Buscar

portifolio inovacao e tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Inovações e tecnologias e as transformações sociais
	Ultrassonografia e sua importância
Cristiane ribeiro – RU 1232454
Eliane da Silva Juriatti – RU 1737936
UNINTER
O presente trabalho tem como tema, ultrassonografia e sua importância. Esta que e um método de diagnostico muito usado na medicina atualmente e utiliza se do eco gerando ondas ultrassonicas de alta freqüência, para visualizar em tempo real as estruturas do organismo. 
Apresenta como objetivos compreender sua origem, função e benefícios que representa para sociedade como um todo. Já que não possui nem uma contra indicação e pode ser usada por todas as faixas etárias. 
O ultrassom é usado em diversos campos. Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. 
Em testes não destrutíveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas. Industrialmente, o ultrassom é usado para limpar, misturar e acelerar processos químicos.
A ultrasonografia esta diretamente ligada ao som. E a relatos de que a musica já era praticada na pré historia provavelmente devidos a observação de sons da natureza.
O conceito de som pode ser descrito como resultado da vibração dos corpos que provocam uma onda mecânica e longitudinal. 
O eco e o resultado da reverberação múltipla de ondas sonoras e o hertz e a medida utilizada para medir o numero de vibrações por segundos de uma onda sonora. Quanto maior o hertz, mais agudo será o som, quando menor o hertz, mais grave será o som. A ciência do som teve inicio na Grécia antiga com Pitágoras, conhecido pelo teorema sobre triângulos e retângulos e também inventor do sonômetro. 
Definição de ultrassonografia ou ecografia – a ultrassonografia e um dos métodos de diagnósticos por imagens, mais versáteis e de aplicação relativamente simples. Alem de ser um instrumento poderoso para a investigação medica dirigida, exigindo apenas um treinamento e uma conduta participativa do examinador.
Possui grandes vantagens, pois não e um exame caro, e de rápida execução e seguro, estando presente em diversas clinicas e centros hospitalares. 
A maioria dos pesquisadores e historiadores consideram essa descoberta como sendo do físico Frances Pierri Curie em 1877.
Durante a segunda guerra mundial, foi aprimorado o estudo da utilidade da ultrassom para fins militares e também nesta época foi desenvolvido o radar ou detectacao de distancias através de ondas de radio, utilizava se o eco de ondas de radio para a determinação de distancias e localização de objetos no ar.
 Na década de 1920 e 1930 o ultrassom foi utilizado para terapia física principalmente na Europa. Na medicina a utilização da ultrassom iniciou se no âmbito terapêutico de forma empírica em várias áreas desde o tratamento de artrite, reumatismo ate a doença de Parkson. 
Efeito Dopller – Johan Dopller nasceu na Áustria, formou-se em matemática na universidade técnica de Viena, estudou matemática mecânica e astronomia e física.
O efeito Dopller e uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que esta em movimento em relação ao observador Johan Dopller descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842 e comprovada pelo cientista alemão Cristoph Zalott em 1945 numa experiência com ondas sonoras. O efeito Dopller permite medir a velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidos pelo próprio equipamento de medida que pode ser radares baseados em radio freqüência ou laser que utilizam freqüência luminosas sendo utilizadas para medir a velocidade de automóveis aviões, também na mecânica e hidráulica.
Na medicina a ecografia utiliza-se este efeito para medir a direção e velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco, também para a escuta de batimentos cardíacos. 
Ultrassonografia gestacional – depois que a mulher descobrir que esta grávida precisa passar pelo pré natal, período de acompanhamento medico, no qual são realizados diversos exames para garantir saúde da mamãe e do bebe. O mais popular deles e o ultrassom, que possibilita ao medico acompanhar o desenvolvimento do bebe.
 
Muitos tipos de ma formação podem ser detectados pela ultrassom. A hidrocefalia – que e o acúmulo de fluido cérebro–espinhal nas cavidades ventriculares do cérebro e outros distúrbios do sistema nervoso e malformação cardíaca. Também e possível para identificar o sexo do bebe, um dos motivos mais procurados pelas mamães. 
Outro aspecto importante do exame ultrassenográfico refere se ao estudo da placenta, do cordão umbilical e do liquido amniótico. E importante para avaliar a evolução e crescimento do bebe no decorrer da gestação. 
Neste sentindo, através desde estudo salientamos que na atualidade a ultrassonografia e um método dos mais eficientes em precaução.

Outros materiais