Buscar

BIOLOGIA, DIVISAO CELULAR, citoplasma, ions, água, citoplasma,

Prévia do material em texto

BIOLOGIA CELULAR
SDE3569_A3_201708018719_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: JOELMA ANDRADE RAMOS
	Matrícula: 201708018719
	Disciplina: SDE3569 - BIOLOGIA CELULAR 
	Período Acad.: 2017.2 - F (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		¿A Paralisia Facial Periférica (PFP) do tipo idiopática, também conhecida como paralisia facial de Bell ou frigore, consiste no acometimento do nervo facial em todo o seu trajeto ou parte dele, de forma aguda, causando paresia ou paralisia unilateral dos músculos da face. Estima-se que a incidência da paralisia de Bell seja de 20-30 casos por 10.000 habitantes, com predileção para mulheres, pode ocorrer em todas as idades, sendo mais comum da terceira à quinta década e afeta igualmente a hemiface direita e a esquerda (...). A estimulação elétrica neuromuscular, ou eletroestimulação, é uma técnica que favorece o fortalecimento muscular baseada na estimulação dos ramos intramusculares dos motoneurônios, que induzem a contração muscular. Através da eletroterapia são produzidas mudanças nos músculos semelhantes àquelas produzidas pelas contrações voluntárias ¿ a membrana nervosa despolarizada gera potenciais de ação nos motoneurônios que resulta na contração muscular, aumento do metabolismo muscular, liberação de metabólitos, maior oxigenação, dilatação de arteríolas e aumento da irrigação sangüínea no músculo. Existem evidências que a musculatura facial desnervada pode responder a estimulação elétrica e produzir resultados significativos, inclusive na fase crônica da reabilitação. O estímulo elétrico é importante na recuperação da PB, pois os músculos faciais têm poucas fibras por unidade motora, são delicados e fibrosam com maior rapidez que outros músculos maiores. Atualmente, tem se utilizado correntes pulsáteis, de baixas e médias freqüências e com duração de pulsos larga; a corrente direta interrompida tem como função excitar diretamente as fibras musculares desnervadas (Adaptado de: LIMA, N.M.F.V.; CUNHA, E. R. L. Efeitos da Eletroterapia na paralisia facial de Bell: Revisão de literatura. Ensaios e Ciência Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde Vol. 15, Nº. 3, Ano 2011). Correlacionando a leitura do fragmento textual acima com o conteúdo sobre proteína integral da membrana, assinale a ÚNICA alternativa correta.
	
	
	
	
	
	A estimulação elétrica é a única maneira de ativar as células musculares, portanto, justifica-se o uso da eletroterapia nas membranas dessas células
	
	
	Os autores afirmam que ¿membrana nervosa despolarizada gera potenciais de ação nos motoneurônios que resulta na contração muscular, aumento do metabolismo muscular, liberação de metabólitos, maior oxigenação, dilatação de arteríolas e aumento da irrigação sangüínea no músculo¿ o que indiretamente reduz atividade das proteínas integrais da membrana nessas células
	
	 
	A estimulação elétrica pode atuar sobre as proteínas canais que apresentam sistema de portas controlados por voltagem, possibilitando alteração no metabolismo da célula estimulada
	
	 
	A eletroterapia certamente atua sobre as proteínas carreadoras da membrana, cujo transporte de moléculas é realizado exclusivamente pela alteração das cargas dessa proteína
	
	
	A aplicação da eletroterapia pode resultar em danos à membrana de células nervosas, haja vista que sua estimulação promove rápida dissociação das proteínas integrais da membrana tornando a terapia não recomendada para os pacientes em questão
	
	
	
		2.
		Certa substância tóxica foi introduzida em um meio de cultura contendo células em crescimento. Após algum tempo, as células tiveram seu metabolismo alterado, uma vez que a substância bloqueou a atividade de algumas enzimas catalisadoras de reações da glicólise. Pode-se dizer que a substância em questão atuou em nível de:
	
	
	
	
	
	ribossomo
	
	 
	citoplasma
	
	
	núcleo
	
	
	ergastoplasma
	
	
	mitocôndria
	
	
	
		3.
		A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:
	
	
	
	
	 
	modelo de permeabilidade seletiva.
	
	
	modelo fosfolipídico.
	
	
	modelo de organização membranar.
	
	 
	modelo do mosaico fluido.
	
	
	modelo celular.
	
	
	
		4.
		Qual a propriedade da membrana caracterizada por: as duas faces da membrana não possuem a mesma composição lipídica, glicídica e proteica?
	
	
	
	
	
	Resistência à tração
	
	
	Continuidade
	
	
	Assimetria
	
	
	Permeabilidade seletiva
	
	
	Fluidez
	
	
		5.
		A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo. Constitui uma barreira seletivamente permeável, com sistemas de transporte que regulam a composição iônica e molecular do meio intracelular, e ainda controla os fluxos de informação entre as células. Marque a afirmativa que corresponde corretamente á região externa á membrana:
	
	
	
	
	
	Região de glicocálice
	
	
	Proteína Integral
	
	
	Proteína Periférica
	
	 
	Região hidrofóbica
	
	 
	Região hidrofílica
	
	
	
		6.
		Assinale a alternativa que ilustra um mecanismo transmembrana ativo
	
	
	
	
	 
	A captação de água pela bomba e água e íons no cólon
	
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	Reabsorção de sódio durante a contração muscular
	
	 
	Captação de cálcio durante a contração muscular pelo canais iônicos de cálcio
	
	
	O cotransporte de sódio glicose pela mucosa entérica
	
	
	
		7.
		Das afirmativas abaixo, quais estão corretas, no que diz respeito as substâncias orgânicas, que entram na constituição das estruturas celulares: I.os lipídios entram na constituição das paredes das células vegetais. II.os carboidratos fazem parte da constituição das membranas citoplasmáticas das células animais. III. as proteínas fazem parte da constituição química dos cromossomos.
	
	
	
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	Apenas II.
	
	 
	Apenas I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	
		8.
		Das alternativas abaixo, qual delas NÃO corresponde a Membrana Plasmática.
	
	
	
	
	
	Sua principal função é a permeabilidade seletiva.
	
	
	Separa os meios intra e extra celulares.
	
	
	Nos enterócitos se especializam em microvilosidades que aumentam a capacidade de absorção nessas células.
	
	 
	Participam da Glicosilação terminal.
	
	 
	Protege a células.

Continue navegando

Outros materiais