Buscar

AV SEMINARIO EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV: SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL
 1.De acordo com a abordagem histórico-estruturalista, explique a relação entre Práxis e Movimentos Sociais :Resposta: (...) práxis, a atividade do sujeito que de algum modo aproveita algum conhecimento ao interferir no mundo, transformando-o e se transformando a si mesmo. (...) Na práxis, o sujeito age conforme pensa, a prática ¿pede¿ teoria, as decisões precisam ter algum fundamento consciente, as escolhas devem poder ser justificadas. Na práxis, o sujeito projeta seus objetivos, assume seus riscos, carece de conhecimentos. (...)Podemos perceber claramente a relação entre práxis e movimentos sociais. Estes expressam a capacidade de pensar, projetar e agir sobre a realidade opressora na construção de uma nova sociedade.
2. Em que quadro sociopolítico surgem as Ligas Camponesas e os Sindicatos Rurais no Brasil?Resposta::: em meados do século XX, as péssimas condições de vida no campo e na cidade produzem movimentos sociais importantes. O latifúndio e a intensa exploração dos trabalhadores rurais dão origem às lutas no campo, que na década de 50 conduzem a formação das Ligas Camponesas e dos Sindicatos Rurais.
3. televisão, dos jornais e revistas¿. Esse trecho refere-se à:	Situação Massa.
4.O "quebra-quebra" das máquinas inglesas foi característico de qual movimento?Ludismo
5.Como Marx caracteriza a luta de classes?luta de classes é motor da história, pois representa o mecanismo de crítica e transformação da estrutura social.
6.A formação histórica da sociedade brasileira é marcada pelas contradições estruturais, que geraram opressão sobre os povos nativos, africanos, brancos pobres e mestiços. Em todo tempo houve luta e resistência por uma sociedade justa e igualitária, pela transformação do status quo. Ao invés de passivos, o povo brasileiro sempre foi bravo e heroico dentro de suas possibilidades. Diversos movimentos ilustram a mobilização da sociedade civil brasileira em seu processo histórico. O trecho acima faz uma abordagem crítica direta a seguinte tese:a passividade do povo brasileiro é uma versão histórica.
7. O período de transição do Brasil monárquico para o período republicano é marcado pela continuidade das contradições na estrutura social. A crescente desigualdade e a opressão exercida pelos "coronéis" agravam mais ainda o quadro de miséria e desesperança. É nesse contexto que surgem os fenômenos sociais no campo conhecidos como: messianismo e banditismo.
8. Sob a inspiração do socialismo soviético, o movimento operário no Brasil cresceu e fundou: o partido comunista do Brasil (PCB) em 1922.
9. As Constituições podem ser classificadas de diversas formas. Dentre elas:	Promulgada: decorre de um processo democrático legítimo. Uma Assembleia Constituinte elabora a Constituição.
10.Três teorias políticas se configuraram na construção do mundo moderno entre os séculos XVI e XVIII e caracterizaram os Estados Modernos do período. Está correta a associação da teoria com seu teórico a afirmativa: Teoria Social de Jean- Jaques-Rousseau

Outros materiais