apostila de contabilidade
62 pág.

apostila de contabilidade


DisciplinaContabilidade Geral20.640 materiais380.193 seguidores
Pré-visualização13 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
COLÉGIO MINAS GERAIS CONTABILIDADE GERAL 
CONTABILIDADE GERAL
Introdução
	Já nos primórdios dos tempos, o homem buscava uma forma de registro que lhe permitisse manter controle sobre seus bens e o aumento ou a diminuição dos mesmos. Embora a mente humana seja uma máquina maravilhosa, ela é susceptível de erros e o homem tinha necessidade que as informações fossem as mais precisas, tanto em relação aos fatos em si como sua cronologia, exatidão e volume.
	Os mercadores de Venezia, cidade que era uma das mais importantes em termos mercantis da época, desenvolveram ao longo dos tempos, um sistema de registro, que embora rudimentar em relação aos nossos dias, atendia a contento as necessidades imediatas. Em meados do século XIV, o Frei Dom Luca Pacciolo codificou e deu suporte científico a este sistema, denominando-o \u201cSistema de Partidas Dobradas\u201d.
	Em uma linguagem corrente, as partidas dobradas (duplo registro) são justificadas, uma vez que todo fato digno de registro sempre terá uma causa e um efeito.
O Sistema das Partidas Dobradas
	É a pedra fundamental onde assenta o que mais tarde veio a ser chamado de contabilidade, sistema este que evolui até os nossos dias, incorporando uma série de novas técnicas e atribuições distintas, inerentes ao tipo de atividade que se quer \u201ccontrolar\u201d.
A Contabilidade Geral Financeira
	A contabilidade no sentido amplo da palavra é aquele sistema que é GENÉRICO, que veio dar suporte, fornecer subsídios para o surgimento de sistemas específicos para atividades econômicas específicas.
Conceito
	A conceituação de disciplinas, modelos etc. sempre tentou explicar de forma ampla e genérica no que consiste uma determinada disciplina, modelo ou técnica, que ocorre de modo geral, mas nem sempre a \u201cconceituação\u201d vem realmente elucidar, isso por que à medida que aumenta o número de estudiosos de uma determinada disciplina, prolifera enormemente as várias conceituações sobre uma única disciplina, sendo na maioria das vezes, variáveis de um único conceito, visto na ótica pessoal de cada estudioso.
Face ao exposto vamos buscar um conceito para \u201ccontabilidade\u201d que seja o mais simples possível, porém, sem deixar de ressaltar que existem vários outros grandes mestres da contabilidade.
\u201cA contabilidade é um sistema que evidência o volume de recursos à disposição de uma organização, sua movimentação, suas variações e produtos, auferindo durante uma gestão administrativa e sua aplicação.\u201d
Outro Conceito
	\u201cÉ a ciência que estuda e controla o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, levando-se em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos, e as variações por ele sofridas, principalmente as decorrentes da gestão da empresa.
Objetivos da Contabilidade
	Os principais objetivos da contabilidade são captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam o patrimônio, tanto da pessoa física como da pessoa jurídica (planejamento de controle).
Algumas Palavras Chaves
Ciência ( Estuda o patrimônio.
Patrimônio ( Conjunto de bens, direitos e obrigações à disposição da empresa.
Econômica ( Mostra o que a empresa possui (mostra a situação de uma pessoa).
Financeira ( Mostrar dinheiro (valor).
Quantitativo ( Quanto esse patrimônio tem (valor).
Qualitativo ( Quanto a natureza do patrimônio (especificação de bens).
Gestão ( Direção da empresa ( Gerência da empresa (período)
Pessoa Física ( Ser humano ( Possui CPF
Pessoa Jurídica ( Empresa ( Possui CNPJ
	Para ser ciência é necessário um objeto. O objeto é o patrimônio, tem que ter métodos, ela segue uma metodologia (estudo).
Sociedade Anônima
	Existem acionistas, de no mínimo 2 sócios e no máximo infinitos sócios. As sociedades anônimas são divididas em:
capital aberto;
capital fechado.
	As sociedades anônimas de capital aberto tem suas ações negociadas na bolsa de valores. Quem quiser possuir ações é só comprar através das corretoras de valores.
	Nas sociedades anônimas de capital fechado só participa os próprios donos da empresa, sua ações não são abertas na bolsa de valores.
	Exemplo de como escrever o nome de uma empresa regida pela Lei 6.404/76 (Lei das S/A\u2019s):
Mesbla S/A
Cia. Belgo Mineira
Campo de Atuação da Contabilidade
Comércio;
Indústrias;
Bancos;
Governo;
Instituições Financeiras;
Empresas agropecuárias;
Hospitais, etc.
Campo de Atuação do profissional de contabilidade (\u201cContabilista\u201d)
Nível médio ( Técnico em contabilidade (Contador). Esse técnico tem algumas restrições na execução de sua profissão.
Nível superior ( Bacharel em Ciências Contábeis (contador).
Contador Fiscal ( Trabalha com problemas relacionados com o fisco. Ex.: IPI, ISS, IR, INSS, ICMS, FGTS, etc.
Contador Geral ( Cuida de tudo em termos de contabilidade dentro da empresa.
Contador de Custos ( Calcula quanto custou determinado objeto (produto), elabora planilha de custos e verifica custos.
Contador Gerencial ( (Controller) ( Extrapola o fato concreto, pega dados passados e projeta o futuro, informa para tomada de decisões administrativas.
Perito ( Calcula o valor da empresa e examina empresas (pendências).
Auditor ( Interno e Externo.
Auditor Interno ( É empregado da empresa, trabalha confirmando as normas internas.
Auditor Externo ( É aquele contratado para prestar serviços de auditoria. O auditor externo é independente. As empresas de capital aberto são obrigadas a contratar esses trabalhos (auditoria externa) que não podem ser corrompidos. Essa atribuição é dada somente para bacharel.
Professor ( Leciona em cursos superiores, nível médio etc., em tese para lecionar deverá sempre ter um grau acima.
Fiscais de Tributos ( Trabalha para defender os interesses do governo.
Consultor de Empresa ( Profissional autônomo.
Limitação da Ciência Contábil
	Situação dinâmica da empresa em relação ao aspecto estático da contabilidade ( tempo (não se consegue mostrar a foto da empresa no momento exato, ela modifica a cada minuto).
Usuários da Informação Contábil
Público Interno:
administradores (sócios, dirigentes, etc.);
funcionários.
Público em geral (externo)
governo;
bancos;
fornecedores;
investidores (acionistas);
auditores externos;
clientes;
público em geral
Normas, Procedimentos, Métodos e Técnicas
Convenções.
Princípios.
Postulados.
Objetivos.
Campo Teórico
	Segundo o método indutivo, a ciência contábil seria desenvolvida em sentido contrário ao anterior. Assim teríamos que, a partir do desenvolvimento de novas técnicas, normas, métodos e procedimentos práticos, seria possível o desenvolvimento de novas convenções, que por sua vez determinariam novos princípios e assim sucessivamente até o desenvolvimento de novas teorias do nível do campo teórico.
	Certamente que a evolução se dá nos dois sentidos, ora se desenvolve a partir do desenvolvimento teórico, ora a partir do desenvolvimento da prática.
	A evolução da contabilidade sempre esteve atrelada a evolução da economia. Na medida que o cenário econômico evolui passando a exigir da contabilidade respostas imediatas. Observa-se uma mudança na área contábil. Devido a esse fato, que por muito tempo a contabilidade foi entendida como uma técnica e não como uma ciência. Até hoje alguns autores, por falta de fundamentação teórica, continuam definindo a contabilidade como uma técnica ou até mesmo como uma arte. Isso ocorre por entenderem esses autores que a evolução da contabilidade se dá muito mais no campo da prática, através de novas técnicas e métodos e que apresenta muito pouco desenvolvimento no campo da teoria.
	Partindo do princípio de que a toda prática corresponda uma teoria que lhe