Buscar

Quimica ANALITICA - AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3.
		O consumo moderado do café proporciona uma série de benefícios para a saúde. A bebida tem um efeito termogênico e por isso ajuda na perda de peso. Ela também tem ação estimulante e auxilia a diminuir dores de cabeça. Esta bebida também previne algumas doenças neurodegenerativas, como Doença de Parkinson e Alzheimer, e diabetes tipo 2. O café ainda proporciona benefícios para o sistema respiratório e está associado a um menor risco de desenvolver câncer. Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 mL do líquido. Qual é a concentração final, em mol/L, de sacarose nesse cafezinho?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	200.
	
	
	2.
	
	
	0,02
	
	
	2000.
	
	
	0,2.
	
	
		4.
		Dois estudantes, iniciaram suas pesquisas na biblioteca buscando, através de um computador, metodologias para analisar a cafeína do chocolate. Pesquisando no Chemical Abstracts por meio das palavras-chave "cafeína" e "chocolate", eles descobriram numerosos artigos e jornais de química. Um dos artigos, "Determinação de Teobromina e de Cafeína em derivados de Cacau e chocolate por Cromatografia Líquida de Alta Pressão, descrevia um procedimento analítico que parecia ser bem adequado ao equipamento disponível no seu laboratório. Então, os dois estudantes compraram uma barra de chocolate em uma loja da vizinhança e analisaram alguns pedaços do mesmo. A primeira etapa em uma análise química é procurar uma amostra pequena, representativa, para que se façam as medições, esse processo é chamado de amostragem, em seguida é realizado o procedimento de preparo da amostra, as análises dos constituintes químicos, emissão de relatório e interpretação e conclusões. I. As substâncias a serem determinadas no processo Analítico foram cafeína e teobromina, são denominados analitos. II. A identificação da natureza de uma substância presente em uma amostra desconhecida é denominada Análise Química Qualitativa. III. A identificação de quanto desta substância está presente é chamada de Análise Quantitativa. De acordo com os enunciados acima, sobre Processo Analítico, marque a opção CORRETA.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Somente I.
	
	
	Somente II.
	
	
	I, II e III.
	
	
	Somente II e III.
	
	
	Somente III.
	
	
		5.
		A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico). Também é utilizado nas reações ácido-base e como estimulante sexual masculino, embora seja muito prejudicial à saúde. Em 200 g de solução alcoólica de fenolftaleína contendo 8,0% em massa de soluto, quantos mols de álcool há na solução? Dado: massa molar do etanol = 46 g/mol.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	2,5.
	
	
	3,0.
	
	
	8,0.
	
	
	4,0.
	
	
	2,0.

Outros materiais