: as relações causais são admitidas depois de estudadas e verificadas. -Atenta para a regularidade das coisas e busca explicações para os fenômenos que violam esta regularidade. 
Ex: Diferenças de tamanho são explicadas por diferenças de perspectiva e ângulo de visão; O que é vegetal para o cientista?; Tomar banho depois das refeições.
Etnocentrismo X relativismo cultural
O pensamento etnocêntrico é aquele que leva em consideração apenas a moral e os valores de seu povo/cultura para interpretar outros comportamentos. (Relativismo é o contrário de etnocentrismo). Já o relativismo defende o oposto, a cultura das pessoas deve ser relativizada para que se entenda o ponto de vista do outro.
Etnocentrismo: É uma visão do mundo tendo o nosso grupo como o centro; 
Passa por um julgamento de valor da cultura do outro; 
Fenômeno que mistura elementos racionais/intelectuais como afetivos e emocionais. É um conceito da antropologia definido como uma visão de alguém que considera seu grupo étnico/cultura o centro de tudo, sendo assim mais importante que outras culturas e etnias
Relativismo cultural: É a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro; 
Não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura; 
Não há critérios objetivos que permitam classificar as culturas entre superiores e inferiores, pois todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes. 
Positivismo: características
O positivismo acredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas cientificas validas. Outra característica do pensamento positivista é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, transcultural, atingindo toda a humanidade não importando em qual cultura surgiu e se desenvolveu. A ideia do pensamento positivista foi centralizada em sete termos e significados, segundo Comte: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
Ciências sociais: características
Ciências sociais estudam fenômenos complexos. 7 bilhões de seres humanos interagindo de forma espontânea ou não. Objeto de estudo são representações que os seres humanos têm a respeito das coisas – ideias. São divididas em Sociologia, Antropologia, Política, Administração – Ciência Social Aplicada. Economia- Ciência Social Aplicada, Direito – Ciência Social Aplicada.
São um conjunto de disciplinas cientificas que estudam os aspectos sociais sobre diversas realidades humanas. Características.: definidas como ciências são as seguintes: A- saber sistemático, B- saber fundamentado, C- saber fundamentado empiricamente (pratico) ou aplicável empiricamente, D- saber objetivo, E- saber neutro. Estas características são definidas por inúmeros cientistas, das várias ciências, tanto naturais quanto sociais e, são postuladas básicas do positivismo, que expressa uma corrente de pensamento que busca findar a ciência na sociedade, o que significa que cada uma dessas características é um saber sistemático (característica real da ciência) e uma forma de saber que se estrutura como um sistema, organizado, relativamente coerente e logico, tendo elementos constituintes que se relacionam num todo organizado.

Continue navegando