Buscar

Grua 31 03 2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Grua
 de polaco37 | trabalhosfeitos.com
 -------------------------------------------------
Wikidipeia
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
História
Greco-Roman Trispastos ("Three-pulley-crane"), um dos primeiros guindastes (150 kg de peso)
Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Esses guindastes eram usados para construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.
Na Alta Idade Média, guindastes portuários foram introduzidos para carregamentos, descarregamentos e construções de embarcações - alguns eram construídos sobre torres de pedra para estabilidade e capacidade extras. Os primeiros guindastes eram feitos de madeira, mas com a Revolução Industrial, passaram a ser produzidos com ferro fundido eaço. Atualmente o guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais.
Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.
Os guindastes podem ser operados com cabine aonde há um controlador ou operador, por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos ou ligada por cabo.
Grua
Grua utilizada na construção do Eldorado Business Tower, em São Paulo, Brasil.
Grua utilizada na construção de umaedificação.
Guindaste danificado no estaleiro Briclog, antigaIshikawajima do Brasil (desmontado em março de 2011) - Ishibras.
Também chamada de guindaste universal de torre, é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal como na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª.Guerra Mundial na Europa foi mantida a sua concepção inicial sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada, poderá ser utilizado por várias décadas. Ela é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. A grande evolução ocorrida com as Gruas atualmente, ocorreu a partir de 1997, quando houve a inserção junto ao sistema de comando dosmotores elétricos convencionais existentes, o sistema eletrônico de variador de freqüênciaou conversor de torque, fazendo com que a Grua trabalhe mais suavemente, com arranque menos brusco acarretando menores manutenções e menor desgaste, inclusive com maior economia no consumo de energia elétrica.
 * Elementos básicos uma grua ( Serve para qualquer tipo de guindaste)
Iniciando pela extremidade inferior da Grua;
 * 
 * Truques de Translação (Grua móvel).
 * Carro Base ( móvel ou fixo ) e Base Fixa.
 * Peso de Base.
 * Elemento de Pore ( Base ).
 * Mãos de parvos ou do presidente.
 * Elemento de Torre ( Interno ou Externo ).
 * Gaiola de Telescopagem.
 * Porta Rolamento.
 * Elemento Cabine.
 * Cabine.
 * Ponta da Torre.
 * Contra-Lança.
 * Tirantes da Basuca-Lança.
 * Contra peso de Contra-Lança.
 * Lança.
 * Tirantes da Lança.
 * Carrinho daLança.
 * Moitão de Carga.
 * Sistema Operacional.
 * Limites de Segurança.
Texto 2 - http://www.estig.ipbeja.pt/~rasmi/seminarios/1_ciclo/SEGURANCA_EM_GRUAS_TORRE_1_1.pdf
http://pt.scribd.com/doc/80001724/Material-Didatico-Grua
A grua – também conhecida por guindaste universal de torre,ou só guindaste - é um equipamentoque foi criado para realizar transporte vertical e horizontal de cargas em canteiros de obra, commaior agilidade e segurança dos operários. Por regra geral, são talentos que contam com poleasacanaladas, contrapesos, mecanismos simples,etc. para criar vantagem mecânica e conseguir mover grandes objetos. O sistema é eletrônico e diminui os prazos das obras, pois faz em poucosminutos o trabalho pesado que vários homens levariam um dia inteiro para fazer.Existem muitostipos de gruas diferentes, a cada uma adaptada a um propósito específico. Os tamanhos
http://pt.scribd.com/doc/80001724/Material-Didatico-Grua
Publicado por: camposmaciel | 19/07/2012
As principais orientações para especificar a grua e utilizá-la com eficiência.
As principais orientações para especificar a grua e utilizá-la com eficiência.
A grua é um equipamento de transporte vertical de cargas usado desde a fase de estrutura da obra até o término do fechamento. Versátil, ela transporta diversos tipos de materiais – aço, blocos de alvenaria, caçambas de concreto etc. – e rivalizam com outros aparelhos como o elevador de obra, a minigrua e o bombeamento de concreto. A grua tem maior capacidade de carga e não tem limitação de volume. O elevador, por exemplo, não pode transportar materiais maiores do que sua cabine.
Outra vantagem é a possibilidade de descarregar o materialdiretamente no local de utilização, dispensando boa parte do transporte horizontal necessário em outros sistemas. Por outro lado, o uso da grua não dispensa o elevador, imprescindível para o transporte de pessoas, e no caso do concreto, o bombeamento ainda é a solução mais rápida. As variáveis são muitas e a escolha do sistema de transporte deve estar calcada no estudo criterioso da logística do canteiro, visando alcançar a melhor combinação de equipamentos.
ESPECIFICAÇÕES
Os principais tipos principais de grua: a fixa, chumbada no solo sobre uma base de concreto ou um chassi metálico; a móvel, montada sobre trilhos; e a ascensional, instalada no edifício com um mecanismo que lhe permite subir os andares conforme os pavimentos são construídos. A torre é montada progressivamente, acompanhando a altura do edifício, mas o tamanho final deve ser estipulado desde a contratação.
O comprimento da lança – braço horizontal – deve ser suficiente para que todos os pontos de carga e descarga estejam sob seu raio de ação. A capacidade de carga varia ao longo da lança e deve ser avaliada em conjunto com a velocidade de içamento do motor. É necessário verificar ainda se as instalações elétricas do canteiro são suficientes para alimentar a grua, levando em conta os demais instrumentos elétricos.
CUIDADOS DURANTE A INSTALAÇÃO
O transporte da grua até o canteiro, bem como a montagem, desmontagem e a operação, devem ficar sob responsabilidade da empresa locadora Campos Maciel. Não se aconselha armazenar a grua para uso posterior, mas caso a estocagem seja necessária, os cuidados devem se concentrar na proteção contra umidade e no empilhamento correto das peças, levando em conta a sequência demontagem.
É importante fazer um estudo logístico junto à Campos Maciel, considerando os materiais que serão transportados, o cronograma de fornecimento, a velocidade e capacidade do equipamento e os aparelhos de apoio que estarão na obra.
O local de montagem deve ser estudado no projeto do canteiro para assegurar o abastecimento de todos os pontos sem interferir em outros sistemas da obra ou em edifícios vizinhos. O estaiamento da torre na estrutura do prédio é um fator crítico de segurança e merece atenção especial durante a execução.
Outro ponto chave é a manutenção preventiva e corretiva, que sempre está presente no contrato de locação da Campos Maciel e tem importância vital para o bom funcionamento não só da grua, mas da obra com um todo. A logística passa a ser pensada contando com o suporte da grua, apostando em paletes e em conjuntos de maior dimensão. Ficar um dia sem ela vira um enorme transtorno.
NORMAS TÉCNICAS
NR 18.14.24 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria
da Construção – Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas – Gruas.
NBR 4309:2009 – Equipamentos de movimentação de carga – Cabos de aço – Cuidados, manutenção, instalação, inspeção e descarte.
NBR 8400:1984 – Cálculo de equipamento para levantamento e movimentação de cargas.
NBR 11436:1988 – Sinalização manual para movimentação de carga por meio de equipamento mecânico de elevação.
NBR 13129:1994 – Cálculo da carga do vento em guindaste.
About these ads
Compartilhe:
 * 
 * 
 * 
 * 
 * 
 * 
 * 
Curtir isso:
Publicado em Notícias, Tipos de gruas | Tags: Aluguel de gruas, canteiro de obras,construção civil, Elevação vertical, Elevadores de cremalheira, Engenhariacivil,equipamentos para construção civil, fornecedores, Gruas, gruas para construção civil,Guindaste de torre, Locação de Equipamentos, Locação de gruas, logistica obra,montagem de grua, movimentação de materiais, orçamento de obras, planejamento de obras, projeto de grua, tipos de grua
« Obra: America Condominio Clube
DEIXE UMA RESPOSTA
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
CATEGORIAS
 * -------------------------------------------------
Notícias
 * -------------------------------------------------
Obras
 * -------------------------------------------------
Tipos de gruas
 * -------------------------------------------------
Vídeos
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
MENU
 * Locação de gruas
 * Empresa
 * Obras realizadas
 * Venda de gruas
 * Clientes
 * Contato
CATEGORIA
 * Notícias
 * Obras
 * Tipos de gruas
 * Vídeos
LINK
 * Site institucional
 * Facebook Campos Maciel
 * Canal Youtube
 * Venda de gruas usadas
POSTS RECENTES
 * As principais orientações para especificar a grua e utilizá-la com eficiência.
 * Obra: America Condominio Clube
 * Logística no canteiro de obras
 * Maior prédio feito de garradas do mundo é inaugurado em Las Vegas
 * Grua Ascensional x Grua Fixa
ARQUIVOS
 * julho 2012
 * junho 2012
 * maio 2012
NOVIDADES
Parte superior do formulário
Digite seu email para acompanhar o blog da Campos Maciel e receber novidades de novos posts por email.
Parte inferior do formulário
FACEBOOK CAMPOS MACIEL
TWITTER
 * America Condominio Clube, mais um lançamento com a presença das gruas Campos Maciel. Confira:wp.me/p1GwIU-4r8 months ago

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando