Buscar

AD Historia

Prévia do material em texto

“Para que a História da Educação?
Para cultivar um saudável ceticismo – Vivemos num mundo do espetáculo e da moda, particularmente no campo da educação. A ‘novidade’ tende a ser vista como um elemento intrinsicamente positivo. Há uma inflação de métodos, técnicas, reformas, tecnologias. Mais do que nunca é preciso estarmos avisados em relação a ‘essas novidades’, evitando frenesi da mudança que serve, regra geral, para que tudo continue na mesma. A história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a agitação e promove a ‘consciência crítica’.
Para compreender a lógica das identidades múltiplas – Vivemos em uma época marcada por fenômenos de globalização e por uma desenraizada circulação de idéias e conceitos e, ao mesmo tempo, por um exacerbar de identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas. Uma das funções principais do historiador da educação é compreender esta lógica de ‘múltiplas identidades’, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades.
Para pensar os indivíduos como produtores de história – ‘O presente não existe sem o passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos.’. Nunca, como hoje, tivemos uma consciência tão nítida de que somos criadores e não apenas criaturas, da história. A reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve para ‘descrever o passado’, mas sim para nos colocar perante um patrimônio de idéias, de projetos e de experiências....
Para explicar que não há mudança sem história – O trabalho histórico é semelhante ao pedagógico. Estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memória. Hoje, as políticas conservadoras revestem-se de vernizes ‘tradicionais’ ou ‘inovadores’. O seu sucesso depende de um aniquilamento da história”. (António Nóvoa, é professor universitário português que estuda e atua nas áreas de História da Educação e formação de professores)
Considerando o texto de Nóvoa, é verdadeiro afirmar que:
I. os estudos de História da Educação possibilitam ao professor conhecer métodos, técnicas, reformas do ensino e tecnologias utilizadas em diferentes tempos e analisar, criticamente, as mudanças propostas com relação às práticas educativas.
II. muitos métodos e técnicas educacionais persistem porque a escola e os sistemas de ensino pouco mudam com o tempo, ainda que considerando culturas diferenciadas.
III. os estudos de história da educação, na medida em que abordam diferentes experiências educacionais no tempo, no espaço e nas diferentes culturas, possibilitam ao professor conhecer e entender a diversidade e a pluralidade como processos historicamente produzidos e assentar a sua prática docente considerando tal perspectiva.
IV. os estudos de História da Educação não são tão relevantes na formação docente porque, na maioria dos casos, ao professor cabe cumprir exatamente o que é indicado por seus superiores e não há necessidade de reflexão sobre suas práticas.
De acordo com o solicitado, estão corretas somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. II e IV.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Na Europa, durante o século XVI, uma série de movimentos sociais passou a contestar os dogmas e o poder da Igreja Católica, entre eles, podemos citar:
Escolha uma:
a. o movimento que deu início a Contra Reforma, liderado por Martinho Lutero contra as indulgências vendidas pela Igreja.
b. o movimento que deu início à Reforma, liderado por Martinho Lutero contra a proteção dada pela Igreja Católica aos lucros oriundos das atividades comerciais e bancárias.
c. o movimento que deu início à Reforma protestante, liderado por Martinho Lutero contra as vendas de cargos, relíquias e indulgências realizadas pela Igreja Católica.
d. o movimento que deu início à Contra Reforma protestante, liderado pelos Jesuítas em favor de mudanças na educação.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
“A Companhia, como se sabe, é composta de membros, que têm, a um tempo, caráter regular e secular; são membros de uma ordem religiosa com estatutos e autoridades próprias e do mesmo passo são sacerdotes ordenados que exercem todas as funções dos demais sacerdotes. Ao contrário das outras ordens religiosas, vivem no século, no mundo; e a Companhia tem caráter sumamente empreendedor e combativo. Sua mesma designação de Companhia já indica o caráter de milícia, assim como a organização, disciplina e espírito de obediência, tudo para a maior glória de Deus (Omnia ad Majorem Dei Gloriam ou, abreviadamente, A.M.D.G.). Dependem os membros de um Geral e, em cada nação, de um provincial, embora submetidos à autoridade do Papa. (LUZURIAGA)”.
A Companhia a que se refere o texto acima foi responsável pela educação no Brasil-Colônia, seus integrantes criaram as primeiras escolas e implantaram o sistema de ensino que vigorou por 210 anos, sendo nossos primeiros professores. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. Companhia de Jesus
b. Companhia das Indias Ocidentais.
c. Companhia dos Padres Carmelitas.
d. Companhia dos Beneditinos.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as reformas educacionais de Marquês de Pombal é possível afirmar:
I. As reformas educacionais estavam relacionadas à crise do Antigo Regime na Europa e, portanto à afirmação do absolutismo monárquico como forma de governo.
II. Pombal foi influenciado pelas ideias iluministas que, entre outras coisas, propunham a modernização da sociedade.
III. Pombal, juntamente com outros portugueses que admiravam as ideias francesas, eram contrários aos colégios jesuítas.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. Somente a I e a III
b. Somente a II e a III.
c. Somente a I e a II.
d. Todas as afirmativas.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
As duas primeiras décadas da chamada Primeira República desencadearam mudanças de ordem econômica e social, bem como novas concepções políticas, e, sobretudo, a tentativa de instituir modelos pedagógicos e sistemas de ensino concernentes e preocupados com o desenvolvimento do país. Sobre as mudanças em relação à educação, podemos destacar:
Escolha uma:
a. a ideia de que a educação era necessária para formar um novo cidadão.
b. a adoção do ensino mútuo.
c. a criação de escolas femininas.
d. a criação das primeiras faculdades brasileiras.

Continue navegando