Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402509073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir são características das Novas Abordagens em Psicologia Social, EXCETO uma. Assinale-a:
		
	
	Área da Psicologia que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, ou seja, como se dá a construção do mundo interno do sujeito a partir das relações sociais vividas pelo homem.
	
	Baseada em concepção de homem como ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história.
	
	Adota posição mais crítica (que a psicologia norteamericana) à realidade social e à construção da ciência para a transformação da sociedade.
	
	Psicologia compreensiva ou explicativa da relação que o indivíduo mantém com a sociedade e os processos subjetivos que ocorrem nessa relação.
	 
	É o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras, ou pela mera expectativa de tal interação".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402513668)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O homem, colocado na visão liberal, é pensado de forma descontextualizada, cabendo a ele a responsabilidade por seu crescimento e por sua estrutura psicológica. Um homem que `puxa pelos seus cabelos e sai do pântano por um esforço próprio¿. Um homem que é dotado de capacidades e possibilidades que lhe são inerentes, naturais. Um homem dotado de uma natureza humana que lhe garante, se desenvolvida adequadamente, ricas e variadas possibilidades. A sociedade é apenas o lócus de desenvolvimento do homem. É vista como algo que contribui ou impede o desenvolvimento dos aspectos naturais do homem.¿ (BOCK, 1999). Esta concepção de homem, segundo Bock, é característica da seguinte abordagem em psicologia social:
		
	
	Psicologia social - vertente sócio histórica
	
	Psicologia social latino-americana
	
	Psicologia social sociológica
	 
	Psicologia social ¿psicológica"
	
	Psicologia social crítica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403032841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A objetivação é caracterizada por:
		
	
	processo para classificar o que não é familiar
	 
	tornar concreta e visível uma realidade
	
	dificuldade de aceitação de determinado fenômeno
	
	problemas em aceitar o diferente
	
	dificuldade de aceitar o estranho
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402655481)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em decorrência de pressupostos do método materialista sócio-histórico e dialético, bem como das categorias daí decorrentes, a psicologia social se propõe a: I - Entender os objetos em sua totalidade concreta, na qual as partes estão em interação II - Entender que o movimento e a transformação das coisas se dão porque em seu interior coexistem forças opostas III - Orientar-se pelo modelo de objetividade científica, como as ciências naturais IV - Acompanhar o movimento e transformação contínua dos fenômenos
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II e IV
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Estão corretas aas afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402509314)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme um dos princípios da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky, (I) a mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida. (II) a consciência do homem determina suas formas de vida. (III) a vida que se vive é que determina a consciência. Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas I e III
	
	Apenas III
	
	Apenas I e II
	 
	Apenas II
	
	Apenas I
	
	 1a Questão (Ref.: 201402509076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2006) Segundo o psicólogo social e sociólogo Serge Moscovici, a representação social é uma produção coletiva que tem como uma de suas dimensões a atitude ou orientação geral de grupos em relação ao objeto da representação. O historiador inglês Eric Hobsbawn, por sua vez, afirma: ¿o racismo, além de ser conveniente enquanto legitimação da dominação do branco sobre os indivíduos de cor e de ricos sobre pobres, é um mecanismo através do qual uma sociedade fundamentalmente desigual, mas baseada numa ideologia fundamentalmente igualitária, racionaliza as suas desigualdades. Para isso a ciência, trunfo do liberalismo, veio para provar que os homens não são iguais". Nesse contexto, o preconceito racial e a violência que o acompanha
		
	
	não pertencem ao âmbito das relações de poder, pois são desencadeados pelos próprios negros, que se encontram em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.
	
	são inevitáveis, pois a espécie humana é biologicamente agressiva e sempre haverá grupos violentos em relação a algum objeto de representação coletiva.
	
	são manifestações de uma natural divisão social do trabalho em sociedades complexas, que requer a classificação das pessoas segundo suas aptidões naturais.
	
	não pertencem ao âmbito das representações sociais, pois decorrem de uma reação natural da espécie humana de medo diante do que é diferente.
	 
	são predominantemente manifestação da lógica que rege relações sociais em sociedades profundamente desiguais e hierarquizadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403032845)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O termo que é utilizado de acordo com o referencial de homem e de mundo que os cientistas sociais assumem, variando o entendimento e a explicação que trazem implícitos valores que visam reproduzir os de individualismo, de harmonia e de manutenção pode ser chamado de:
		
	 
	processo grupal
	 
	identidade
	
	ancoragem
	
	objetivação
	
	sociedade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403163200)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere as duas afirmativas a seguir e responda: ¿O que vai mostrar se uma ideia ou uma instituição possui uma dimensão ideologicamente negativa é a maneira como é empregada(1). Dito de outro modo, se ele exerce ou não, sua função natural(2) .
		
	 
	A- Ambas afirmativas estão corretas.
	
	D- Somente a segunda é verdadeira
	
	C- Ambas afirmativas são falsas
	 
	B- Somente a primeira é verdadeira
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403141115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mary Jane SPINK comentando o trabalho do psicólogo em Psicologia Social e Saúde nos diz que: ¿... De outro lado, enfocando a psicologia como prática, a reflexão crítica leva ao questionamento de sua adequação à realidade brasileira, criticando-se, aqui, sua tendência elitista e a falta de comprometimento com a problemática das classes trabalhadoras.¿ O que a autora aborda? (FONTE: Conselho Federal de psicologia. Setembro. 2010)
		
	
	O distanciamento dos psicólogos de uma prática eficiente.
	
	Que a reflexão crítica é elitista e se distancia das classes trabalhadoras.
	
	Que a tendência elitista da psicologia ocorre em função de sua distribuição regional.
	 
	O desconhecimento de um segmento populacional importante, em função da hegemonia do modelo clínica/consultório particular.
	
	Que a realidade brasileira não permite uma aproximação real dos psicólogos à problemática das classes trabalhadoras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402514053)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Moscovici (2003), aponta que a teoria das Representações Sociais, desde o início de seu desenvolvimento, sempre teve seu interesse voltado para:
		
	 
	identificar o conteúdo do conhecimento do senso comum e olhar para os modos como ele se expressa na linguagem e comunicação;
	
	identificar o conteúdo do conhecimento do senso comum e olhar para os modos como ele se expressa na comunicação.
	
	identificar o conteúdo do conhecimento do senso comum e olhar para os seus modelos;
	
	identificar o conteúdo do conhecimento dosenso comum;
	
	identificar o conteúdo do conhecimento do senso comum e olhar para os modos como ele se expressa na linguagem;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201402513672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das características mais importantes da abordagem sócio histórica em psicologia social é:
		
	 
	Estudar situações grupais levando em conta seu contexto sociocultural;
	
	Desconsiderar o papel da História na construção de comportamentos sociais;
	
	Voltar todo o seu foco para o estudo do senso comum;
	
	Realizar estudos experimentais sobre comportamento grupal;
	
	Realizar pesquisas sobre os efeitos que uma interação social produz no indivíduo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403163187)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta sobre a psicologia sócio-histórica:
		
	
	D- Cria a possibilidade de uma profissão posicionada em favor de melhores condições de vida necessárias à saúde psicológica dos homens de nossa sociedade
	 
	B- O fenômeno psicológico deve ser entendido como construção, no nível individual, do mundo simbólico, que é social.
	 
	A- Examina o fenômeno psicológico buscando compreender sua totalidade fenomenológica
	
	C- Cola sua produção à materialidade do mundo, criando a possibilidade de uma ciência crítica à ideologia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403138597)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O estudo da identidade se deu de forma variável ao longo da trajetória do conhecimento humano. A partir de uma perspectiva crítica da psicologia social a identidade deve ser entendida como: (marque a Alternativa CORRETA).
		
	 
	A identidade pode ser compreendida como coletiva, ou seja, como determinada; a partir do entendimento de que o ser humano é um ser passivo, produto do meio cultural e social no qual está inserido.
	 
	Compreender a identidade implica articular dimensões aparentemente contraditórias: individual/ social, estabilidade/ transformação, unicidade/ totalidade, igualdade/ diferença; Compreendendo que sua constituição se dá na relação interpessoal, ou seja, através da inserção do indivíduo no mundo social.
	
	Características pessoais que nos diferenciam dos outros indivíduos tidas como estáveis e únicas, constituídas por meio de um trajeto individual de cada ser humano.
	
	A identidade carrega traços estáveis e processuais, é única e ao mesmo tempo compõe uma totalidade. No entanto, não se constitui na relação interpessoal, sendo fruto de um trajeto que é pessoal e individual de cada ser humano.
	
	As perspectivas naturalista, essencialista e maturacionista da identidade, colocam a sociedade na origem das funções psíquicas, compreendendo que nos constituímos a partir de nossa inserção no mundo e sociedade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403170491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Guareschi (1992) existe uma distinção entre os conceitos Poder e Dominação. A alternativa correta que caracteriza a concepção de Poder, refere-se a:
		
	
	Poder ocorre em uma relação, quando uma pessoa expropria a capacidade de dominação de outras
	
	Poder representa um conceito subjetivo com aspectos objetivos
	
	Poder corresponde exclusivamente a uma qualidade política
	
	Poder está destinado exclusivamente às pessoas pertencentes à classe dominante
	 
	Poder refere-se à capacidade de produzir algo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403372352)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como pode ser definida Identidade Psicológica.
		
	 
	Processo contínuo de elaboração de um conceito estável de si mesmo como indivíduo único e a adoção de uma ideologia ou sistema de valores que proveja um senso de direção.
	
	Características universais.
	
	Atributos que assinalam o pertencimento a grupos ou a categorias.
	
	Características individuais atribuídas a um grupo.
	
	Atributos específicos dos indivíduos.
	
	 1a Questão (Ref.: 201402976501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das alternativas abaixo NÃO pode ser considerada como identidade social:
		
	
	Raça/Etnia
	 
	Sexo
	
	Religiosidade
	
	Gênero
	
	Nacionalidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403141117)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre Representações Sociais, é CORRETO afirmar que: (FONTE: Prefeitura Municipal de Florianópolis; Concurso Público - Edital 003/2010; Cargo: Psicólogo)
		
	 
	são uma forma de conhecimento do mundo construída a partir do agrupamento de conjuntos de significados que permitem dar sentido aos fatos novos ou desconhecidos, formando um saber compartilhado, geral e funcional para as pessoas, chamado de senso comum.
	
	estuda etapas do desenvolvimento social da criança e do adolescente.
	
	visão representacionista do conhecimento, a qual tem como pressuposto a concepção de mente como espelho da natureza.
	
	são processos pelos quais as normas são transmitidas de uma geração a outra e de uma pessoa a outra, permitindo que a sociedade se mantenha estável e equilibrada e as expectativas sobre a conduta dos outros e de cada indivíduo possam ser mantidas.
	
	são pensamentos homogêneos, partilhados por todos os membros de um grupo, e têm por função manter a vinculação entre eles e prepará-los para pensar e agir da mesma maneira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403044380)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A linguagem é um tema fundamental de estudos dentro de diversas linhas teóricas da psicologia social. A razão disso é:
		
	
	Absorvemos passivamente a linguagem ensinada por nossa família e dessa forma perpetuamos as regras sociais;
	 
	A linguagem envolve um processo de interpretação e interação com a realidade social;
	 
	A linguagem é a única responsável pela construção de nossa personalidade/identidade;
	
	A linguagem é a única forma de interação reconhecida pela psicologia social
	
	A linguagem é um conceito que permite estudos experimentais em psicologia social;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402512434)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Universo feminino, em geral passa por processos de exclusões, devido ao fato da sociedade discriminar as mulheres do contexto social. Assim, podemos dizer que elas são:
		
	
	Excluídas apenas nos aspectos, econômicos e culturais, por causa da discriminação vivida pelas mulheres;
	 
	Excluídas nos aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos, simbólicos e de gênero, por causa da discriminação vivida pelas mulheres;
	
	Excluídas só nos políticos, simbólicos e de gênero, por causa da discriminação vivida pelas mulheres;
	
	Excluídas nos aspectos econômicos e culturais, por causa da discriminação vivida pelas mulheres;
	
	d- Excluídas apenas nos aspectos políticos, simbólicos e de gênero, por causa da discriminação vivida pelas mulheres;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403073776)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A família, como uma instituição social, tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e função de seus membros a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional somam-se muitos outros e não é possível afirmar que são melhores ou piores, apenas são diferentes. Qual das alternativas abaixo NÃO CORRESPONDE ao atual modelo de família:
		
	
	Família Homopaternal; (Formada por pais e filhos)
	
	Família Mononuclear; (Famílias formadas por mãe, pai e filhos)
	
	Família Nuclear; (Formada por pais e filhos)
	
	Família Homomaternal; (Famílias formadas por mães e filhos)
	 
	Família Patriarcal: (Famílias formadas por mãe, pai e filhos com a obrigação de coabitarem e viverem sob o poder do pai)

Continue navegando