Buscar

Física III Relatório 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
FÍSICA III (CCE0850)
	CURSO
	Engenharia Mecânica
	TURMA
	1035
	DATA
	15/03/2017
	Aluno/
Grupo
	
Vinicius Kremer dos Santos – (201510492011)
	TÍTULO
	Campo Elétrico
	OBJETIVOS
	Observar, por meio de experimento, o comportamento das linhas de força.
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Para entendermos como o campo elétrico comporta-se, devemos lembrar a lei de Coulomb, que trata da interação entre duas cargas com massas e dimensões desprezíveis: cargas iguais repelem e cargas opostas se atraem.
A força de interação entre essas cargas seria o produto entre uma constante e a razão entre o produto do módulo das cargas com o quadrado da distância. Essa constante seria o meio onde há essa interação. Dada em:
Normalmente tratamos o meio (k) como o vácuo, tendo um valor de 9∙109 N∙m²/C²
Quanto ao campo elétrico, devemos ter em mente que, toda carga Q possui um campo que influencia outras cargas q quando dentro de seu raio e vice-versa.
A intensidade desse campo é a divisão entre a força de interação (F) da carga Q e a carga que está interagindo q. Podendo ser expresso em:
As linhas de força, ou linhas de campo elétrico, servem para indicar a presença de campo elétrico numa carga, sendo representadas por linhas  que tangenciam os vetores campo elétrico resultante em cada ponto.
Os vetores desse campo possuem a mesma orientação, podendo ter o sentido para fora da carga, caso seja positiva a carga, ou para dentro, se a carga for negativa. 
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
Gerador eletrostático com controlador de velocidade;
Cabos de ligação;
Cuba de acrílico com base;
Óleo de cozinha;
Fubá;
Talco
	PROCEDIMENTOS
	
Os procedimentos de montagem foram realizados pelo técnico presente no experimento: foi aplicado um pouco de fubá na cuba já untada em óleo, conectou-se a base da cuba com o gerador eletrostático com um dos polos no centro da cuba, regulou-se a velocidade do gerador e polvilhou-se a correia dele com talco.
Os alunos presentes foram comunicados para observar a cuba e evitar contato com o gerador enquanto ligado.
	RESULTADOS
	
Nesse experimento não houve necessidade em coletar dados numéricos, apenas a observação do fenômeno.
Antes de ligar o gerador, o fubá encontrado na cuba estava espalhado.
Depois de ligado o gerador, notou-se certo “campo de interação” neste polo, onde que o fubá dentro dele deslocou-se em direção ao centro daquele campo, enquanto os mais distantes ou permaneciam imóveis ou deslocavam-se em direção para fora da cuba.
	CONCLUSÃO
	
Pelo que foi observado dentro do experimento, conclui-se que:
O fubá dentro do “campo de interação” daquele polo foi em direção dele, podendo afirmar um comportamento de atração, proveniente de um campo elétrico de uma carga negativa.
	BIBLIOGRAFIA
	
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: LTC, 1996-2002. 8 v.
QUEVEDO, Carlos Peres; QUEVEDO-LODI, Cláudia. Ondas eletromagnéticas: eletromagnetismo, aterramento, antenas, guias, radar, ionosfera. São Paulo: Pearson, 2010. 383 p ISBN 978-85-7605-369-9.
	APLICAÇÃO NA ENGENHRIA
	
Lei de Coulomb, Campo elétrico, linhas de forças costumam ser base para eletrostática, sendo essencial seu aprendizado para compreendermos um pouco de eletromagnetismo e eletrodinâmica. 
No cotidiano, grande parte das pessoas costumam enxergar como energia elétrica aquilo que mantém os aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, lâmpadas e tomadas ligadas, além da conta elétrica no final do mês. Mas, uma área como a eletrostática, nos permite identificar e calcular a carga elétrica e o seu comportamento diante a um meio (podendo vir de um cabo condutor, do ar atmosférico e até do próprio vácuo), nos permite identificar a capacidade de analisar a condutividade de um material (se pode ser classificado como condutor ou isolante), entender o comportamento de campo elétrico e o sentido da linha de campo para a produção de baterias, até em proteção de objetos e pessoas de descargas elétricas, com os para raios (comumente utilizados para evitar que descargas elétricas atinjam diretamente uma construção) e as blindagens eletrostáticas (conhecidas também como gaiolas de Faraday, que protege o interior de objetos como leitores de DVD, carros e até aviões, de influências elétricas exteriores, como a própria descarga elétrica).

Outros materiais