Buscar

aula 9 - caso concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 9 – Ciência Política
- O Presidencialismo como sistema de governo - O Presidencialismo tem as seguintes características: o Presidente da República é, a um só tempo, Chefe de Estado (função de representação e vínculo moral do Estado) e Chefe de Governo (direção do poder executivo); o Poder Executivo é unipessoal, sendo que o poder presidencial deriva da própria nação; o mandato presidencial tem prazo determinado; o Presidente da República, com seu poder de veto possui participação efetiva no processo de elaboração das leis; é um sistema típico das repúblicas; a separação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário é rígida, embora estes poderes busquem manter a harmonia entre si. O Parlamentarismo como sistema de governo
 – O Parlamentarismo, como sistema de governo possui as seguintes as características: as relações entre os Poderes Legislativo e Executivo se estabelecem em nível mais flexível, sendo este último um órgão colegiado liderado pelo Primeiro -Ministro, que tem responsabilidade ministerial perante o Parlamento (princípio da responsabilidade do governo perante o parlamento); o Primeiro-Ministro não possui tempo de mandato definido expressamente pela Constituição, pois, sua duração depende do apoio da maioria parlamentar, sendo que se ausentando esta dá -se a dissolução do parlamento com a convocação de eleições gerais. Relação entre os Poderes Executivo e Legislativo nos sistemas parlamentarista e presidencialista
 - No sistema parlamentarista, as relações entre os Poderes Legislativo e Executivo se estabelecem em nível mais flexível, vez que não há uma separação rígida dos poderes. Já no sistema presidencialista, sendo o Poder Executivo unipessoal, é observável uma demarcação mais rígida entre os espaços de atuação dos Poderes Executivo e Legislativo.
As formas de Estado são: 
a) Estado Unitário 
b) Estado Federal
O elemento que caracteriza a forma de Estado é a existência ou não de poderes regionais com capacidade de auto-organização política, administrativa e financeira (Estados autônomos).
Estado Unitário 
Estado Unitário é caracterizado pela unidade de poder político, ou seja, existe uma só fonte normativa para todo o território do Estado, inexistindo a descentralização política. Isto significa dizer que o Estado Unitário tem apenas um Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, daí a ideia de uma única ordem jurídica central. Os três poderes são todos centrais, caracterizando assim a centralização política.
ESTADO FEDERAL :
 1. É politicamente descentralizado. 
2. Há manifestação do poder constituinte derivado decorrente (Constituições Estaduais). 
3. A vontade regional é considerada pelo Poder Central.
ESTADO UNITÁRIO: 
1. É politicamente centralizado.
 2. Há apenas uma Constituição e uma única ordem jurídica.
 3. Apenas o Poder Central é expresso

Continue navegando